10 Principais dicas de alimentação na gravidez

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Um estilo de vida saudável antes e durante a gravidez é importante para mãe e filho. A rede “Vida Saudável – Rede de Jovens Famílias”, financiada pelo Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor, no âmbito do IN FORM Alemanha – Iniciativa para Alimentação Saudável e Mais Exercícios, reúne instituições e organizações das áreas de gravidez, nascimento e lactação concordou em um consenso nacional para mensagens e recomendações uniformes.

Uma dieta equilibrada e atividade física regular não apenas afetam a mãe e o filho a curto prazo, como também moldam a saúde e o bem-estar a longo prazo. O risco de alergia da criança também pode ser influenciado favoravelmente durante a gravidez. Na vida cotidiana, no entanto, mães e pais expectantes encontram repetidamente recomendações conflitantes. É por isso que a Rede de Famílias Jovens “Vida Saudável” formulou recomendações para ações sobre nutrição durante a gravidez e áreas relacionadas no consenso de especialistas. Os pais expectantes estão abertos a mudanças no seu estilo de saúde. As principais mensagens dizem respeito, entre outras coisas, às áreas mencionadas abaixo.

Requisitos de energia e nutrientes

 Os requisitos de energia nos últimos meses de gravidez são apenas cerca de dez por cento maiores do que antes da gravidez. Em relação a isso, no entanto, a necessidade de vitaminas e minerais / oligoelementos individuais aumenta consideravelmente mais. Para folato, iodo e ferro, recomenda-se uma quantidade significativamente maior antes ou desde o início da gravidez. As mulheres grávidas devem prestar atenção especial à qualidade de sua dieta e pensar em dois ao escolher alimentos, mas não comer duas vezes. Como muita energia alimentar pode ter um efeito negativo, aumenta o risco de alto peso ao nascer e excesso de peso e diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Desenvolvimento do peso

 O peso corporal da mulher antes da gravidez é de grande importância para sua vontade de conceber, o curso da gravidez e nascimento, bem como para a saúde da criança. Tem um efeito mais forte do que o ganho de peso durante a gravidez. Portanto, as mulheres devem procurar o peso normal antes da gravidez. O ganho de peso normal na gravidez é entre cerca de dez e 16 kg.

Dieta

 As mulheres grávidas não precisam de uma dieta especial. Com uma dieta recomendada para a população em geral, elas podem atender às suas necessidades adicionais de inúmeros nutrientes. As exceções são os nutrientes críticos folato e iodo. As mulheres grávidas devem garantir o consumo regular de vegetais, frutas, grãos integrais, leite desnatado e produtos lácteos desnatados, carne desnatada e peixes do mar (ricos em gorduras). A dieta deve ser equilibrada: traz muitas bebidas de baixa caloria / baixas calorias e alimentos vegetais para a mesa.

Os alimentos de origem animal são consumidos moderadamente e devem ter pouca gordura, com exceção dos peixes marinhos. Gorduras com alto teor de ácidos graxos saturados, bem como doces e salgadinhos, estão disponíveis com moderação. Com uma seleção de alimentos direcionada, uma dieta ovo-lacto-vegetariana também pode permitir um bom suprimento de nutrientes. Uma dieta puramente vegetal (vegana), por outro lado, apresenta sérios riscos à saúde – especialmente para o desenvolvimento do sistema nervoso das crianças.

Suplementos

 para cobrir a necessidade de folato e iodo, são recomendados suplementos além de uma dieta equilibrada. Deve ser de 400 μg de ácido fólico por dia, se você quiser ter filhos, e pelo menos até o final do primeiro trimestre da gravidez e de 100 a 150 μg de iodo por dia durante toda a gravidez. A suplementação geral de ferro não é recomendada, pois pode ter efeitos adversos quando as reservas de ferro estão cheias. A suplementação de ferro deve ser esclarecida individualmente clinicamente, com base em histórico médico e exame de sangue.

Mulheres grávidas que não comem peixe do mar regularmente devem tomar um suplemento com o ácido graxo ômega-3 DHA (pelo menos 200 mg / dia). Geralmente, é alcançado um suprimento suficiente de vitamina D para um tipo de pele de cor clara em nossas latitudes nos meses de verão, quando o rosto e os braços são expostos ao sol por cerca de cinco a dez minutos por dia ao meio-dia sem proteção solar. Na ausência de síntese adequada de vitamina D, recomenda-se tomar um suplemento com 20 μg (800 UI) de vitamina D diariamente. A adição de nutrientes adicionais depende da dieta e estilo de vida da mulher grávida e deve ser verificada em cada caso individual.

Recomendações para vegetarianos

 Uma dieta vegetariana com o consumo de leite (produtos) e ovos (ovo-lacto-vegetariano) também pode cobrir a necessidade de mais nutrientes durante a gravidez se o alimento for selecionado com cuidado.

Para garantir um suprimento adequado de ferro, os suplementos de ferro devem ser usados ​​após exames de sangue adequados e orientação médica.

Se você não comer peixe do mar, suplementos com ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa devem ser usados.

Proteção contra infecções alimentares

 Infecções relacionadas a alimentos, como listeriose e toxoplasmose, podem colocar em risco o feto. Portanto, as mulheres grávidas devem evitar carne crua ou mal cozida, lingüiça crua e presunto cru e outros alimentos de origem animal, além de alimentos que são feitos a partir deles e não são suficientemente aquecidos. Queijo mole, peixe defumado e saladas preparadas e embaladas também devem ser evitadas. Frutas frescas, legumes e alface devem ser cuidadosamente lavados, preparados na hora e consumidos em breve, observando as regras básicas de higiene da cozinha.

Prevenção de alergias: Evitar certos alimentos durante a gravidez não beneficia a prevenção de alergias em crianças.

O consumo regular de peixe marinho com alto teor de gordura também é recomendado do ponto de vista da prevenção de alergias.

Um suprimento de prebióticos e probióticos durante a gravidez não oferece vantagens suficientemente comprovadas para a prevenção de alergias em crianças.

Exercício : Se não houver complicações médicas, o exercício diário durante a gravidez – como atividade física na vida cotidiana ou como esporte com intensidade moderada – é desejável. Apoia o bem-estar das mulheres grávidas e contribui para o desenvolvimento saudável do peso. As mulheres grávidas com excesso de peso, em particular, devem ser avisadas de exercícios regulares e de uma dieta equilibrada.

Álcool

As mulheres grávidas devem evitar o álcool. Uma quantidade segura de álcool sem risco para o feto ou uma janela de tempo durante a gravidez na qual o consumo de álcool representa nenhum risco não pode ser definido. Portanto, é mais seguro não beber álcool durante a gravidez.

As mulheres grávidas não devem fumar ou estar em salas onde as pessoas fumam ou foram fumadas. Como mulheres de grupos socioeconômicos baixos, mulheres solteiras e menores de 20 anos fumam mais freqüentemente durante a gravidez, ginecologistas, parteiras e outros multiplicadores devem abordar especificamente o comportamento de fumar e motivá-los a parar de fumar.

Bebidas com cafeína

 As mulheres grávidas só devem beber bebidas com cafeína em quantidades moderadas. Até três xícaras de café por dia são consideradas seguras. Bebidas energéticas contendo cafeína não são recomendadas.

Preparação para a amamentação

amamentação é o melhor para mãe e filho. Os pais expectantes devem ser informados e aconselhados sobre a amamentação durante a gravidez. Solicita-se aos especialistas que aconselham sobre amamentação que abordem ativamente as mulheres grávidas e as incentivem a amamentar.

Ao desenvolver as recomendações, os autores se baseiam principalmente nas diretrizes existentes, nas metanálises e nas visões gerais sistemáticas. Nenhuma pesquisa sistemática de literatura foi realizada dentro da rede. As principais declarações formuladas no consenso correspondem, portanto, ao nível de evidência de uma recomendação de um especialista. Eles devem ser atualizados a intervalos regulares, o mais tardar após cinco anos, para permanecer válidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *