7 dicas contra a fadiga da gravidez

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Gravidez e parto exigem muito do corpo. A mudança hormonal, em particular, muitas vezes causa numerosas queixas. Isso também inclui fadiga . Algumas mulheres costumam notar fadiga e cansaço incomuns antes que o período menstrual não pare – o teste de gravidez e o ginecologista geralmente confirmam a suspeita. Assim que o óvulo nidifica no útero , os níveis hormonais no corpo da mulher mudam. Essencialmente, o hormônio progesterona , que aumenta acentuadamente, especialmente nos primeiros meses, é responsável pela fadiga.

A gravidez também reduz a pressão arterial e o açúcar no sangue, e seu metabolismo diminui. Mas outras mudanças físicas também o cansam. A placenta cresce e a medula óssea precisa produzir células sanguíneas adicionais para alimentar a criança e o bolo da mãe. Como resultado, o coração também é desafiado mais porque agora precisa bombear uma quantidade maior de sangue pelo corpo.

Às vezes, uma tireóide hipoativa não detectada (hipotireoidismo) ou uma deficiência de ferro (sideropenia) podem causar cansaço durante a gravidez. O seu médico pode determinar ambos, coletando uma amostra de sangue .

Má nutrição e estilo de vida também podem ser responsáveis ​​pela fadiga. Muito pouco exercício e, portanto, oxigênio, refeições grandes, alimentos gordurosos ou doces e falta de líquidos tornam você fraco e promove a fadiga.

A gravidez tem sido frequentemente acompanhada de aumento de queixas nas últimas semanas. Se a maioria das mulheres grávidas se sentir em forma no segundo trimestre, o estresse físico atinge o máximo no último terço. Não é incomum que a fadiga e o cansaço ocorram novamente.

Constantemente cansado, fraco e sem energia? De fato, um sentimento permanente de fadiga na gravidez não é incomum. Vamos contar o que o deixa tão cansado e ter algumas dicas sobre como desafiar a exaustão.

No início da gravidez , o corpo da mulher tem que fazer muito. Portanto, não surpreende que as mulheres grávidas, especialmente nas primeiras semanas (até a 13ª / 14ª semana de gravidez) sofram de cansaço por chumbo, se sintam fracas e apáticas.

Enquanto o cansaço geralmente diminui no segundo trimestre e as mulheres grávidas finalmente se sentem em forma e poderosas, o cansaço retorna para muitos mais tarde no decorrer da gravidez. Os problemas do sono são frequentemente os culpados. Vamos dizer por que isso é verdade e o que você pode fazer para evitar a exaustão durante a gravidez.

Muitas mulheres grávidas sofrem de fadiga. A gravidez traz consigo mudanças físicas que exigem muito do organismo. Especialmente nos primeiros meses, muitas mulheres grávidas se sentem cansadas e esgotadas. No segundo trimestre, o cansaço geralmente diminui e depois volta ao final da gravidez. Leia mais sobre as causas da fadiga na gravidez e como lidar com isso aqui.

Exaustão na gravidez: estas são as causas

A fadiga extrema, especialmente no início da gravidez, tem causas hormonais muito claras e é completamente normal. O nível de progesterona aumenta rapidamente, especialmente no início da gravidez. E a progesterona – o famoso hormônio da gravidez – tem um efeito muito indutor do sono.exibição

A boa notícia: a partir do quarto mês, o sentimento permanente de exaustão deve diminuir.
As más notícias: Nas últimas semanas de gravidez (especialmente no terceiro trimestre), o cansaço e os distúrbios do sono podem ocorrer novamente. Desta vez, no entanto, por outros motivos.

Embora a sensação de exaustão nos primeiros meses de gravidez seja devida principalmente às alterações hormonais, a exaustão e o sono insatisfatório no último trimestre da gravidez devem-se a causas mais tangíveis: o bebê se move e chuta, a tensão da mãe aumenta com a data do nascimento que se aproxima. e o estômago fica no caminho o tempo todo.

Parece zombaria e zombaria quando outras pessoas o aconselham a ‘dormir’ o máximo possível antes de dar à luz. Para ainda descansar o suficiente, observe o seguinte:

Fadiga durante a gravidez: estas 7 dicas ajudarão

1. Sono adequado

Sono de pelo menos 7 a 8 horas por noite é ideal. E você também deve planejar uma pequena pausa ao meio-dia. Você trabalha Em seguida, estenda seus intervalos e tire uma soneca curta ao meio-dia (máximo de 15 minutos). Se possível, tire uma soneca à tarde no fim de semana também.

2. Evite o esforço excessivo

Durante a gravidez, você precisa gerenciar bem sua energia. Não leve o orçamento tão a sério e deixe um trabalho cansativo demais.

3. Refeições regulares

Acima de tudo, os hábitos alimentares corretos ajudam a evitar falhas de energia. Em linguagem simples, isso significa: Não pule as refeições e nunca fique sem comida por mais de 4-6 horas, para não esgotar seu corpo adicionalmente.

4. Alimentação saudável

Certifique-se de ter uma dieta equilibrada! Especialmente no jantar, você deve contar com alimentos de fácil digestão para não dificultar o sono desnecessariamente. Coma uma dieta variada (proteínas, carboidratos, gordura) para evitar sintomas de deficiência (cálcio, magnésio, ferro). As mulheres grávidas também precisam de muitas vitaminas, como ácido fólico e várias vitaminas B, vitamina C, vitamina D e vitamina E.

5. Coma o suficiente

Mas não se preocupe muito com a ingestão adequada de alimentos: o corpo de uma mulher grávida precisa fazer mais (o consumo de calorias aumenta em 25%). No início da gravidez, você precisa de uma média de 2.500 calorias por dia, a partir do sexto mês, 2.800 calorias.

6. Controle o ganho de peso

Preste atenção ao seu ganho de peso através de uma dieta equilibrada e variada. É perfeitamente normal ganhar alguns quilos durante a gravidez. Ninguém deve fazer dieta durante a gravidez. Mas se você exagerar ao comer e ganhar excesso de peso, será mais difícil se mexer. Isso, por sua vez, torna você ainda mais cansado e lento.

7. Praticar esportes

É claro que as mulheres grávidas não devem praticar esportes competitivos. Mas o exercício também é muito importante durante a gravidez: caminhar, nadar, ioga ou Pilates … Em caso de dúvida, converse com seu médico sobre qual atividade é boa para você. Afinal, o esporte deve ajudá-lo e não levar à exaustão.

Distúrbios do sono durante a gravidez: estas são as causas

Embora a exaustão no início da gravidez tenha causas hormonais que fazem você se sentir constantemente cansado, muitas mulheres grávidas também relatam que sofrem de distúrbios do sono mais tarde na gravidez. Você acorda à noite e tem dificuldade em adormecer novamente.

Por um lado, isso pode ter algo a ver com o fato de você fazer pausas com mais frequência ao longo do dia e seu corpo descansar. Mas é acima de tudo a cabeça que rouba o sono das mulheres grávidas. Especialmente com a primeira gravidez, tantas novidades e incertezas chegam à mulher que ela fica acordada à noite, perturbada por preocupações. Bons sonhos não são incomuns.

Esses sintomas não significam que a gravidez é complicada ou entendida como tediosa: isso simplesmente revela os medos e preocupações totalmente legítimos da futura mãe.

Cuidado: Se as noites sem dormir se acumularem e você não conseguir dormir durante o dia, consulte seu médico. Você precisa de um máximo de energia para experimentar sua gravidez positivamente e alimentar seu bebê adequadamente. Se você estiver muito cansado, considere tirar uma licença médica com seu médico.

Gravidez não é uma doença

E sim, a gravidez não é uma doença. Não obstante, quaisquer queixas ou sintomas inexplicáveis ​​não devem ser tomados de ânimo leve: afinal, como futura mãe, você é responsável não apenas por si mesmo, mas também por seu filho ainda não nascido.

Na maioria das vezes, os sintomas acabam sendo completamente normais. Mas, para evitar estresse desnecessário e viver a gravidez de maneira descontraída, vale a pena obter certeza do médico. Porque mesmo que pareça um velho clichê: as mulheres grávidas devem evitar excitação e estresse desnecessários!

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