12 maneiras simples de acalmar um bebê chorando à noite

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“Meu bebê está feliz e calmo apenas em meus braços, se eu deixar de lado, ele começa a chorar . 

” À noite, o bebê acorda a cada hora, eu simplesmente não tenho forças .”

Tais queixas geralmente vêm dos lábios dos jovens pais .

A maioria das crianças acorda à noite e espera que seus pais ajudem a se acalmar. À medida que o bebê cresce, o número de despertares durante a noite diminui e a necessidade de ajuda para voltar a dormir diminui, mas tudo isso persiste por um período bastante longo. Um estudo recente de Weinraub et al. 2012 confirma que os despertares noturnos são a norma para os bebês . 66% dos bebês de 6 meses de idade acordam à noite, pelo menos uma ou duas vezes por semana e o resto – com mais frequência. Algumas crianças com 12 meses de idade podem chorar ao acordar, mesmo que nas noites anteriores tenham voltado a dormir em silêncio.

O fácil mergulho de volta a dormir com a ajuda de um adulto é um dos valores essenciais para nossos bebês, além de ser uma tarefa importante para os pais que precisam descansar. Os adultos que estão tentando acalmar seus filhos podem receber apoio tangível, contando com a ciência de cuidar de um bebê à noite. Ela revela um conhecimento importante sobre acalmar bebês e fala sobre por que certos métodos ajudarão nisso com o maior grau de probabilidade.

O que é importante saber para acalmar um bebê

A presença de um adulto ajuda a acalmar as crianças que acordam de mau humor.

Os bebês (especialmente nos primeiros meses de vida) ainda não são capazes de regular seus estados emocionais. Essa é uma das razões pelas quais, nos primeiros 2-3 meses de vida, os episódios de choro tendem a se tornar mais frequentes e, em seguida, sua frequência diminui. As crianças podem chorar ou se preocupar por vários motivos, incluindo fome, dor ou outras condições desconfortáveis, e às vezes apenas por causa da necessidade de contato físico. Por exemplo, carregar um bebê nos braços por 3-4 horas por dia reduz em 43% a duração geral do comportamento choro / inquieto de uma criança às 6 semanas de idade (Hunziker & Barr, 1988).

Ansiedade e choro são os meios mais importantes pelos quais uma criança pode expressar suas necessidades e desejos. Nem sempre somos capazes de determinar a causa específica desse comportamento, mas a manifestação de sinais visíveis e audíveis de sofrimento é, sem dúvida, a função protetora e adaptativa mais importante dos bebês. Acalmar um bebê frustrado depende das informações sensoriais vindas do adulto que cuida dele – toque, voz suave, cheiro, contato visual, amamentação. É exatamente isso que a natureza pretendia.

As crianças confiam naqueles que se importam com elas: para acalmá-las e ajudar a lidar com outros fatores que as perturbam ou causam desconforto, por exemplo, dor, fome ou algum tipo de estado físico ou emocional que não podemos determinar exatamente. A presença de um adulto e a atenção ao bebê no momento do despertar e do choro ajudam-no a voltar a dormir rapidamente (Mao, Burnham, Goodlin-Jones, Gaylor, Anders, 2004).

bebê fica mais calmo ao perceber segurança

 Um adulto promove o desenvolvimento da capacidade – fisiológica e emocional – de se acalmar ajudando o bebê a se acalmar, sem ignorar seu sofrimento. Esta é a ajuda parental mais importante para as crianças (Davidov & Grusec, 2006; Stifter & Spinrad, 2002). Os pais muitas vezes duvidam da necessidade de sua presença ao lado de um bebê chorando, temendo que isso interfira no desenvolvimento da capacidade da criança de lidar sozinha com o estresse. Mas, seguindo essa abordagem, torna-se uma causa de maior ansiedade para a criança, ele “se apega” aos pais, não deixando que eles se afastem um único passo dele. 

Ignorar o choro aumenta o estressee a duração do período de vigília do bebê. Isso não contribui para a regulação emocional ou física independente do sofrimento e das reações da criança. Pelo contrário, para aprender a dormir, o bebê precisa de cuidadosa orientação dos pais dos pais. Tais relacionamentos ajudam a criança a formar estabilidade mental e capacidade de auto-regulação; em caso de problemas, ela será capaz de se acalmar.

Compreender as causas de maior ansiedade em algumas crianças em comparação com outras.

 A ansiedade após acordar é um comportamento absolutamente normal. Os bebês estressados ​​precisam de atenção para ajudar a restaurar sua sensação de segurança. No entanto, é importante entender que as maneiras pelas quais essa assistência pode ser prestada a crianças diferentes podem variar. Como alguns bebês choram pouco ou pouco, muitas pessoas tendem a esperar o mesmo comportamento de todas as crianças.Mas as crianças são significativamente diferentes umas das outras em termos de frequência e força do choro. 

Essas diferenças são devidas a muitos fatores, incluindo temperamento, impressões, sensações e maturidade fisiológica. Assim, o grau e a duração da necessidade de regulamentação externa (segurança) variam para crianças diferentes. Fornecer regulamentação externa para bebês que se sentem menos protegidos e, portanto, mais estressados ​​está realmente ajudando , não os impedindo. Isso ajuda a construir caminhos nervosos que, em última análise, permitem que os bebês lidem com o estresse e se acalmem (Cassidy, 1994; Stifter & Spinrad, 2002).

·           Compreender e rastrear quando os despertares se tornam um problema. Os despertares são um componente normal do sono do bebê e variam de acordo com vários fatores infantis:

  • 1) método de alimentação (mama ou mamadeira),
  • 2) idade
  • 3) desvios no desenvolvimento,
  • 4) um nível individual de maturidade.

Com base nessas condições, cada família precisa entender se o avivamento é um problema para a família. Os despertares não podem ser considerados um problema apenas porque ocorrem . A crença de que o despertar é a causa da “dificuldade em dormir” distorce o conhecimento atual do sono na infância .Sabemos que vários despertares durante o sono noturno são a norma para os bebês, principalmente a amamentação. E, dada a imaturidade neurológica de bebês humanos ao nascer, os despertares servem como o principal mecanismo de proteção contra os perigos da apneia e fornecem saturação de oxigênio no corpo.

Além disso, despertares transitórios e mais longos ajudam a lidar com problemas cardiopulmonares durante o sono e restauram o ritmo natural dos batimentos cardíacos (Mosko et al 1997a). Estudos iniciais da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) mostraram que bebês com maior probabilidade de acordar à noite correm menos risco de morrer de SMSI do que aqueles com menor probabilidade de acordar (ver McKenna 1995 e Mosko et al 1997a eb).

Quando uma criança ultrapassa o período do principal risco de SMSL, a natureza cíclica de seus despertares e sonhos se torna mais sistemática, estudos mostram que muitas crianças continuam acordando à noite (Weinraubetal., 2012). Mesmo assim, é aconselhável considerar o despertar noturno como um problema familiar, e não como um “problema de sono” da criança. Se um adulto estiver satisfeito com o despertar de uma criança de um ano de idade 2 ou mais vezes durante a noite, não há problema!

Para resumir: Chorar ao acordar é um comportamento absolutamente normal. Ajudar um bebê chorando em conforto e conforto apoia o desenvolvimento de sua capacidade de se acalmar no futuro.

Maneiras naturais de acalmar o bebê

Os primeiros 3 meses de vida são conhecidos por muitos como o “quarto trimestre de gravidez” , quando um bebê precisa de cuidados que imitem sua vida no útero . Alguns recém-nascidos se adaptam facilmente a novas condições de vida, outros são mais difíceis. Muitas das maneiras que os pais usam instintivamente para acalmar seus bebês, na verdade, recriam as sensações familiares e agradáveis ​​que se tornaram familiares à criança durante seu tempo no útero. Esses métodos realmente funcionam bem para todas as crianças.

Recriando o movimento. O útero é um espaço em constante movimento; portanto, dançar, balançar de um lado para o outro, andar rápido, agitar um carro, em regra, ajuda os bebês a se acalmarem.

A importância do toque, o contato “pele com pele” . O contato com a pele quente, um odor corporal natural, tem um efeito calmante nos bebês, ajuda a estabilizar a temperatura corporal, os batimentos cardíacos, os hormônios do estresse e estimula a liberação de ocitocina – o hormônio do amor e da afeição – em adultos e crianças.

Recriar sons familiares A permanência do bebê no útero foi acompanhada por muitos sons rítmicos. Ruídos, semelhantes aos que os bebês ouviram no útero, os ajudam a se acalmar. O “ruído branco” fornece um som constante e, ao mesmo tempo, diminui a frequência das ondas cerebrais.

Satisfação da fome. A fome é uma nova sensação para os bebês. É difícil acalmar um bebê faminto. Alimentar bebês durante o despertar noturno ajuda-os a voltar a dormir facilmente, especialmente mantendo um baixo nível de fatores irritantes – iluminação e influências externas. A sucção é uma das poucas maneiras de auto-regulação que permite que os bebês relaxem e se acalmem. 

A sucção ajuda os ossos do crânio do recém-nascido a voltar à sua posição normal após o nascimento e também proporciona conforto e segurança ao bebê. Alguns bebês sugam voluntariamente o manequim para acalmar (mas é melhor evitar o uso de substitutos mamários nas primeiras semanas de amamentaçãopois isso pode levar a problemas que interferem no sucesso da amamentação). Os bebês podem sugar os seios não apenas para nutrição, mas também para acalmá-los.

Dicas que ajudam a acalmar um bebê

Os pais podem recriar condições calmantes com todos os rituais para adormecer e seguir os ritmos do sono. É importante lembrar quais ações acalmam e por quê. Listamos abaixo alguns métodos que ajudarão seu bebê a adormecer.

Contato próximo com a criança. Ele fornece sincronização (estabilização) da respiração, toque, aquece e evita problemas. 

Como regra, as crianças se comportam muito mais calmas e adormecem mais facilmente quando dormem juntas ou próximas (em estreita proximidade) com os pais . A sincronização da respiração (e, em geral, a troca de toques) com os adultos, o contato pele a pele tem um efeito benéfico nos bebês. O grau de contato e estabilização depende das condições gerais de segurança, inclusive quando a criança está dormindo em uma cama anexada à sua cama. 

Este é o chamado  sono conjunto em diferentes superfícies de dormir. Muitas mães que amamentam acreditam que o sono intermitente das articulações as ajuda a continuar a amamentação, principalmente após o trabalho. 

Dormir juntos (a Academia Americana de Pediatria não suporta essa abordagem) aumenta o tempo de sono da mãe e do bebê, bem como a probabilidade de um período mais longo de amamentação, em comparação com os pares de “mãe-bebê”, nos quais o bebê dorme separadamente. A proximidade simplifica bastante a alimentação noturna, aumenta sua frequência, pais e filhos exigem muito menos esforço, melhor regulação e estabilidade. 

No entanto, assim como qualquer outra condição para dormir, dormir juntos traz riscos (como dormir separadamente da criança). Há certas circunstâncias em que o sono conjunto é contra-indicado .

Nesse caso, você não deve dormir com seu filho. É importante que os pais evitem dormir juntos se não estiverem amamentando e, é claro, se um dos pais estiver sob a influência de álcool , drogas ou algo que possa atrapalhar o processo natural de inibição por excitação do sistema nervoso. As crianças devem dormir em uma superfície diferente ao lado da cama dos pais se:

  • 1) os adultos que dormem nas proximidades estão excessivamente sonolentos,
  • 2) existe a possibilidade de as crianças procurarem uma maneira e uma oportunidade de deitar na cama com os pais,
  • 3) há um adulto na cama que se recusa a assumir a responsabilidade pela criança.

O sono nas articulações deve ser evitado se a mãe fumar durante a gravidez, pois o bebê pode ter perturbado os ritmos do despertar, e isso interferirá na provisão eficaz de sua segurança máxima em condições de sono nas articulações. O mesmo vale para bebês prematuros. Para eles, é considerada a organização mais segura do sono em uma cama extra, e não em uma cama comum. 

E, finalmente, é muito arriscado dormir com o bebê no sofá, sofá ou na cadeira. Existem muitos casos em que as crianças são sufocadas, sendo presas entre um adulto e uma peça de mobiliário. Em todos os casos acima, dormir juntos em diferentes superfícies de dormir no mesmo quarto é mais apropriado do que compartilhar dormir em uma cama compartilhada.

Um ponto importante: onde quer que a criança durma, ela deve sempre deitar de costas. Além disso, é necessário garantir a localização do bebê longe de roupas de cama macias, travesseiros ou brinquedos, para que nada interfira na respiração, e sua cabeça não fique coberta de objetos, independentemente de ele dormir ao lado dos pais ou separadamente. eles.

Mais informações sobre sono compartilhado seguro podem ser encontradas aqui (e mais nos links no final do artigo).

