Gravidez e parto

7 benefícios das sementes de chia durante a gravidez

Semente de chia

Além de vegetais, frutas, lentilhas e laticínios, sementes de certas plantas também fornecem os nutrientes necessários para nós. Entre eles estão as sementes de chia que são usadas em uma variedade de cozinhas. Mas quão boas são as sementes de chia e quanto elas devem ser consumidas durante a gravidez?

O que são sementes de chia?

As sementes de chia vêm da planta Salvia Hispanica, nativa do México e da Guatemala. Segundo a tradição, diz-se que os astecas cultivaram sementes de chia e as usaram como alimento e remédio.

As sementes de chia ainda são cultivadas no México e na Guatemala. Parte é destinada à exportação como superalimento.

Outra parte da colheita é usada no mercado interno, onde é usada para bebidas energéticas nutritivas (Chia Fresca, você deve experimentá-la) e como aditivo alimentar. Atualmente, muitas sementes de chia também vêm da Austrália, que se tornou o maior produtor.

As sementes de chia são conhecidas por serem ricas em ácidos graxos. A palavra chia é derivada de ‘chian’, que significa ‘gorduroso’ em um idioma derivado do asteca.

As sementes de chia são muito pequenas. Eles têm apenas um milímetro de tamanho e estão manchados nas cores marrom, branco e cinza / preto. Eles se assemelham a um pouco de sementes de papoula em tamanho e cor.

As sementes de Chia são seguras para comer durante a gravidez?

Sim, as sementes de chia podem ser consumidas com segurança durante a gravidez, mas com moderação. Eles são ricos em nutrientes e podem suportar uma gravidez saudável.

Essas pequenas sementes são frequentemente consideradas superalimentos e usadas pelas antigas civilizações maias e astecas. No entanto, não há evidências científicas para determinar os benefícios do consumo de sementes de chia durante a gravidez. Portanto, é melhor consultar seu médico antes de adicioná-lo à sua dieta (1).

Quais são os benefícios das sementes de chia durante a gravidez?

As sementes de chia são muito nutritivas e uma boa fonte de gorduras saudáveis. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve incluir essas sementes em sua dieta de gravidez.

1. Melhora o nível de energia:

A fadiga é normal durante a gravidez. Consumir uma pequena quantidade de sementes de chia pode ajudar a combater isso, aumentando a energia e a resistência (2).

2. Os ácidos graxos ômega-3 suportam o cérebro fetal:

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para a saúde e o desenvolvimento do cérebro do bebê. O peixe é a principal fonte de ômega-3, mas seu teor de mercúrio pode ser motivo de preocupação durante a gravidez. chia pode ser uma alternativa mais segura (3).

3. A proteína suporta o crescimento muscular:

Para o desenvolvimento de órgãos e tecidos fetais, você precisará de cerca de 70 g de proteína diariamente durante a gravidez. As sementes de chia contêm bons níveis de proteína, o que significa que complementam carne, tofu, aves e nozes (4).

4. A fibra alivia a constipação:

As sementes de chia são carregadas com fibra insolúvel que suporta a digestão (5). Portanto, pode tratar a constipação, uma queixa comum durante a gravidez.

5. O ferro melhora o suprimento de oxigênio:

O ferro é importante para a produção de glóbulos vermelhos adicionais que transportam oxigênio para o sistema corporal. As sementes de chia são uma das maneiras mais fáceis de incluir esse nutriente em sua dieta (6).

6. Magnésio alivia cãibras:

Cãibras são comuns, especialmente no terceiro trimestre. Um nível suficiente de magnésio no corpo alivia cãibras e tensão nos músculos. As sementes de chia são ricas em magnésio (7) e podem reduzir o risco de trabalho de parto prematuro, reduzindo as contrações uterinas precoces.

7. Cálcio rico:

A ingestão de cálcio é essencial para o desenvolvimento esquelético do bebê, principalmente no terceiro trimestre. As sementes de chia contêm cinco vezes mais cálcio que o leite e são as melhores alternativas para uma dieta sem laticínios (8).

Quantas sementes de chia você pode ter durante a gravidez?

Durante a gravidez, você pode obter cerca de 25 g de sementes de chia por dia. Além dos altos requisitos de energia, isso cobrirá cerca de 18% dos seus requisitos diários de proteína e um terço dos seus requisitos de fibra (9).

Valor nutricional das sementes de chia

Segundo o USDA, os alimentos contidos em 100 g de sementes de chia são os seguintes (10):

nutrientemontante
Calorias486 kcal
carboidratos42,14 g
proteína16,54 g
Fibra34,4 g
gordura30,74 g
Vitaminas
Vitamina A54UI
vitamina C1,6 mg
Tiamina (vitamina B1)0,62 mg
Riboflavina (vitamina B2)0,17 mg
niacina8,83 mg
Vitamina E (alfa tocoferol)0,5 mg
Eletrólitos
potássio407 mg
sódio16 mg
Minerais
cálcio631 mg
ferro7,72 mg
magnésio335 mg
zinco4,58 mg
fósforo860 mg

g = gramas; mg = miligramas; Mcg = micrograma; UI = unidade internacional

Embora nutritivas, as sementes de chia podem representar alguns riscos se tomadas em quantidades muito grandes.

Vitaminas em sementes de chia

Para obter sua dose diária de vitaminas, você pode esquecer as sementes de chia. A quantidade de vitaminas nas sementes de chia é bastante insignificante! Praticamente não há vitaminas nelas ( fonte ). Algo que você não esperaria de um produto com o superalimento ‘label’.

As sementes de chia devem o rótulo ‘Superalimento’ aos ácidos graxos que eles contêm, seu perfil de aminoácidos, fibras, antioxidantes e minerais: quase tudo, apenas vitaminas.

Portanto, é muito engraçado ver que alguns blogs de saúde e lojas da web anunciam as sementes de Chia com ‘ricos em vitaminas’.

Minerais em sementes de chia

Ao contrário das vitaminas, as sementes de chia contêm minerais. A quantidade é bastante pequena para um superalimento.

Apenas o manganês e o fósforo estão razoavelmente bem representados, mas você precisa comer 100 gramas de sementes de chia por dia para atender às suas necessidades diárias desses minerais.

No entanto, comer 100 gramas de sementes de chia por dia é algo que eu prefiro desaconselhar, porque então você pode ter problemas estomacais e intestinais. Abaixo, você encontrará mais informações sobre a quantidade de sementes de chia que você pode comer por dia.

Carboidratos em sementes de chia

As sementes de chia são ricas em carboidratos, mas não se assuste porque são principalmente fibras indigestas. Eles contêm 43,8 gramas de carboidratos por 100 gramas, dos quais 37,7 gramas são fibras.

As sementes de chia são, portanto, ricas em carboidratos, mas não contêm açúcar. Em combinação com a grande quantidade de fibra, isso o torna adequado para diabéticos. Mais sobre isso mais tarde.

Efeitos colaterais das sementes de chia na gravidez

Existem alguns riscos associados ao consumo de sementes de chia durante a gravidez.

1. Leva à formação de gás:

O consumo excessivo pode aumentar a produção de gás no organismo (11). No entanto, a limitação da quantidade diária recomendada não causa efeitos colaterais.

2. Provoca afinamento do sangue:

Os ácidos graxos ômega-3 podem ser benéficos, mas também podem representar riscos para o corpo. Você não deve ser tomado se tiver certos distúrbios sanguíneos ou se tomar remédio para afinar o sangue porque as sementes de chia causam afinamento do sangue (12).

Perguntas frequentes

1. Posso comer sementes de chia durante a gravidez precoce?

Sim, você pode comer sementes de chia a qualquer momento durante a gravidez. Eles fornecem a nutrição e calorias necessárias.

2. Você pode comer sementes de chia cruas?

Sim, você pode comer sementes de chia cruas, mas elas podem ser difíceis de engolir devido à seca.

As sementes de chia foram consideradas um dos superalimentos que oferecem inúmeros benefícios à mãe grávida. No entanto, a pesquisa sobre sua eficácia e segurança é bastante limitada. Portanto, é sempre uma boa idéia consultar seu médico antes de adicioná-lo à sua dieta de gravidez.

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