Gravidez e parto

10 Melhores Suplementos nutricionais para mulheres grávidas

Gravida tomando vitamina

Os suplementos alimentares são recomendados durante a gravidez – mas o que deve ser considerado?

O essencial em breve:

  • A necessidade de muitos nutrientes aumenta durante a gravidez. Através de uma escolha consciente de alimentos, as mulheres grávidas podem absorver todos os nutrientes – com exceção de iodo e ácido fólico – em quantidades suficientes.
  • Recomenda-se às mulheres grávidas que tomem 400 µg de ácido fólico e 100-150 µg de iodo por dia como suplemento dietético.
  • A ingestão geral de um suplemento de ferro ou outros nutrientes não é recomendada para mulheres grávidas.
  • A maioria dos suplementos alimentares disponíveis comercialmente ou alimentos especiais para mulheres grávidas contém, além de iodo e ácido fólico, outros nutrientes, alguns dos quais são desnecessários ou muito altos.

10 Melhores suplementos alimentares na gravidez

Uma dieta equilibrada fornece quase todos os nutrientes vitais, mesmo durante a gravidez. No entanto, existem vitaminas e minerais que são necessários em maior extensão do que em circunstâncias “normais”.

Com alguns nutrientes, como o ácido fólico, pode fazer sentido tomar um suplemento alimentar. De qualquer forma, um médico deve discutir se a necessidade pode ser atendida através da ingestão regular de alimentos ou se devem ser tomados comprimidos adicionais.

Ácido fólico (folato)

O ácido fólico é necessário como uma vitamina para formação de sangue e divisão celular. Portanto, é importante para o crescimento do feto no início da gravidez. É necessário muito ácido fólico entre os dias 21 e 28 da gravidez, pois durante esse período a placa neural – o estágio preliminar do cérebro e da medula espinhal – se fecha para formar o tubo neural. Uma deficiência de ácido fólico pode levar a um defeito no tubo neural (também chamado de “espinha bífida”) e, assim, levar a desenvolvimentos indesejáveis ​​na medula espinhal, sistema nervoso central e coluna lombar. Abortos , natimortos ou sérios danos ao recém-nascido podem resultar.

Mesmo após o fechamento do tubo neural no útero, o ácido fólico ainda desempenha um papel importante:

  •  Com administração suficiente da vitamina, os defeitos uretrais e cardíacos congênitos são menos comuns .
  • Além disso, a disponibilidade suficiente de ácido fólico também aparece com a ocorrência mais rara de fissura labiopalatina.
  • e síndrome de Down (trissomia 21) .

Basicamente, uma grande parte da população austríaca não consome ácido fólico suficiente. Portanto, as mulheres devem cuidar do suprimento de ácido fólico o mais tardar quando a gravidez for iminente, ou seja, quando houver um desejo atual de ter filhos. Os requisitos adicionais necessários são altos e, muitas vezes, só podem ser atendidos com suplementos alimentares. Idealmente, a vitamina deve ser tomada na forma de suplementos quatro semanas antes do início da gravidez.

Qual é a necessidade de ácido fólico na gravidez?

  • Sob circunstâncias “normais”, o requisito de ácido fólico é de 300 μg (microgramas)  por dia.
  • Se você deseja ter filhos, 400 μg de ácido fólico sintético por dia devem ser tomados como suplemento dietético, além de uma dieta rica em folato . 
  • Durante a gravidez, um total de 550 μg deve ser tomado diariamente   ,
  • 450 μg durante a amamentação .

Converse com seu médico sobre se e qual suplemento de ácido fólico você deve tomar.

De onde vem o ácido fólico?

São fontes de ácido fólico

  • Produtos integrais,
  • Cevada,
  • Germe do trigo,
  • Soja,
  • Feijões,
  • Lentes,
  • Ervilhas,
  • Verduras, como repolho e espinafre
  • assim como frutas,
  • carne
  • e peixe.

Iodo

Um suprimento suficiente de iodo também faz parte de uma dieta baseada em necessidades, por exemplo, através do uso de sal de mesa iodado. A deficiência de iodo da mãe pode afetar o desenvolvimento mental e físico da criança. Também aumenta o risco de aborto. Distúrbios auditivos e de fala também podem ocorrer. É necessário muito iodo, principalmente no primeiro trimestre da gravidez, uma vez que a glândula tireóide da criança se forma durante esse período .

A necessidade de iodo (aproximadamente 200 μg por dia para mulheres não grávidas) muda pouco antes e durante a gravidez, a Sociedade Austríaca de Nutrição recomenda 230  μg por dia para mulheres grávidas, 260 μg para mulheres que amamentam.

Onde o iodo é encontrado?

Esse oligoelemento está contido em animais marinhos, bem como em leite e ovos, se os animais foram alimentados com alimentos ricos em iodo. Na Áustria, o sal de mesa convencional é iodado. Se você salgar um pouco a comida e comer peixe do mar uma ou duas vezes por semana, geralmente é ingerido iodo suficiente. Se não for esse o caso, é necessário adicionar iodo.

Ferro

Como parte das células vermelhas do sangue , o ferro é necessário para o transporte de oxigênio. O aumento da formação sanguínea durante a gravidez aumenta a necessidade de ferro. Ele precisa de cerca de duas vezes mais ferro do que o habitual, especialmente no terceiro trimestre de gravidez . No entanto, a quantidade de ferro retirada dos alimentos aumenta durante a gravidez. Isso neutraliza parcialmente uma deficiência.

A necessidade de ferro antes da gravidez é de 15 mg por dia e dobra durante a gravidez para 30 mg por dia. Recomenda-se uma ingestão de ferro de 20 mg por dia durante a amamentação .

De onde vem o ferro?

O ferro é encontrado em vegetais verdes, alguns tipos de frutas e cereais. As fontes mais importantes são carne e fígado. Portanto, as mulheres grávidas devem comer uma porção magra de carne ou salsicha duas a três vezes por semana. A absorção de ferro pode ser conseguida pela ingestão simultânea de vitamina C melhorar.

As mulheres grávidas que são veganas ou vegetarianas devem prestar atenção especial ao suprimento de ferro com seu médico, mas os suplementos só podem ser tomados mediante receita médica.

Zinco

O zinco é necessário para a divisão celular. Uma deficiência de zinco está associada a um baixo peso ao nascer. Se a deficiência for pronunciada, o risco de aborto aumenta .
O requisito de zinco é de 7 mg por dia antes da gravidez e aumenta para 10 mg por dia durante a gravidez . 11 mg por dia são recomendados durante a amamentação .

De onde vem o zinco?

Alimentos ricos em zinco são

  • Carne de cordeiro, bovino e de peru também
  • Sardinhas,
  • Queijo duro,
  • produtos integrais
  • e germe de trigo.
  • Também todas as leguminosas,
  • Papoila,
  • nozes
  • e frutas secas estão incluídas.

Magnésio

Este mineral desempenha um papel importante na gravidez na produção e modificação de proteínas no organismo. O magnésio também está significativamente envolvido na condução da excitação do nervo para o músculo. Há uma necessidade crescente de magnésio, especialmente no último trimestre da gravidez . A falta de magnésio pode levar a cãibras ou trabalho de parto prematuro .

Antes da gravidez, a necessidade é de 300 mg por dia, durante a gravidez, 310 mg , e as mulheres com menos de 19 anos precisam de 350 mg por dia. Durante a amamentação, a necessidade aumenta novamente para 390 mg .

De onde vem o magnésio?

Os alimentos que contêm magnésio incluem grãos integrais, legumes, tofu, nozes, sementes, carne, legumes e bananas.

Cálcio

Este mineral é principalmente necessário para a construção óssea. Se a futura mãe não consome cálcio suficiente com os alimentos, o organismo utiliza os estoques de cálcio nos ossos e dentes.
Aproximadamente 1.000 mg de cálcio por dia devem ser tomados antes e durante a gravidez e durante a amamentação . Recomenda-se uma quantidade ligeiramente maior ( 1.200 mg ) para mulheres grávidas e mulheres que amamentam com menos de 19 anos .

Onde o cálcio é encontrado?

A principal fonte desse nutriente é o leite e seus derivados, cujo consumo regular é especificamente recomendado para mulheres grávidas. No entanto, existem mulheres que, por razões de gosto ou consciência, não consomem laticínios ou não podem tolerá-los ( intolerância à lactose ). Nesse caso, legumes, legumes como brócolis, erva-doce, acelga e couve ou sementes como gergelim são fontes importantes de cálcio, que devem ser complementadas com sucos ou suplementos de frutas enriquecidos com cálcio, se necessário. Converse com seu médico se você não ingerir laticínios.

Vitamina b12

A vitamina B12 tem funções importantes no corpo. Ele participa da divisão celular e, portanto, do crescimento e é um fator importante na formação de novo sangue. No entanto, a vitamina não pode ser absorvida diretamente pelo intestino, mas deve primeiro combinar com uma substância excretada da mucosa gástrica, o chamado “fator intrínseco”.

Os estados graves de deficiência de vitamina B12 são chamados de anemia perniciosa. A causa disso é geralmente uma doença da mucosa gástrica, que é acompanhada por afinamento e disfunção. Como resultado, é formado muito pouco fator intrínseco, consequentemente, pouca vitamina B12 é absorvida pelo intestino, o que leva a um distúrbio na formação de novo sangue e à anemia .

O requisito regular é de μg  por dia e aumenta para 3,5 μg  diariamente durante a gravidez . As mulheres que amamentam precisam de cerca de  μg   por dia.

Onde é encontrada a vitamina B12?

A vitamina B12 é encontrada principalmente em produtos de origem animal, como carnes, miudezas e peixes.

Os veganos precisam tomar vitamina B12, antes, durante e após a gravidez. Sua dieta deve ser bem planejada e monitorada por um médico, caso contrário, podem ocorrer condições de deficiência, que podem causar sérios danos ao feto.

Vitamina B6

A vitamina B6 é importante nos processos metabólicos de conversão de proteínas e durante o crescimento. O desempenho do coração , cérebro e fígado depende dessa vitamina. É também um componente das substâncias mensageiras responsáveis ​​pela transmissão de estímulos entre as células nervosas.

A necessidade diária de uma mulher é de aproximadamente 1,2 mg por dia. Durante a gravidez e a amamentação, a necessidade aumenta para 1,9 mg por dia.

Onde é encontrada a vitamina B6?

A vitamina B6 é encontrada principalmente em alimentos para animais, bem como em nozes, sementes, grãos e leveduras.

Fontes importantes para o grupo de vitaminas do complexo B são geralmente ovos, carne e peixe, miudezas, nozes, cogumelos e laticínios.

Vitamina D

Desempenha um papel importante na construção óssea e no desenvolvimento dentário. A vitamina D leva a uma melhora na absorção de cálcio e fosfato no intestino. Também aumenta a mineralização dos ossos e aumenta a absorção de cálcio nos rins.

A falta de vitamina D durante a gravidez leva a vários distúrbios na mãe e na criança. Isso inclui prejuízos no metabolismo do cálcio e fosfato ou amolecimento ósseo doloroso (osteomalácia), além de formação inadequada de esmalte dentário.

A necessidade de vitamina D dificilmente muda antes e durante a gravidez: 20  μg é o valor diário a ser alcançado para mulheres não grávidas, gestantes e nutrizes.

Onde é encontrada a vitamina D?

Essa vitamina é encontrada principalmente em peixes gordurosos, como arenque ou salmão, gema de ovo, margarina e carne enriquecidas com vitamina D. A não esquecer é a formação de vitamina D pela ação da luz solar na pele.

Ácidos gordurosos de omega-3

Esses ácidos graxos são urgentemente necessários para o aumento do crescimento celular durante a gravidez. No último trimestre da gravidez, ocorrem a maturação cerebral e a maturação da visão. Esses processos são influenciados principalmente pelo consumo de óleos de peixe ou de microalgas. Os ácidos graxos ômega-3 que ele contém podem ter um impacto positivo na inteligência da criança. Eles também ajudam a prevenir o baixo peso ao nascer e têm efeitos positivos no curso da gravidez. O risco de parto prematuro também diminui.

Onde são encontrados os ácidos graxos ômega-3?

Em geral, mas especialmente durante a gravidez, é recomendável comer uma a duas porções de peixe por semana.

Fontes adequadas também são óleo de colza, óleo de linhaça e óleo de noz, peixe com alto teor de gordura, como salmão, cavala ou arenque.

Os vegans devem tomar uma preparação à base de microalgas. Converse com seu médico sobre isso.

Não engula suplementos alimentares

Existem vários suplementos minerais únicos e multivitamínicos no mercado que são projetados para impedir a insuficiência de vitaminas e minerais mencionados durante a gravidez e a lactação . Eles são especialmente adaptados às necessidades das mulheres grávidas. Em geral, no entanto, você deve discutir cada tomada de uma preparação com seu médico.

Como meu requisito nutricional muda durante a gravidez?

A necessidade de energia (necessidade calórica) aumenta apenas ligeiramente durante a gravidez e é apenas cerca de 10% maior nos últimos meses de gravidez do que antes da gravidez . Exemplo: se a mulher tem um requisito calórico de 2200 kcal / dia antes da gravidez, ela é 220 kcal mais alta no final da gravidez, o que corresponde, por exemplo, a uma fatia adicional de pão de centeio com um pouco de manteiga e queijo.

A necessidade de vitaminas, minerais e oligoelementos individuais, no entanto, aumenta significativamente mais. No entanto, os requisitos nutricionais adicionais durante a gravidez e a amamentação podem ser facilmente cobertos por alimentos saborosos e normais (exceto iodo e ácido fólico ). Use alimentos com alta densidade de nutrientes, ou seja, alimentos que forneçam um número particularmente alto de vitaminas, minerais e oligoelementos por 100 kcal. Exemplos são vegetais, frutas, grãos integrais, leite com baixo teor de gordura e produtos lácteos, peixe do mar e carne / aves com baixo teor de gordura.

Quais produtos o anúncio recomenda, o que faz sentido?

Segundo o anúncio, os produtos garantem que a necessidade diária de vitaminas, minerais e oligoelementos seja atendida durante a gravidez. Ao mesmo tempo, os fornecedores listam os efeitos das vitaminas e minerais que contêm: “O zinco contribui para a função normal do sistema imunológico e para a proteção das células contra o estresse oxidativo”; “A absorção do ácido graxo ômega-3 DHA (ácido docosahexaenóico) pela mãe contribui para o desenvolvimento normal dos olhos e do cérebro no feto e no bebê amamentado”. Embora isso seja verdade, esses nutrientes também fazem isso se forem ingeridos por alimentos convencionais.

Além disso, a composição dos produtos não corresponde às recomendações atuais sobre nutrição durante a gravidez por especialistas reconhecidos: são desejados iodo e ácido fólico nos produtos; o ferro só deve ser suplementado se houver uma deficiência comprovada. Em vez disso, os fornecedores agem de acordo com o lema “ajuda muito” e oferecem um verdadeiro pot-pourri de nutrientes de acordo com o princípio do regador: “12 vitaminas e 5 minerais para a crescente necessidade”.

Uma verificação de mercado realizada pelo centro de consumidores de Baden-Württemberg em 2020 chegou ao resultado : existem quase apenas produtos no mercado com doses muito altas ou que contêm vitaminas ou minerais desnecessários.

Como posso cobrir a necessidade aumentada de ácido fólico?

A vitamina ácido fólico está envolvida nos processos de divisão celular e crescimento do corpo e, portanto, é particularmente importante atender à necessidade aumentada durante a gravidez. Estudos também mostram que tomar 400 µg de ácido fólico por dia reduz o risco de malformações na infância (defeitos do tubo neural).

As mulheres que estão planejando uma gravidez e as mulheres grávidas são, portanto, aconselhadas a tomar 400 µg de ácido fólico por dia, além de uma dieta variada pelo menos até o final do primeiro trimestre de gravidez . A ingestão deve começar cerca de 4 semanas antes da concepção planejada. Se você engravidou sem planejar ou apenas começou a tomar ácido fólico pouco antes da concepção, é recomendável tomar 800 µg de ácido fólico como suplemento alimentar no primeiro trimestre – de preferência em consulta com o ginecologista.

Os alimentos vegetais ricos em ácido fólico que também podem contribuir para o suprimento são, por exemplo, vegetais de folhas verdes, couve, legumes, grãos integrais, tomates ou laranjas.

Como posso cobrir os requisitos de iodo?

Um bom suprimento de iodo é necessário para o desenvolvimento saudável da criança no útero. Boas fontes de iodo incluem peixe do mar, que deve estar no cardápio duas vezes por semana, além de leite e derivados. O sal de mesa iodado para tempero doméstico e a compra de alimentos processados, como pão e carne, feitos com sal iodado, complementam o suprimento de iodo.

Além disso, as mulheres grávidas devem tomar um suplemento dietético com 100-150 µg de iodo por dia para diminuir a diferença entre a ingestão recomendada de iodo e a ingestão real de iodo. De produtos de algas não é recomendado. A necessidade de iodo também aumenta durante a amamentação, porque o bebê é alimentado com iodo através do leite materno. Portanto, é recomendável que as mulheres que amamentam tomem 100 µg de iodo por dia com um suplemento dietético. No caso de distúrbios da tireóide, o médico assistente deve ser consultado.

Toda mulher grávida precisa tomar ferro?

O uso preventivo de produtos de ferro também não é recomendado durante a gravidez. A decisão sobre a necessidade de tomar ferro só deve ser tomada individualmente, após um exame de sangue e orientação médica. Embora a necessidade de ferro aumente durante a gravidez, porque é necessário mais ferro para a placenta, o feto e o maior volume de sangue da gestante, nem toda mulher grávida apresenta deficiência de ferro.

Para muitas mulheres, a ingestão varia de alimentos como carne, produtos à base de carne e peixe, além de alimentos vegetais, como grãos integrais ou vegetais folhosos escuros.

A absorção de ferro do intestino no sangue é melhorada pela absorção simultânea de alimentos ricos em vitamina C (por exemplo, frutas como sobremesa, salada como acompanhamento).

As mulheres grávidas precisam de ácidos graxos ômega-3?

O ácido graxo ômega-3 de cadeia longa DHA (ácido docosahexaenóico) é importante para o desenvolvimento normal do cérebro e da função visual da criança. As mulheres grávidas devem tomar pelo menos 100-200 mg de DHA por dia. Isso pode ser conseguido com a ingestão de duas refeições de peixe do mar por semana, uma das quais feita com peixe com alto teor de gordura, como cavala, arenque, sardinha ou salmão. Peixes predadores grandes, como atum ou espadarte, podem ter altos níveis de poluentes (por exemplo, mercúrio) devido ao acúmulo na cadeia alimentar e raramente devem ser consumidos durante esse período.

Nozes e óleos vegetais, como óleo de colza ou linhaça, contêm outro ácido graxo ômega-3, ácido alfa-linolênico, que pode ser convertido em DHA em pequena extensão no corpo.

As mulheres que não comem peixe ou apenas o comem raramente devem tomar DHA por alimentos fortificados (por exemplo, óleo fortificado ou margarina) ou suplementos alimentares (por exemplo, óleo de peixe ou microalgas marinhas).

As mulheres grávidas devem suplementar a vitamina D?

O suprimento de vitamina D das mulheres grávidas tem um impacto direto no suprimento e na saúde da criança (por exemplo, nos ossos). Apenas pouca vitamina D é absorvida pelos alimentos (por exemplo, peixe, margarina e cogumelos).

O suprimento de vitamina D do corpo é garantido principalmente pela formação de vitamina D na pele quando o sol está brilhando. Mulheres que raramente ficam sob a luz do sol ou cobrem amplamente a pele ou usam filtro solar e mulheres com tipo de pele escura correm o risco de ter uma oferta insuficiente. A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda suplementação apenas para estes. No entanto, um suplemento dietético com vitamina D só deve ser tomado após consulta ao seu médico.

A situação de suprimento individual só pode ser reconhecida através da determinação do nível de vitamina D no sangue. Em vez de usar alimentos fortificados ou suplementos nutricionais, o Instituto Federal de Avaliação de Riscos recomenda passar mais tempo ao ar livre e se exercitar, pois dessa forma o requisito de vitamina D pode ser atendido sem preparações.

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