Gravidez e parto

17 melhores superalimentos para gestantes

MUlher vendo resultado de gravidez

Já o “esclarecemos” sobre os desejos loucos por comida durante a gravidez . Hoje, queremos acrescentar um ponto importante ao tópico: que alimentos você deve comer? Existe algo como “superalimento” para as futuras mamães e até que ponto é importante para o desenvolvimento do seu bebê (por nascer)?


Comer por dois?

Apesar de todos os rumores, queremos nos livrar de um erro desde o início (ou devemos chamá-lo de ‘desculpa’ 😉): a partir de agora você não terá apenas que se alimentar, mas duas pessoas, mas isso não significa que você precisa dobrar sua contagem de calorias. Segundo a Sociedade Alemã de Nutrição (DGE), a necessidade de energia durante a gravidez aumenta em torno do quarto mês. Você deve consumir cerca de 200 a 300 quilocalorias por dia. Além disso, é claro que você deve prestar mais atenção ao que come até o nascimento. Porque não é a massa que conta, mas muito mais nutrientes de alta qualidade que devem estar na sua comida.

Em geral, há uma infinidade de alimentos que são precedidos por termos como “poder” ou “milagre”. E é claro que você não deve apenas “se deliciar” com uma dieta saudável e equilibrada enquanto estiver grávida. O consumo regular de frutas energéticas, bem como as tendências alimentares mais recentes e saudáveis, como sementes de chia, quinoa e companhia, são sempre recomendadas. E, no entanto, você é ainda mais dependente de nutrientes importantes durante a gravidez. Se você não possui essas substâncias, não apenas é afetado, mas também seus bebês ainda não nascidos.

Superalimento para gestantes

Magnésio

Para evitar trabalho prematuro e cãibras nas pernas, você deve consumir mais magnésio do que o habitual (310-350 mg). Também é essencial para a formação dos ossos das crianças. Legumes verdes, farinha de trigo integral, arroz integral, batatas, aveia, frutas (especialmente bananas), amêndoas, salsify, legumes e leveduras ajudam a fazer isso. geralmente os médicos também recomendam um suplemento dietético.

Proteína

As proteínas são essenciais e os blocos de construção mais importantes para a formação celular do seu bebê.

Ferro

Como uma mulher grávida, sua necessidade anterior de ferro dobra. Isso está oculto entre outras coisas na carne, mas também, se você comer vegetariano, existem fontes de ferro vegetal, como beterraba, erva-doce, milho (também rico em silício e fibra) e legumes. A melhor maneira de obter os nutrientes do milho é através de alimentos ricos em vitamina C. Isso inclui maçãs, laranjas ou até pimentas. A propósito, você deve se certificar de que haja aproximadamente duas a três horas entre a ingestão de magnésio e ferro, para que o corpo possa absorver totalmente os dois.

Ácido fólico

Agora você precisa de 50% mais ácido fólico do que o habitual. Além de fornecedores como batatas, espinafre, couve, tomate e morangos, é recomendado um suprimento adicional de ácido fólico através de preparações suplementares para todas as mulheres grávidas.

Sal iodado

Sua necessidade de sal iodado também é cerca de 15% maior que o normal. Aqui você pode saborear pratos com peixe do mar (salmão, arenque, cavala) duas vezes por semana, que também são uma fonte importante de ácidos graxos ômega-3 e proteínas.

Zinco

10 mg de zinco por dia ajudam o bebê a ter bons dentes e um esqueleto bem desenvolvido.

Cálcio

Seu bebê o priva de cálcio para construir seus próprios dentes e ossos. Você precisa de cerca de 1.200 mg por dia durante a gravidez. Se você não atender à necessidade, essa deficiência favorece a osteoporose. O cálcio pode ser encontrado no leite com baixo teor de gordura, queijo, iogurte, legumes, nozes, brócolis, acelga, produtos de soja, gergelim e sardinha.

Bons carboidratos

Vocês dois precisam de carboidratos para que seu cérebro e músculos sejam bem supridos. No entanto, isso significa os carboidratos “bons”, como batatas, grãos integrais (pão, macarrão e arroz) e menos produtos de farinha branca e doces.

Romã

As minúsculas sementes da romã são incrivelmente saudáveis ​​e consistem em vitaminas, minerais e fibras saciantes. Você pode comer os grãos limpos, adicioná-los ao molho para salada ou à sobremesa ou pode fazer um shake agridoce. A propósito, tenha cuidado com a preparação. É melhor usar luvas quando você lavar os pequenos núcleos da carcaça, pois a cor vermelha é muito ruim.

Nozes

Se você não sofrer de alergia a nozes, as nozes contêm muitas substâncias importantes, como proteínas, carboidratos, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas B vitais, vitamina E e ácido fólico. Especialmente quando você tem uma baixa concentração entre e esgotou a gravidez, eles são um superalimento ideal. A propósito, você também pode assá-los e adicioná-los a saladas ou sopas. Isso torna o sabor ainda mais intenso.

Páprica

É difícil de acreditar, mas o pimentão contém mais vitamina C do que frutas cítricas e é rico em beta-caroteno, além de importantes minerais e fitoquímicos. A alcalóide contida capsaicina confere aos pimentões um ligeiro tempero, possui um efeito digestivo e ativa o metabolismo e a circulação.

Abacate

Mesmo que o abacate seja a fruta mais gordurosa, suas gorduras são muito saudáveis. O ácido oleico reduz o nível de colesterol, o conteúdo de potássio os drena e a vitamina E e o ferro servem para a defesa imunológica. Também é rico em ácido fólico e, portanto, evita a “abertura” dos bebês por nascer e doenças cardiovasculares. Uma fruta cobre um terço da necessidade diária de fibra. Se isso não é superalimento!

Gengibre

Como mulher grávida, você não pode mais usar medicamentos normalmente, como de costume, o gengibre é perfeito para o período frio, mas também para prevenção. Seja como chá, purê, gargarejo ou em pratos, ele tem um efeito anti-inflamatório e ajuda nas queixas do estômago e intestinais.

Salsinha

A salsa tem um gosto ótimo em muitos pratos e contém muita vitamina C, ferro, potássio e cálcio, possui purificação do sangue, drenagem e ajuda na digestão.

Morangos

Os morangos têm mais vitamina C que os cítricos, magnésio e potássio e têm muito poucas calorias, apesar da doçura.

Ervilhas

Obviamente, as ervilhas devem ser o mais frescas possível. Então eles são um superalimento absoluto, especialmente para vegetarianos, pois a leguminosa contém vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco, fibra, ferro, ácido fólico, cálcio e proteína.

Sementes de chia

Na América do Sul, as sementes de chia são um alimento valioso há milhares de anos e são consideradas sementes de cura. Eles contêm ácidos graxos ômega-3 valiosos, são ricos em fibras (15 gramas de sementes de chia contêm 5,6 gramas de fibra – 22% da necessidade diária recomendada), contêm cinco vezes mais cálcio que leite e grandes quantidades de proteínas de alta qualidade. 

É certo que a consistência das sementes, com as quais é melhor mergulhar e mergulhar na água durante a noite, leva algum tempo para se acostumar. Você pode adicioná-los ao seu muesli, para batidos ou pudim. Claro que você também pode usá-los para bolos e assar pão. Se você colocá-los na água, o gel também serve como um substituto da clara do ovo (simplesmente deixe inchar 1 colher de sopa de sementes de chia em três colheres de sopa de água).

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