7 alimentos para evitar a constipação na gravidez

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Náusea, dor nas costas, retenção de água nas pernas, hemorróidas … Muitas mulheres grávidas têm que lidar com alguns problemas desagradáveis ​​da gravidez. A constipação durante a gravidez é uma das queixas mais comuns, juntamente com outros problemas digestivos, como flatulência. A maioria das gestantes sofre de constipação, principalmente no final da gravidez. De onde vêm esses problemas digestivos e o que você pode fazer sobre eles?

Constipação na gravidez: por quê?

Tal como acontece com tantos problemas de gravidez, os hormônios são responsáveis ​​pela constipação durante a gravidez. Eles diminuem a digestão para que a comida permaneça no intestino por mais tempo e mais nutrientes possam ser obtidos para o bebê e a mãe em crescimento. No entanto, o intestino lento geralmente leva à constipação. Embora isso geralmente seja inofensivo, mesmo durante a gravidez, é irritante. Especialmente se isso leva a outro problema: hemorróidas.

Todo mundo tem hemorróidas. O tecido erétil está localizado na membrana mucosa do reto inferior. Geralmente não percebemos nada disso. No entanto, se você sofre de constipação constanteComo é comum na gravidez, as fezes são pressionadas com força, a pressão pode causar o inchaço das hemorróidas, elas crescem e dão um nó para a frente. Isso leva a coceira desconfortável, dor, exsudação ou sangramento.

Além da influência hormonal, outros fatores podem contribuir para a constipação durante a gravidez, por exemplo: falta de exercício, estresse, uma possível mudança na dieta ou a ingestão de suplementos de ferro.

Prevenir a constipação durante a gravidez: os melhores alimentos!

Essa é a boa notícia: com a comida certa e a abundância de líquidos, é relativamente fácil combater os problemas de constipação. A melhor ferramenta na luta contra a constipação é uma dieta rica em fibras. As fibras alimentares incham no intestino e garantem que as fezes sejam excretadas mais rapidamente. Perfeito para prevenir a constipação durante a gravidez e não dar chance às hemorróidas.

1. Produtos lácteos

O iogurte é o alimento perfeito para um intestino que funciona bem. Ele contém muitas bactérias que garantem um intestino saudável.

A propósito: não precisa necessariamente ser um iogurte probiótico caro , o iogurte natural normal é suficiente para manter o intestino cansado.

2. Sementes de linho

Polvilhe algumas sementes de linho sobre o muesli , iogurte ou salada e o intestino continuará. Porque há muita fibra nas pequenas sementes! O inchaço no intestino e, assim, garantir uma digestão mais rápida.
O farelo de trigo ou a casca de psyllium indiana também sustentam uma dieta saudável e rica em fibras e podem servir como os chamados “agentes inchaços”.

Dica: Certifique-se de beber bastante se a linhaça for regularmente aspergida sobre os alimentos. Sob nenhuma circunstância deve ser superior a 50 g de linhaça por dia.

3. Grãos integrais

Hmm, rolos leves ou croissants têm um gosto tão bom! No entanto, se você sofre de constipação, deve recorrer ao pão integral e ao pão integral. Eles contêm significativamente mais fibras, o que garante uma boa digestão.

Também recomendado: aveia , cereais, macarrão integral e arroz integral.

4. Frutas secas

Se a digestão não estiver funcionando adequadamente, recomenda-se ameixas secas. Uma dica muito boa, porque os frutos secos estão cheios de fibras . Isso se aplica a todos os tipos de frutas secas: também passas, tâmaras, figos, anéis de maçã ou damascos.

Dica para quem não se acostuma com as frutas secas e grudentas: simplesmente mergulhe algumas ameixas secas na água durante a noite e adicione-as ao muesli ou iogurte na manhã seguinte!

5. Legumes e frutas

Além das frutas secas, frutas e vegetais frescos também desempenham um papel importante no que diz respeito a intestinos saudáveis ​​e boa digestão. A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda três porções de vegetais e duas porções de frutas por dia. Há fibras nas frutas e nos vegetais, especialmente em mirtilos, tâmaras frescas, marmelos, alcachofras ou salsify.

6. Também importante: beba muito

Para evitar a constipação durante a gravidez, você também precisa de um suprimento adequado de líquidos: além dos alimentos certos, o intestino também precisa de líquidos suficientes para funcionar bem.
Você deve beber pelo menos dois litros de água (possivelmente rico em magnésio) por dia, esteja grávida ou não. Naturalmente, frutas e chás de ervas também são permitidos.

Dica: de manhã, antes de se levantar, beber um copo grande de água fresca ajuda a manter todo o corpo e, especialmente, o trato digestivo.

Diz-se também que 1-2 copos de suco de chucrute por dia ajudam a aliviar a constipação. Infelizmente, o suco de chucrute também pode ter um efeito inchado.

7. Se movimentar sempre é bom!

Andar 20 minutos por dia pode ajudar a promover evacuações. Os exercícios de natação ou gravidez também são uma ótima maneira de permanecer ativo e prevenir a constipação durante a gravidez.

Importante: nunca tome laxantes – ou outros medicamentos – sozinho. Qualquer pessoa que sofra de constipação durante a gravidez e não tenha visto nenhuma melhora, apesar das mudanças recomendadas na dieta, deve consultar seu ginecologista.

O que mais você pode consumir?

Problemas com os movimentos intestinais ( ou prisão de ventre) são sintomas típicos durante a gravidez. Mas o que você pode fazer sobre isso? Tente as seguintes dicas – todos os remédios caseiros testados e testados:

  •  Dieta rica em fibras à base de plantas, por exemplo, pão integral (não para a síndrome do intestino irritável!) 
  • Mingau de grão fresco: 2 colheres de sopa de grãos triturados na hora (a variedade não importa, mas sempre muda), 2 colheres de sopa de linhaça, 2 colheres de sopa de nozes trituradas (todas exceto amendoins) e 2 colheres de chá de frutas secas picadas (por exemplo, ameixas secas, peras, passas ou figos) em uma tigela pequena encha e despeje com água até que tudo esteja coberto. Deixe inchar durante a noite e coma no café da manhã com um pouco de leite grosso ou iogurte natural.
  • Mastigue frutas secas, como ameixas, damascos, tâmaras ou figos, beba bastante. Ou deixe de molho as frutas secas durante a noite e coma com o líquido pela manhã.
  • Suco de ameixa seco – já está disponível nas lojas.
  • Coma duas maçãs ao longo do dia ou beba suco de maçã naturalmente nublado.A fibra pectina promove a digestão e, portanto, é recomendada para a constipação.
  • Substitua uma refeição inteira por cerejas, framboesas, ameixas, peras, pêssegos ou uvas – esses tipos de frutas estimulam a digestão.
  • Chucrute cru como um lanche no meio e suco de chucrute antes de comer ajuda na digestão pelo ácido lático contido.
  • Suco de outros vegetais: cenoura, salsa, cebolinha, agrião, rabanete, alho, gengibre ou cebola ou transformá-los em um smoothie.
  • Beba um copo de água morna, possivelmente com suco de limão, com o estômago vazio pela manhã. Se quiser, você também pode adicionar uma colher de chá de sal de mesa ou sal Carlsbad e adoçar com 1 colher de chá de mel.
  • Beba um copo de suco de frutas gelado de manhã com o estômago vazio. O suco de sabugueiro funciona particularmente bem, idealmente diluído com água mineral gaseificada.
  • Água mineral com gás, beba 1-2 copos antes das refeições – isso estimula a digestão melhor do que a água parada. A propósito, a cola não é adequada: remove grandes quantidades de água das fezes e, assim, a firma.
  • Beba uma mistura de pétalas de rosa, raízes de marshmallow, malva ou grama de sofá. Ou chá de erva-doce.
  • O chá verde não tem um efeito de recheio como o chá preto, mas ajuda o sistema digestivo.
  • Tome uma colher de sopa de azeite antes das refeições.
  • Beba um copo de água mineral com 1 colher de sopa de vinagre de maçã antes de cada refeição.
  • Misture a linhaça e o farelo de trigo com os alimentos (por exemplo, iogurte). Beba muito com ele, caso contrário, a constipação piorará! Você pode obter psyllium (Plantago psyllium), psyllium indiano (Plantago ovata) e tragacanto indiano (Sterculia urens) como um produto final em sua farmácia. Essas sementes não são realmente laxantes e, portanto, não irritam a mucosa intestinal. No entanto, exercem efeitos especiais no trato digestivo, o que pode facilitar significativamente os movimentos intestinais e neutralizar a constipação.
  • Iogurte ou bebida de Bifidus; Kefir e soro de leite coalhado
  • O soro reduz significativamente a passagem de alimentos pelo intestino e promove os movimentos intestinais. Além disso, o intestino é desintoxicado e liberado de bactérias nocivas que não podem sobreviver no ambiente de ácido lático causado pelo soro de leite.
  • O açúcar do leite (lactose), feito a partir de soro de leite, é um laxante natural. As bactérias decompõem o açúcar do leite em glicose e galactose no cólon e depois o transforma em ácido lático e ácido acético. Esses dois ácidos têm um efeito muito semelhante no intestino dos sais de Epsom e sais de Glauber, mas um pouco mais suave. Se constipado, tome açúcar de leite puro durante o dia em uma dose de 1 a 4 colheres de sopa.
  • O magnésio, que ajuda contra cãibras nas pernas e trabalho prematuro, também funciona com constipação leve.
  • Terras curativas dissolvidas em chá ou água morna e bebidas 30 a 60 minutos antes do café da manhã podem estimular o metabolismo. Dose: ½ a 1 colher de chá de cura da terra diariamente.
  • Sais Schüssler: O sal Schüssler número 1, fluorato de cálcio D12, provou seu valor para os intestinos flácidos. Dosagem de um comprimido a cada hora. Se a constipação estiver associada à flatulência, você pode tentar o “Hot Seven”: 10 comprimidos de sal Schüssler, magnésio phosphoricum D6, são derramados em um copo de água quente, dissolvidos e a mistura é saboreada em goles.
  • Saquetas de pedra de cerejeira ou travesseiros de espelta: aqueça a 100 ° C no microondas ou no forno, coloque uma toalha enrolada em uma toalha e cubra com um cobertor. Ou coloque o travesseiro no meio da cama e deite-se de bruços.
  • Envoltório do corpo frio: Com constipação crônica, tem um efeito relaxante e estabilizador nos órgãos digestivos. Você precisa de três toalhas de banho grandes (cerca de 70 x 190 cm). Espalhe uma das toalhas sobre a cama. Bata o segundo a cerca de 60 cm e mergulhe em água fria. Em seguida, enrole firmemente em torno do corpo, das coxas aos mamilos. Agora enrole a segunda toalha, coloque as costas na toalha da cama e passe-a pelo corpo. Cubra e deite-se completamente relaxado até que o embrulho aqueça e remova-o. O efeito estimulante na digestão ocorre após 30 a 60 minutos e a constipação é removida.

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