A importância da Vitamina D para bebês e crianças

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A vitamina D desempenha um papel importante na formação óssea. A suplementação é apenas, mas não apenas, importante para os bebês de inverno, a fim de evitar deficiências e estimular o sistema imunológico.

Após o nascimento, os novos pais são avisados ​​pelo médico, o mais tardar no segundo exame médico, de que devem fornecer ao filho vitamina D adicional até os dois anos de idade. Até alguns anos atrás, muito poucos de nós já ouvimos falar em vitamina D. Enquanto isso, mais e mais adultos estão tomando os preparativos correspondentes para prevenir ou compensar uma deficiência.

Vitamina D para bebês – prevenção de doenças graves

Qualquer pessoa que esteja esperando um filho certamente recebeu uma recomendação da parteira ou de um médico para dar ao bebê vitamina D regularmente após o nascimento. Mas o que há por trás disso? A vitamina D protege a criança do raquitismo, uma doença óssea grave, mas também parece diminuir o risco de inúmeras outras doenças. Este artigo resume tudo o que os pais devem saber sobre vitamina D.

A vitamina D é realmente necessária para o bebê?

A vitamina D é convertida em um hormônio no corpo e desempenha um número incrível de funções importantes. Por exemplo, controla o desenvolvimento e a função do sistema imunológico e influencia o sistema cardiovascular e o ciclo celular.

No entanto, é mais conhecido por seu papel no controle da absorção de cálcio e fosfato. (1) Esses dois minerais são os principais componentes de nossos ossos e desempenham um papel importante no metabolismo. Com uma deficiência de vitamina D , o bebê não pode absorver os minerais importantes e os ossos não podem crescer adequadamente

Por que os bebês têm muito pouca vitamina D?

No caso de bebês amamentados, geralmente é a falta de vitamina D da mãe que leva à deficiência de vitamina D da criança. Bebês que não são amamentados costumam ter poucas chances de satisfazer suas necessidades.

A vitamina D pode ser produzida pelo próprio corpo – mas isso requer luz solar direta sobre a pele nua. Essa produção de vitamina D através do sol é nossa principal fonte de vitamina D, mas infelizmente a exposição solar nos meses de inverno na Europa Central e do Norte não é suficiente para produzir vitamina D. (5, 6)

Mesmo no verão, um bebê vestido – sem protetor solar no rosto – teria que ser exposto à luz solar direta por algumas horas para produzir vitamina D suficiente – no entanto, como os bebês dificilmente são expostos ao sol direto, esse valor quase nunca é atingido. (7)

No verão, bebês não amamentados são, portanto, dependentes de suplementos de vitamina D na maioria dos casos.  

O que já está causando um sério impacto nos adultos é devastador para os bebês: porque, embora muitos adultos possam recorrer ao armazenamento de vitamina D a partir do verão, isso é muito pequeno em recém-nascidos, o risco de deficiência grave é extremamente alto.

Além disso, especialmente nos primeiros meses, os bebês mostram um tremendo crescimento e o esqueleto é formado – uma deficiência de vitamina D durante esse período leva a malformações graves, algumas das quais são irreversíveis. Um desenvolvimento saudável do sistema imunológico, sistema nervoso e cérebro também depende da vitamina D – uma deficiência pode levar a doenças auto-imunes, distúrbios do desenvolvimento e doenças graves.

Para que meu bebê precisa de vitamina D?

Os pais sempre querem saber tudo exatamente quando se trata da saúde do bebê. Especialmente com comprimidos ou gotas, que você deve dar ao seu bebê, que tem apenas alguns dias, todos os dias, é compreensível que os pais perguntemos novamente para que serve essa vitamina D.

Costumava-se pensar que a vitamina D desempenhava um papel importante no crescimento ósseo. Mas, enquanto isso, mais processos foram identificados nos quais a vitamina D desempenha um papel importante:

  • Fortalecendo os ossos
  • Fortalecendo os músculos
  • Formação dentária
  • Apoio do sistema imunológico na defesa contra patógenos
  • Inibição do sistema imunológico no caso de reações imunológicas excessivas e, portanto, moderação de doenças autoimunes
  • Proteção das células nervosas no cérebro
  • Influência positiva no sistema cardiovascular
  • Abaixando a pressão sanguínea
  • Prevenção de doenças vasculares
  • Efeito protetor contra o câncer

O que é vitamina D e de onde meu filho a extrai?

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura e é 80 a 90% produzida pelo nosso corpo quando a luz UVB atinge nossa pele nua. A vitamina D só pode ser absorvida em pequenas quantidades através dos alimentos. A vitamina D é armazenada no tecido muscular e adiposo.

A razão pela qual os médicos aconselham a suplementação de vitamina D em bebês e crianças pequenas é que os bebês geralmente são expostos a pouca luz solar direta nos primeiros meses e anos – o que também é correto e importante para a pele sensível do bebê – e também acima leite materno e comida para bebê são consumidos apenas em pequenas quantidades de vitamina D.

Para crianças mais velhas e adultos, é suficiente deixar o sol brilhar sobre a pele nua nos braços, mãos e rosto duas vezes por semana por cerca de 30 minutos ou melhor por cerca de 15 minutos entre abril e setembro. Também é importante aqui que nenhuma proteção solar tenha sido aplicada antecipadamente, pois isso bloqueia amplamente a formação de vitamina D.

Peixes que contenham vitamina D, como arenque e salmão, também devem ser consumidos pelo menos uma vez por semana. Outros alimentos que contêm quantidades significativas são leite, manteiga, ovos e abacates. No entanto, estes não são suficientes para nos fornecer a vitamina em quantidades suficientes através dos alimentos. Também interessante: o leite de verão de vacas de pasto – ou seja, vacas que estão realmente ao ar livre no verão – tem até dez vezes mais vitamina D do que o leite de inverno e o leite de vacas de interior.

Em outros países, como B. Nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, alguns alimentos como margarina ou leite são basicamente enriquecidos com vitamina D. Conosco isso não é permitido.

Todos esses fatores dificultam o fornecimento adequado de vitamina D a nossos bebês e crianças pequenas, razão pela qual é necessária uma dose adicional de vitamina D.

Quanta vitamina D meu bebê precisa?

Os bebês têm uma necessidade aumentada de vitamina D no primeiro ano de vida para garantir um crescimento ósseo saudável. A Sociedade Alemã de Pediatria e Medicina do Adolescente (DGKJ), portanto, recomenda a administração diária de 10-12,5 µg (400-500 UI (unidades internacionais) de vitamina D) desde a amamentação e crianças não amamentadas desde a primeira semana de vida até o primeiro aniversário. pode continuar no inverno no segundo ano de vida.

Uma dose adicional de vitamina D pode ser útil a partir dos dois anos de idade, mas, de acordo com o DGKJ, não é absolutamente necessário. Aqui você deve responder individualmente às necessidades de seu próprio filho. Se seu filho passa muito tempo ao ar livre e é nutrido de acordo, ele pode já estar bem abastecido com vitamina D – pelo menos no verão.

Se você quer estar no lado seguro, verifique o status da vitamina D com uma análise de sangue no pediatra.

A vitamina D está disponível em gotas e comprimidos. O formato da gota é adequado para bebês. Também existem comprimidos mastigáveis ​​com gosto para bebês e crianças. Alguns médicos também recomendam preparações combinadas com vitamina D e flúor. 

A suplementação com vitamina D é fortemente recomendada para bebês que não amamentam. Existem duas opções para suplementos de vitamina D para bebês:

  1. Comprimidos de vitamina D dissolvidos em uma colher
  2. Vitamina D líquida como uma gota ou óleo

Como os comprimidos de vitamina D geralmente contêm vários aditivos, enquanto os óleos de vitamina D consistem principalmente em apenas um óleo vegetal e vitamina D, aos nossos olhos, as gotas de vitamina D são a melhor opção para bebês.

A vitamina D para recém-nascidos está disponível mediante receita médica, que todo pediatra terá prazer em emitir. O seguro de saúde paga os custos.  

A dosagem certa de vitamina D para bebês e crianças

As doses mínimas requeridas de vitamina D são dadas como se segue.

EraDosagem / dia
Bebês prematurosAté 1000 UI após consulta com um médico
0 – 1 ano400-500 UI
A partir de 1 ano500-600 UI
mais de 2 anos500-600 UI de setembro a maio

Tal como acontece com adultos, doses semanais não devem ser usadas em bebês.

Vitamina D – melhor em conjunto com vitamina K2

Em ambos os casos, a vitamina K2 também deve ser administrada, que trabalha em estreita colaboração com a vitamina D. Sem a vitamina K2, o cálcio absorvido pela vitamina D não pode ser usado adequadamente – no entanto, isso é urgentemente necessário, especialmente na infância.

Especialmente recomendados são produtos de combinação especial para bebês que contêm as duas vitaminas na proporção exata. Deve-se notar que o ingrediente ativo K2 é 100% trans-vitamina K2 MK7, uma vez que outras formas são parcialmente ineficazes.

Encontre preparações adequadas na Internet

Com base nas doses e critérios mencionados (óleo, livre de aditivos, proporção correta de vitamina D para K2), as seguintes preparações podem ser sugeridas.

 dosagemPara pesquisar na internet *
para o bebê200 UI + 15 µgVitamina D3 + K2 MK7 + crianças + bebês + 100% all-trans + vegan
para a mãe2500 UI + 100 µgVitamina D3 + K2 MK7 + 2500 UI + 100 µg + dose alta + 100% all-trans + vegan

Que consequências uma deficiência de vitamina D pode ter para o meu filho?

Se o nível de vitamina D do seu filho estiver permanentemente baixo demais, isso poderá ter efeitos negativos na saúde. Especialmente nos primeiros anos de vida, uma deficiência pode levar à redução da calcificação dos ossos e, portanto, ao raquitismo. As consequências e sintomas do raquitismo são:

  • Amolecimento ósseo
  • Curvatura da coluna vertebral
  • Formar pernas O ou X fortes
  • Fraqueza muscular
  • Apreensões dos músculos
  • Caixa torácica aberta
  • Erupção dentária atrasada
  • Cárie
  • Problemas de esmalte
  • músculos abdominais enfraquecidos
  • articulações inchadas
  • Atrasos gerais no desenvolvimento motor
  • Maior suscetibilidade a infecções
  • constipação

Vitamina D e cálcio

O corpo precisa de cálcio para que a vitamina D absorvida seja armazenada nos ossos. Portanto, é importante obter cálcio suficiente através de uma dieta equilibrada. Alimentos contendo cálcio, em particular, são p. B. brócolis, milho, salsa, leite e ovos.

Aumento do risco de deficiência de vitamina D

Adolescentes e crianças na Europa, especialmente no norte, acham difícil absorver vitamina D suficiente pela pele. O sol brilha muito raramente e não no ângulo certo da nossa pele. As crianças de pele escura que moram na Alemanha, em particular, têm maior risco de deficiência de vitamina D. Sua pele precisa de 10 a 50 vezes a dose dos raios UVB para produzir a mesma quantidade de vitamina D que seus pares de pele clara. Além disso, crianças e adolescentes não passam tempo suficiente ao ar livre hoje, o que favorece uma possível escassez. Após esclarecimentos com o médico, a suplementação de vitamina D faria sentido aqui.

Muita vitamina D é prejudicial ao meu filho?

Ajudar muito não é uma boa idéia para a suplementação de vitamina D. Se o seu filho ingere uma dose muito alta de vitamina D por um longo período, isso leva a um aumento da concentração de potássio no sangue, com possíveis conseqüências graves para a saúde. Uma overdose de vitamina D pode causar os seguintes sintomas de intoxicação:

  • náusea
  • Vomitar
  • Sede forte
  • uma dor de cabeça
  • fadiga

O limite superior seguro para a ingestão suplementada de vitamina D é de no máximo 25 µg por dia para crianças (1.000 UI) e 50 µg por dia para adultos (2.000 UI). Se não tiver a certeza, consulte o seu pediatra ou farmácia para aconselhamento sobre a dose individual do seu bebê ou criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *