7 dicas para colocar seu bebê para dormir bem

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No primeiro ano com um bebê, dormir é um tópico permanente – para todos os envolvidos. Os pais precisam engolir uma pílula amarga: infelizmente, não há panacéia que possa dormir com segurança todas as crianças. Para tornar o sono um pouco mais fácil para as crianças, aqui estão algumas dicas valiosas.

Toda criança tem seu próprio ritmo

Injusto, mas verdadeiro: há bebês que dormem a noite toda logo após o nascimento. A maioria das crianças consegue fazê-lo em algum momento no final do primeiro ano de vida, algumas também mais tarde. Tudo bem. Dormir não é algo que possa ser amontoado como vocabulário, mas um passo no desenvolvimento. Os pais podem sustentar o bebê, ele não pode ser forçado.

Os bebês precisam de menos sono do que seus pais pensam

Um recém-nascido dorme em média 16,5 horas, 15 horas em três meses e 14 horas em nove meses. Se uma criança dorme muito durante o dia, o sono da noite é correspondentemente mais curto. Fala-se de dormir até quando o bebê dorme seis horas.

Não perca os sinais de fadiga

No começo, os bebês ficam tão impressionados com o mundo que adormecem em todos os lugares: nos seios da mãe, no braço do papai. Isso é aconchegante e bom, desde que os pais queiram dar aos filhos essa proximidade. Mas é claro que em algum momento há tempo para dormir. Se o bebê boceja ou esfrega os olhos, é colocado acordado na cama. É importante não perder o momento de cansaço. Quando o bebê acabar, provavelmente protestará contra ser abatido. Então você tem que ter paciência ou aguardar a próxima janela adormecida.

Os bebês não querem ficar sozinhos à noite

O fato de dormirem em seu próprio quarto e não em grandes grupos ao redor da fogueira é um desenvolvimento relativamente moderno. Visto em todo o mundo, o resto da noite em comum é a regra: o bebê dorme no mesmo quarto que os pais, no berço ao lado dos adultos ou em uma cama com os pais. Cada família tem que decidir o quão perto eles querem que seu bebê esteja com eles. Muitos gostam de ter seus filhos na cama dos pais nos primeiros meses, outros preferem dormir em uma cama extra ou em um berço ao alcance da voz.

Ritual noturno fixo

Existem mil razões para adiar a hora de dormir. A hora antes de ir para a cama é muito mais relaxada quando todos os envolvidos conhecem o procedimento: depois do jantar, vamos ao banheiro, onde a fralda da noite é colocada, nossos dentes são escovados. Eles se abraçam e leem em voz alta no sofá, e então há uma canção de ninar na cama – ou duas.

Meus pais estão lá

Se um bebê chora à noite, ele precisa de ajuda – sempre e imediatamente. Especialmente na primeira metade do ano, é importante ter certeza: não estou sozinha, meus pais cuidam de mim. Isso não significa que mamãe e papai correm para o berço toda vez que tossem ; eles não precisam reagir imediatamente ao adormecer todas as noites.

Programas de sono

Os programas de sono são apenas para pais com nervos fortes. O fato é que: em termos de tecnologia do sono, o primeiro ano com um bebê é um período seco. Isso é normal. Se adormecer se tornar uma luta noturna pelo poder, um programa de sono pode ser uma solução.

No entanto, isso só funciona se o sofrimento for alto e a motivação dos pais for alta. Muito importante: seu bebê deve ter pelo menos um ano de idade para isso.

Como ajudar a criança a dormir bem

Um dia estimulante, procedimentos noturnos descontraídos, belos rituais de sono e um ambiente relaxante para dormir garantem uma noite descontraída para crianças e pais.

Independência e segurança durante o dia também se fortalecem à noite

As crianças que são sustentadas em sua própria atividade durante o dia e experimentam proximidade e proteção quando procuram, têm mais chances de obter a autoconfiança necessária, o que também as torna “fortes” durante a noite. As crianças pequenas, em particular, ainda têm uma forte necessidade de proximidade e sempre precisam de confirmação de que podem se sentir seguras e protegidas em seus próprios empreendimentos. Uma criança que experimenta durante o dia que pode confiar na proximidade e na proteção de seus pais e ao mesmo tempo é incentivada e incentivada a descobrir algo novo sem nenhuma pressão, desenvolve gradualmente um sentimento de eficiência e ganha autoconfiança. Se você apoiar seu filho durante o dia para experimentá-lo e proporcionar a proximidade necessária, juntos, isso constitui uma boa base para o sono noturno. Porque ambos são pré-requisitos importantes para uma criança se sentir menos abandonada à noite e aprender a adormecer novamente de forma independente. Obviamente, crianças que já são muito independentes durante o dia podem ser particularmente afetuosas à noite e à noite. Seja paciente. Mostre ao seu filho novamente muito intensamente antes de ir para a cama que ele pode se sentir amado e seguro.

Crianças ocupadas dormem melhor

Sugestões e possibilidades para suas próprias experiências, mas, acima de tudo, bastante exercício ao ar livre garante um agradável estado de exaustão – a melhor “pílula para dormir” para as crianças. Mesmo que a vontade de mudar varie de criança para criança, toda criança precisa de seu nível de exercício, que também precisa viver em algum momento do dia – de preferência ao ar livre. Isso é possível em praticamente qualquer clima, desde que as roupas estejam certas!
Mas não apenas o corpo quer ser desafiado durante o dia: as crianças também precisam de emprego que exija seu pensamento e estimule a cooperação. É claro que, à medida que envelhecemos, você também pode se envolver de tempos em tempos – é importante que você tenha espaço e oportunidades suficientes para jogar. Depois, ficam satisfeitos e cansados ​​à noite – o melhor pré-requisito para poder adormecer de maneira descontraída.

Os procedimentos habituais durante o dia também ajudam na hora de dormir à noite

Estruturas e rotinas fixas não percebem as crianças como irritantes, pelo contrário, como um alívio. Uma programação diária regular com horários razoavelmente fixos para comer e brincar, brincar e dormir oferece às crianças uma orientação útil. Porque processos familiares dão às crianças a oportunidade de se ajustarem ao que elas podem esperar – especialmente indo para a cama e adormecendo. Se houver horas de dormir fixas, elas não serão “repentinamente” enviadas para a cama, mas já estarão sintonizadas com a sequência. Dessa forma, muitos conflitos noturnos sobre ir para a cama podem ser evitados.
Obviamente, exceções – por exemplo, no fim de semana ou nas férias – são sempre possíveis e não tiram tudo do ritmo. As crianças podem aceitar quando as coisas acontecem de forma diferente diariamente. No entanto, às vezes leva alguns dias para se acostumar, por exemplo, depois de férias, você deseja voltar ao ritmo diário com a hora de dormir fixa.

É melhor dormir muito cansado

Se as crianças não estão realmente cansadas quando você as coloca na cama, não é de admirar que elas não queiram adormecer. Por outro lado, uma criança já pode estar cansada demais para adormecer de maneira descontraída. Se seu filho boceja com frequência, esfrega os olhos, fica irritado ou fica impaciente enquanto brinca, esses são sinais inconfundíveis de que é hora de dormir.
Se o seu filho ainda estiver dormindo ao meio-dia, a soneca do meio-dia não deve ser agendada tarde demais, porque antes de ir dormir à noite, ele deve ficar acordado por pelo menos quatro horas por vez.
Se seu filho não estiver regularmente cansado na hora de dormir, também pode ser que ele precise dormir menos do que antes e a hora de dormir deve ser adiada de acordo. Você também pode tentar diminuir sua soneca.

Os rituais de dormir tornam mais fácil começar a noite

As crianças geralmente acham difícil dizer adeus ao mundo emocionante do dia. Portanto, tire a última meia hora antes de dormir e coloque seu filho na cama de maneira descontraída. Um ritual regular de sono ajuda a acalmá-lo e dá à criança a sensação certa de que ela pode se sentir segura antes de dormir. Dependendo da sua idade e preferências, esse ritual do sono pode parecer diferente: conte ou leia uma história, cante, fale sobre as impressões do dia e, finalmente, um beijo de boa noite. É importante que o ritual do sono noturno seja sempre realizado de forma semelhante – isso dá ao seu filho segurança e a sensação de que tudo está em ordem. Claro, se o seu filho quiser, você pode se revezar na leitura

As chamadas para a cama podem ajudar você a terminar o dia

As crianças muitas vezes ainda passam muito tempo pensando à noite e acham difícil se acalmar. Então é bom conversar sobre os eventos do dia novamente. O que estava acontecendo hoje Quais pessoas desempenharam um papel naquele dia? O que não foi tão legal e o que foi particularmente divertido?
Mesmo que as crianças ainda sejam muito pequenas e não possam falar por si mesmas, pode ser um bom final para o dia se você contar novamente o que elas fizeram e experimentaram durante o dia.
Tais conversas noturnas na cama podem transmitir à criança que elas podem colocar coisas estressantes de lado, com calma e sem preocupações, e ajudar a terminar o dia. Conversas sobre problemas sérios que também podem perturbar a criança devem, no entanto, ser melhor conduzidas durante o dia.

Brinquedos fofinhos são úteis companheiros de sono

Brinquedos fofos, edredons, etc. podem ser de grande ajuda ao adormecer e dormir a noite toda. Os especialistas falam dos chamados “objetos de transição” que facilitam a separação da noite dos pais. Bunny, urso e Schnuffeltuch são, por assim dizer, um “substituto dos pais”, que é aceito como conforto e companheiro ao adormecer. Eles são frequentemente edredons úteis, mesmo durante o dia. É claro que também existem crianças que não estão interessadas em brinquedos fofinhos. Mas se houver brinquedos fofinhos em sua casa, seu filho provavelmente encontrará um pequeno companheiro para amar há muito tempo.

Muitos “distúrbios” externos do sono podem ser evitados

Existem vários fatores externos que podem dificultar o adormecimento e permanecer consideravelmente mais difíceis, mas podem ser amplamente evitados:

  • Banir a TV e o celular do berçário. Limite a quantidade de tempo que seu filho passa no computador ou na frente da TV e tenha uma idéia dos programas e jogos que seu filho está consumindo. Uma hora antes de adormecer deve ser o fim da mídia da tela, como TV, console de jogos, tablet ou smartphone.
  • Luz e ruído podem perturbar gravemente o sono das crianças. Anexar uma opção de blecaute no quarto das crianças e escurecer o quarto para dormir. Dependendo das suas preferências, você pode deixar a luz da noite acesa. Evite barulho na hora de dormir. 
  • Mantenha o apartamento o mais livre de fumaça possível, para que seu filho não seja exposto ao risco de fumar passivamente . De qualquer forma, fumar deve ser absolutamente um tabu no quarto das crianças e no quarto.
  • Não dê ao seu filho bebidas que contenham substâncias estimulantes, como cola, chá gelado e similares. Mesmo pequenas quantidades de cafeína podem matar crianças.
  • Refeições exuberantes e pesadas à noite podem dificultar o sono. Se possível, o jantar deve ocorrer pelo menos uma hora antes de dormir. 
  • Nunca dê ao seu filho pílulas para dormir por conta própria! Procure orientação do pediatra se os problemas de sono persistirem .

Um local claro para dormir cria confiabilidade

As crianças dormem melhor quando estão familiarizadas com o espaço para dormir e se sentem seguras lá. Portanto, faz sentido se as crianças sempre dormem na mesma cama (a menos que você esteja ausente) e também passam a noite inteira lá. A maioria das crianças acorda brevemente várias vezes à noite. Se você estiver familiarizado com o ambiente, se sentirá seguro e, em geral, adormecerá novamente.
Por fim, se o seu filho dorme em sua própria cama no quarto das crianças ou na cama da família após o primeiro ano de vida, é de importância secundária. Esta decisão depende do seu filho e de suas próprias necessidades. A maioria das crianças se sente em boas mãos na própria cama, mas algumas também querem ficar com os pais à noite. Da mesma forma, alguns pais gostam quando todos dormem na cama à noite, enquanto outros os privam do sono. Seja como for, é importante que o local para dormir seja claro para o seu filho e que toda a família se sinta confortável e venha dormir. (A partir de: 17 de janeiro de 2020)

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