Gravidez e parto

8 dicas para manter a tranquilidade na gravidez

Mulher deitada com dores de cabeça

Gravidez – um desafio físico e mental para a futura mãe. O relaxamento e o desligamento são especialmente importantes para as mães em particular.

Trate sua mente e seu corpo para uma pausa, basta desligar: os períodos de descanso são importantes na vida cotidiana. Eles são ainda mais importantes durante a gravidez.

O estresse constante tem efeitos negativos, tanto na mãe quanto no feto. Além das conseqüências diretas à saúde, o estresse também leva à manutenção de hábitos não saudáveis, como má alimentação, fumo ou consumo de álcool.

Como mulher grávida, você entra em estresse de maneira relativamente rápida: trabalho e família precisam ser reconciliados e a parceria mantida.

Além disso, as mudanças físicas – especialmente a crescente barriga – limitam a mobilidade. O corpo impõe um ritmo mais lento à futura mãe, de nove meses ao nascimento.

Preocupações e tédio suprimem a antecipação do bebê quando as mulheres recebem um repouso na cama durante a gravidez para evitar o risco de parto prematuro. Não é incomum que ginecologistas e parteiras os solicitem. 

O trabalho de parto prematuro geralmente é o sinal de alarme e o motivo da recomendação do médico. Mas como as mulheres passam por essas semanas ansiosas? Dicas sobre como as mulheres grávidas sobrevivem à ansiedade, ao tédio e à perda muscular.

Vá devagar!

O primeiro passo para uma gravidez relaxada é diminuir a marcha. Aparafuse suas demandas pessoais. Obtenha ajuda – de amigos, parentes. E não tenha medo de ser mimado.

Planejamento diário

Também faz sentido escrever uma lista de tarefas com tudo o que você precisa fazer durante o dia. Um efeito colateral agradável: você pode descobrir o que realmente precisa fazer – e o que acha que precisa fazer.

Também é aconselhável agendar pausas. Em geral, ainda há tempo para relaxar durante a gravidez. Uma vez que a criança está lá, ela exige toda a sua concentração – geralmente 24 horas por dia.

Deixe-se mimar!

Não hesite em ser mimado – essa pode ser sua principal prioridade durante a gravidez. Coisas que você gosta de fazer, relaxe: um banho relaxante, por exemplo, uma massagem suave ou um trabalho corporal como Reiki ou Shiatsu.

Esporte e sono

Uma boa maneira de desligar é praticar esportes – naturalmente de maneira suave (deve-se evitar o esforço excessivo). Caminhadas longas, ioga (existem cursos especiais para mulheres grávidas), Qi Gong e natação são recomendados.

Um ácaro saudável também contribui para o relaxamento. Se você estiver bem descansado, o estresse pode ser evitado. Importante: Preste atenção à temperatura correta no quarto (16 a 18 graus Celsius é ideal), pés quentes e que o quarto esteja realmente escuro e calmo. Almofadas de formato especial ajudam a encontrar uma posição confortável para dormir, apesar da barriga do bebê. Outra coisa boa: uma soneca curta.

Respire corretamente

Respire livremente! A técnica de respiração correta não apenas relaxa – ela ajuda a reduzir a dor durante o processo de nascimento.

Respire conscientemente: Deite-se relaxado de costas, feche os olhos, solte os braços e as pernas, respire fundo e expire completamente. Figurativamente, a cada expiração, tente afundar um pouco mais no colchão ou na esteira, ou seja, solte um pouco mais.

Dica: você pode fazer sua respiração fluir com a ajuda de sons como “Aaaaa” ou “Ooooo”.

O exercício também pode ser realizado de uma forma ligeiramente modificada enquanto está sentado: sente-se em uma cadeira ou banquinho, feche os olhos. Inspire profundamente, aguarde quatro segundos no final da inspiração antes de expirar. No final da expiração, também faça uma pausa de quatro segundos. Toda vez que você expira, tente relaxar os músculos do pescoço e da região do pescoço.

Meditação

Também na meditação, o foco está na respiração. Para fazer isso, retire-se para um lugar calmo. Sente-se de pernas cruzadas, endireite a coluna e abaixe ligeiramente o queixo em direção ao esterno.

Feche os olhos e inspire e expire profunda e uniformemente. Depois de alguns minutos, você deve se sentir relaxado.

Treinamento autogênico

O treinamento autogênico é uma forma especial de treinamento para relaxamento, é um tipo de sugestão automática. O retiro em sua própria psique ajuda a criar um estado de relaxamento profundo.

O treinamento autogênico também afeta o sistema nervoso vegetativo (atividade digestiva, batimentos cardíacos, respiração, sensação de calor).

A técnica, introduzida no final da década de 1920, é um dos métodos psicoterapêuticos reconhecidos na Áustria.

Exercícios de relaxamento para as costas e estômago

Exercícios para relaxar as costas são benéficos para o seu bem-estar. As costas, em particular, são fortemente carregadas durante a gravidez; o solavanco do bebê às vezes causa problemas de tensão e postura.

Para aliviar o desconforto, deite-se de costas com as pernas dobradas. Agora pressione seu sacro suavemente em direção ao tapete. A parte inferior das costas se destaca tão facilmente do chão. Mantenha sua posição por alguns segundos enquanto continua respirando. Em seguida, pressione suavemente as omoplatas no chão e mantenha-a nessa posição por alguns segundos também. Repita o exercício quatro a seis vezes.

Para relaxar os músculos abdominais, sente-se em uma poltrona. Respire calmamente. Puxe a coluna lombar para trás e para baixo. Uma sensação de tensão é perceptível na parte inferior do abdômen. Permaneça na posição por alguns segundos, repita o processo quatro a seis vezes.

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