Amamentação. Além de outros benefícios da amamentação para a saúde e o desenvolvimento cognitivo do bebê, é uma ótima maneira de acalmá-lo. 

A amamentação proporciona contato pele a pele e é acolhedora, conveniente e benéfica para os pais, facilitando o controle dos despertares e ajudando a reduzir a gravidade da depressão pós – parto (Fergerson, Jamieson e Lindsay, 2002). Além disso, as mães que amamentam exclusivamente dormem mais e se cansam menos durante o dia em comparação com aquelas que se alimentam exclusivamente com nutrição artificial ou mista ( Kendall-Tackett, Cong & Hale, 2011 ).

Ouça o seu filho e confie nos seus instintos. Os bebês são muito bons em se comunicar, e os adultos, em regra, selecionam com maestria a melhor maneira de responder. 

A capacidade de abalar uma criança ou conversar com ela gentilmente é gentilmente inerente a nós por natureza. Assim, uma atenção cuidadosa a ele e a seus sentimentos ajudará a acalmar o bebê. Os pais precisam aprender a ouvir a si mesmos e proteger a segurança e a saúde dos bebês. 

Se a criança chorar, estando nos braços dos pais, você pode escolher uma posição mais confortável para ele, mas não deixe o bebê sozinho. Se o adulto estiver imóvel, pode ser necessário começar a se mover; se já estiver em movimento – tente começar a balançar. Confie nos seus instintos, eles lhe dirão a melhor maneira de estabelecer contato com a criança.

Nota para os pais: existe apenas um conhecedor do seu bebê – é você. Às vezes, você pode facilmente encontrar uma maneira de acalmar uma criança; de tempos em tempos, parece que os métodos que ajudaram anteriormente pararam de funcionar. No entanto, ser paciente consigo mesmo e com seu filho ajudará os dois a aprender a superar dificuldades e melhorar.

E se os rituais continuarem causando estresse?

Talvez seja hora de mudar alguma coisa, se um adulto começar a pensar: “Eu tenho confortado o bebê há muito tempo durante a noite … O que pode ser feito para garantir que, pelo menos às vezes, o sono noturno seja contínuo?”

Sim, em parte essas mudanças ocorrem com o tempo – como um estudo recente da Weinraub mostrou, cada bebê tem seu próprio período de tempo. Existem algumas maneiras que os pais podem usar para mover suavemente na direção desejada com o filho. Compartilharemos algumas das opções para ajudar as crianças a reduzir a necessidade de atenção à noite, se isso for necessário para o bem-estar da família. Essas abordagens são baseadas nas ações mais importantes para sedação descritas neste artigo:

  • · Ouça, observe atentamente os sinais do bebê;
  • · Forneça ao seu bebê cuidados e apoio;
  • · Ajude seu bebê a aprender complacência.

Bibliografia Referências *

Cassidy, J. (1994). Regulação da emoção : Influências dos relacionamentos de apego Monografias da Sociedade de Pesquisa em Desenvolvimento Infantil , 59, 228-283.

Davidov, M. & Grusec, JE (2006). Desembaraçar os elos da capacidade de resposta dos pais à angústia e calor aos resultados da criança. Child Development, 77, 44-58.

Fergerson, SS, Jamieson, DJ e Lindsay, M. (2002). Diagnosticando a depressão pós-parto: podemos fazer melhor? American Journal of Obstetrics and Gynecology , 186, 899-902.

Hunziker, UA, e Barr, RG (1986). O aumento do transporte reduz o choro do bebê: um estudo controlado randomizado. Pediatrics, 77, 641-648. ftp://urstm.com/CharestJ/Articles.pdf/Hunziker%20U%201986.pdf

Kendall-Tackett, KA, Cong, Z., & Hale, TW (2011). O efeito do método de alimentação na duração do sono, bem-estar materno e depressão pós-parto. ClinicalLactation, 2 (2), 22-26.

Mao, A., Burnham, MM, Goodlin-Jones, BL, Gaylor, EE e Anders TF (2004). Uma comparação dos padrões de sono e vigília de bebês dormindo e dormindo solitários. Psiquiatria da Criança e Desenvolvimento Humano, 35, 95-105.

McKenna, JJ (1995). Os benefícios potenciais do sono de pais e bebês em relação à prevenção de SMSL , por In Torliey O. Rognum, Ed., SMSI nos anos 90. Scandinavian Press, 1995.

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