9 Sintomas de deficiência de ferro na gravidez

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fadiga e palidez são frequentemente sinais de deficiência de ferro. A gravidez é uma daquelas fases em que pode se desenvolver muito facilmente. Porque, além do corpo da mãe, a criança em crescimento também precisa do oligoelemento vital. A deficiência de ferro na gravidez deve ser compensada por uma dieta saudável e possivelmente suplementos de ferro. Leia mais sobre gravidez e deficiência de ferro aqui!

Gravidez: aumento da necessidade de ferro

Todos os dias tomamos no oligoelemento vital ferro através dos alimentos , que leva em uma variedade de funções no corpo. O ferro – ligado à hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) – é necessário para o transporte de oxigênio no sangue . O ferro também é necessário para formar glóbulos vermelhos.

O corpo pode inicialmente compensar uma deficiência de ferro usando suas reservas de ferro. Se estas estão chegando ao fim, você recebe a forma mais grave de deficiência de ferro, a chamada anemia por deficiência de ferro ( anemia por deficiência de ferro).

Em uma gravidez normal, o bebê em desenvolvimento , ou a formação de sangue adicional para o fluxo sanguíneo no útero, requer cerca de 1.000 mg de ferro , que deve ser fornecido pela mãe, além dos requisitos normais de ferro .

Muitas mulheres entram em gravidez devido a sangramento menstrual e baixa ingestão de ferro através de dieta com reservas de ferro já vazias ou pelo menos reduzidas . Durante a gravidez, a necessidade de ferro aumenta nove vezes no segundo e terceiro trimestre .

É ideal registrar o status de ferro durante o planejamento familiar , em qualquer caso recomendado no primeiro trimestre de gravidez. Além da ferritina , a proteína C reativa (PCR) também deve sempre ser determinada para evitar que o valor seja falsificado por infecções.

Anamnese com perguntas sobre indicações familiares e pessoais de anemia e origem também é importante. Mulheres da África, sul da Europa e sul e sudeste da Ásia têm maior risco de anemia. É óbvio que esse aumento na necessidade de ferro pode levar a uma pronunciada deficiência de ferro nesse caso , com consequências para mãe e filho.

Por que a deficiência de ferro ocorre na gravidez?

Na gravidez, a criança tira da mãe o que precisa para sua própria formação de sangue. Assim, a mulher grávida deve cuidar de si mesma e de seu bebê na barriga. Por esse motivo, a escassez de suprimentos não é tão rara. O útero em crescimento precisa de mais sangue, ou seja, cerca de 30 a 40% a mais. E como o ferro está no sangue, o ferro se torna um dos nutrientes mais importantes durante a gravidez. Os primeiros sintomas de deficiência podem ser sentidos na segunda metade da gravidez. No último terço, essa deficiência pode até se tornar aguda se não houver provisão feita a tempo.

A deficiência de ácido fólico é frequentemente responsável pela deficiência de ferro na gravidez. O ácido fólico é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e o crescimento das células. A necessidade aumenta durante a gravidez, razão pela qual o ginecologista geralmente prescreve ácido fólico. Nos alimentos, o ácido fólico é encontrado em vegetais de folhas verdes, feijão, aveia, cogumelos, fermento, leite e fígado.

Como o ginecologista pode determinar a deficiência de ferro?

A mulher grávida reconhece a deficiência de ferro pelos sintomas típicos, o médico pelo hemograma. Se o valor da hemoglobina, do hematócrito e da ferritina sérica do corpo for muito baixo e houver falta de glóbulos vermelhos, isso indica uma deficiência de ferro. Então é urgente a hora de suplementos de ferro. Se o nível de ferro no sangue atingir um nível crítico, recomenda-se infusões de ferro ou sangue.

Recomenda-se uma ingestão diária de ferro de cerca de 30 mg para mulheres grávidas. É melhor encher as lojas de ferro antes da gravidez!

Consequências da falta de fero

Além dos sintomas “usuais” , como cansaço , palidez, exaustão, cabelos e unhas quebradiços , maior suscetibilidade a infecções, cantos da boca rasgados , etc., a deficiência de ferro ou a anemia por deficiência de ferro podem significar riscos adicionais para mãe e filho:

  • Mau desenvolvimento do bolo da mãe ( placenta ). Como resultado, existe o risco de um suprimento insuficiente de nutrientes importantes ou um suprimento insuficiente de oxigênio ao bebê.
  • Desenvolvimento inicial
  • Partos prematuros
  • Baixo peso ao nascer
  • Retardo de crescimento
  • Diminuição das reservas sanguíneas ao nascimento e, portanto, um risco aumentado de transfusões de sangue com maior perda

melhor prevenção de gravidez e complicações no parto é garantir que uma mulher não entre em gravidez com deficiência de ferro . Uma dieta saudável é o começo, mas, além disso, se houver evidência de uma deficiência, o ferro também deve ser substituído.

Quanto ferro por dia?

Anemia é o tipo mais comum de anemia . É mais comum em mulheres do que em homens devido ao período mensal. Além disso, a necessidade de ferro também depende da idade e – nas mulheres – da gravidez e lactação.

Por exemplo, mulheres entre 25 e 51 anos geralmente consomem cerca de 15 miligramas de ferro por dia. Durante a gravidez, esse requisito aumenta para cerca de 30 miligramas por dia. Esta é a única quantidade que pode prevenir a deficiência de ferro durante a gravidez. Recomenda-se uma ingestão diária de cerca de 20 miligramas de ferro para mulheres que amamentam.

Por que a demanda de ferro aumenta durante a gravidez?

O aumento da necessidade de ferro na gravidez se deve ao fato de que não apenas a mãe, mas também a criança devem receber ferro. Além disso, o útero aumentado e o bolo da mãe ( placenta ) requerem um pouco de ferro. A desnutrição ou desnutrição, portanto, leva à deficiência de ferro mais rapidamente em mulheres grávidas do que em mulheres não grávidas.

A gravidez não anda de mãos dadas com um aumento constante no consumo de ferro, da fertilização ao nascimento : de fato, a necessidade de ferro da mãe e do filho dificilmente aumenta na primeira metade da gravidez. Nesta fase, a ingestão de ferro através de uma dieta equilibrada geralmente deve atender adequadamente à necessidade.

Na segunda metade da gravidez, no entanto, a mulher grávida precisa de significativamente mais ferro. Isso pode tornar necessário tomar suplementos adicionais de ferro.

Consumo de ferro na gravidez

O ginecologista em tratamento verifica regularmente o suprimento de ferro das mulheres grávidas, medindo o nível de ferro no sangue da mulher – o chamado nível de Hb (hemoglobina). Se isso cair abaixo de 11 gramas por decilitro de sangue, há anemia por deficiência de ferro.

O número de glóbulos vermelhos também fornece informações sobre possível anemia. Menos de 3,9 milhões de eritrócitos em um microlitro de sangue indicam deficiência de ferro. Existem também outros parâmetros úteis (como ferritina , receptor de transferina) no diagnóstico de deficiência de ferro.

Quais alimentos contêm muito ferro?

Existem alimentos que podem encher lentamente as lojas de ferro e devem ser consumidos mais durante a gravidez. Para melhorar a absorção do ferro, é melhor beber um copo de suco de laranja, toranja ou espinheiro ou polvilhar com um pouco de suco de limão com alimentos que contenham ferro.

  • carne vermelha magra 
  • Ovos
  • Peixe e marisco
  • legumes
  • nozes
  • Produtos integrais, como milho e aveia
  • frutas secas, especialmente damascos
  • sucos vermelhos como suco de uva, cereja e beterraba
  • Legumes como espinafre, brócolis, ervilha, feijão, erva-doce e beterraba

Os suplementos de ferro são realmente necessários durante a gravidez?

Na maioria dos casos, uma dieta rica em ferro durante a gravidez não é suficiente para cobrir a necessidade diária de ferro de 30 mg. Além disso, apenas cerca de 10% do ferro da dieta é absorvido pelo organismo, e é necessária uma ação rápida no caso de deficiência aguda de ferro.

O que deve ser considerado ao tomar suplementos de ferro?

  •  Você nunca deve tomar suplementos de ferro por conta própria! Se você suspeitar de uma deficiência de ferro, discuta isso em detalhes com seu ginecologista. Com base nos valores sanguíneos, ela pode ver exatamente quanto ferro o corpo precisa para evitar uma overdose.  
  • É melhor tomar suplementos de ferro com o estômago vazio ou 30 minutos antes ou cerca de 2 horas após as refeições. 
  • O ferro não deve ser tomado com magnésio, porque eles interferem na absorção um do outro. Se ambos forem necessários, deve haver pelo menos duas horas entre cada dose. 

Se os suplementos de ferro forem tomados a tempo, os sintomas típicos desaparecem rapidamente e a mãe e o bebê são atendidos. 

Sintomas de deficiência de ferro

A deficiência de ferro geralmente permanece despercebida enquanto o corpo ainda puder usar as reservas de ferro. Se estes forem esvaziados, os seguintes sintomas aparecerão:

  • Palidez da pele e membranas mucosas
  • Pobre concentração
  • Degradação
  • Fadiga
  • Maior suscetibilidade a infecções
  • Perda de cabelo
  • Cortes na boca
  • Unhas quebradiças ou estriadas
  • Dor de cabeça

O que fazer em caso de deficiência de ferro?

A gravidez com deficiência persistente de ferro apresenta perigos para mãe e filho. O nascimento prematuro e o baixo peso ao nascer estão associados à deficiência.

Para evitar a deficiência de ferro na gravidez, as mulheres devem compensar a falta existente antes da gravidez. Isso depois reduz o risco de deficiência de ferro na gravidez.

Se isso ocorrer, deve ser reconhecido e tratado o mais cedo possível. Após três a seis semanas de uso de suplementos de ferro, os valores melhoram significativamente. Para reabastecer as reservas do organismo, a preparação deve ser realizada por mais seis meses.

Em bebês prematuros, suplementos de ferro podem ser úteis. No entanto, isso só deve ser feito a partir da 8ª semana de vida e somente sob supervisão médica. Os médicos não recomendam um suprimento adicional de ferro em crianças que nascem maduras – devido aos efeitos adversos no crescimento.

Gravidez: Coma saudável primeiro e depois suplementos de ferro

O ferro é encontrado principalmente em carnes magras, mas também em frutas e legumes (como brócolis, couve ou espinafre), em produtos de cereais, como pão integral e muesli, além de nozes e soja. Com esses alimentos, você deve primeiro tentar cobrir suas próprias necessidades de ferro. Se isso não for suficiente, o médico recomendará um suplemento de ferro – para que seu corpo não sofra de uma deficiência e o desenvolvimento e a saúde do seu filho não sejam prejudicados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *