As 20 frutas mais saudáveis ​​na gravidez

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Antes de tudo, quem anuncia a gravidez pode esperar muita alegria como reação. Você também receberá rapidamente conselhos (claro que bem-intencionados), muitos dos quais relacionados à sua dieta. Obviamente, é aconselhável seguir algumas regras, mas não se deixe enlouquecer! Uma mudança completa na dieta não é necessária. Além disso, as recomendações mudam a cada poucos anos, para que circulem opiniões conflitantes. Neste ponto, explicamos o que você precisa saber para comer frutas e legumes durante a gravidez.

Além de vitaminas importantes, frutas e vegetais também fornecem fibras e minerais, além de fitoquímicos e antioxidantes. É por isso que eles estão no menu das mulheres grávidas. A boa notícia: não importa qual é a sua variedade favorita, não há frutas ou vegetais que geralmente sejam um tabu para as gestantes.

Uma e outra vez ouve-se que as mulheres devem evitar legumes e alho-poró durante a gravidez. Isso geralmente não é verdade. Como feijão, cebola, etc. são difíceis de digerir, podem causar flatulência e náusea. Apenas tente como eles te pegam. Se você não tiver reclamações, vá com calma. O fato é que as leguminosas são boas fontes de ferro.

Uma dieta rica em vitaminas e com muitas frutas e vegetais frescos é essencial para a futura mãe e o feto, especialmente durante a gravidez. Maçãs, damascos, diferentes tipos de frutas, bananas e até frutas exóticas, além de saborearem muito, são boas para a saúde. Seu amor, em particular, se beneficia de seu estilo de vida saudável durante a gravidez.

Aqui, você descobrirá por que uma dieta rica em vitaminas e nutrientes é tão importante durante a gravidez, mas também durante a amamentação, e que tipos de frutas você deve usar particularmente frequentemente durante esse período. Também esclarecemos o que precisa ser considerado antes de comer frutas .

Por que a nutrição materna é tão importante para os nascituros

Através da placenta, o cordão umbilical garante que seu bebê receba adequadamente os nutrientes e oxigênio mais importantes. A placenta e o cordão umbilical estão perfeitamente coordenados para garantir o desenvolvimento saudável e o crescimento da criança.

Defesas e anticorpos importantes, que protegem seu filho de infecções e patógenos nos primeiros meses após o nascimento , também são transmitidos da placenta para seu filho através do cordão umbilical. Ao mesmo tempo, o cordão umbilical serve para devolver o sangue usado e certos resíduos à corrente sanguínea da mãe.

Quanto mais saudável você se alimentar, melhor será para a saúde e o desenvolvimento do seu filho. Você também pode prevenir sintomas de deficiência e outras queixas em seu bebê.

Se você não era um grande amante de frutas antes da gravidez, tente pelo menos pegar uma ou outra bomba de vitaminas com frutas durante a gravidez.

E as chances não são tão ruins de que você possa encontrar algumas frutas nos nove meses, já que o paladar geralmente muda durante a gravidez.

Os principais nutrientes na gravidez

Durante a gravidez, você e seu bebê precisam de um número particularmente grande de vitaminas, nutrientes e oligoelementos. Acima de tudo, ácido fólico, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A e C, vitaminas B12 e B6, zinco, potássio e iodo.

Uma overdose de comer dificilmente é possível. No entanto, se você estiver pensando em tomar suplementos alimentares adicionais, definitivamente discuta isso com seu ginecologista ou parteira com antecedência . Isso impedirá que você tome uma overdose, o que pode prejudicar você e seu bebê.

Por que esses nutrientes são tão importantes na gravidez:

Ácido fólico : evita malformações, como as costas abertas, e é necessário para o processo de crescimento e divisão celular do bebê. O ácido fólico também é importante para a produção de sangue materno.

Ferro : A necessidade de ferro aumenta bastante durante a gravidez, pois, entre outras coisas, o volume de sangue aumenta.

Cálcio : importante para os dentes e ossos do bebê e da mãe.

Magnésio : é necessário para construir os ossos do bebê e também evita cãibras na futura mãe.

Vitamina C : Não apenas fortalece o sistema imunológico da mãe e do filho, mas também é essencial para o desenvolvimento do cérebro da criança e para o desenvolvimento do centro de memória.

Você deve considerar isso antes de comer frutas

As boas notícias imediatamente : você não precisa ficar sem frutas durante a gravidez. Felizmente, frutas frescas, bem como secas, congeladas e em conserva podem ser consumidas durante a gravidez sem consciência de culpa. E você deve fazer o suficiente para fornecer a si mesmo e ao seu tesouro vitaminas valiosas suficientes.

No entanto, antes de comer as frutas, lave-as cuidadosamente antes. No entanto, é suficiente lavar as maçãs etc. com água da torneira fria e depois limpe-as com uma toalha. Desinfetante ou mesmo desinfetar a fruta não é realmente necessário.

Se você ainda tem preocupações sobre comer a tigela, pode descascar a fruta ou recorrer a frutas cultivadas organicamente . Portanto, você pode ter certeza de que sua fruta não contém resíduos de pesticidas.

A melhor maneira de lavar as uvas é colocá-las em uma tigela cheia de água e segurá-las novamente em água corrente. Com bananas, tangerinas, laranjas e kiwis ou melões, é claro que basta remover apenas a casca.

Atenção : Frutas que já foram fatiadas, bem como saladas preparadas no supermercado, devem ser evitadas durante a gravidez.

Existe o risco de listeria perigosa. A Listeria é uma doença bacteriana que ocorre relativamente raramente, mas, além de abortos, também pode levar a infecções no feto.

As 20 frutas mais saudáveis ​​da gravidez

Resumimos não apenas os tipos de frutas mais saborosos, mas também os mais saudáveis ​​durante a gravidez:

Cerejas Acerola : As pequenas bagas vermelhas e antioxidantes são verdadeiros superalimentos e estão entre as frutas mais ricas em vitamina C. 


Maçãs : “Uma maçã por dia mantém o médico afastado.” E não é só isso: as maçãs são ricas em ácido fólico e fibra. No entanto, é melhor deixar a tigela ligada, pois a maioria das vitaminas está na tigela ou logo abaixo dela.


Damascos : As frutas deliciosas e suculentas não são apenas verdadeiras fornecedoras de magnésio, mas também cheias de potássio e beta-caroteno (o precursor da vitamina A). Graças ao alto teor de magnésio, o consumo de damascos frescos ou secos evita o trabalho de parto prematuro e as cãibras nas pernas relacionadas à gravidez.


Abacates : A fruta verde é o lar de muitos nutrientes importantes para as mulheres grávidas. Além do ácido fólico, ferro, vitamina B6 e ácidos graxos insaturados saudáveis ​​também estão incluídos.


Bananas : Uma verdadeira fonte de cálcio e potássio pode ser encontrada nos frutos amarelos e energéticos, que, juntamente com as maçãs, são um dos tipos mais populares de frutas na Alemanha. As bananas também contêm vitamina B6 e ácido fólico. No entanto, como as bananas têm um efeito de recheio, você deve consumi-las apenas com moderação. 


Peras : Além do ácido fólico, as frutas que drenam o estômago e também contêm vitamina A, potássio, cálcio e fósforo. As peras com baixo teor de ácido são, portanto, boas para a construção de músculos e ossos, bem como para todo o sistema nervoso. 


Amoras e framboesas : as saborosas frutas da família das rosas contêm potássio, ácido fólico, ferro, fibra, beta-caroteno e vitaminas E e C. Portanto, ambos os tipos de frutas são perfeitamente adaptados às necessidades das mulheres grávidas. No final da gravidez, um chá que promove o trabalho de parto também pode ser feito a partir das folhas dos frutos.


Cranberries : Tão pequeno, mas não deve ser subestimado. As bagas anti-inflamatórias estão cheias de ferro e potássio e também contêm antioxidantes valiosos. Assim, os cranberries não são apenas recomendados para infecções do trato urinário, que podem ocorrer com mais frequência na gravidez, mas também fortalecem o sistema imunológico e têm um efeito positivo nos problemas estomacais. 


Datas e figos : datas e figos não ficam bem quando frescos. Mesmo quando seca, a fruta pode pontuar com seu conteúdo de nutrientes. Além de magnésio e cálcio, tâmaras e figos também contêm beta-caroteno. Os figos também podem ajudar a limpar a constipação.


Fruta do dragão : A fruta exótica não só convence com sua aparência única e sabor agridoce. A fruta do dragão fornece ferro, cálcio, beta-caroteno e vitaminas B, C e E. Em grandes quantidades, no entanto, a fruta exótica não deve ser consumida devido ao seu efeito laxante.


Morangos : A popular fruta do verão não é apenas incrivelmente saborosa, mas também é uma verdadeira fonte de vitaminas e minerais para mulheres grávidas. Além de ácido fólico e zinco, a baga doce também contém ferro, potássio e cálcio, além de fibras. E mesmo sem cobertura de chocolate, os morangos são um banquete para o paladar!


Goiaba : Infelizmente, as goiabas nem sempre estão disponíveis em todos os lugares. Portanto, se você observar essas frutas exóticas durante as compras, vale a pena comprá-las. Porque as deliciosas frutas contêm uma quantidade incrível de vitamina C, além de ferro, cálcio, potássio, fósforo e vitamina A. As frutas tropicais também são recomendadas para os desejos.


Mirtilo : As pequenas bombas de vitamina azul estão cheias de ácido fólico, ferro, beta-caroteno e vitamina E. Ao mesmo tempo, os mirtilos têm um efeito anti-inflamatório, fortalecem o sistema imunológico e ajudam, principalmente quando secos, contra a diarréia .


Groselha preta : as deliciosas groselhas negras são pequenas, mas poderosas. O alto teor de vitamina C torna as bagas altamente recomendadas para mulheres grávidas. Ao mesmo tempo, contém muito potássio e cálcio e as groselhas também têm um efeito drenante. 


Mamão : Uma verdadeira fruta poderosa é o saboroso mamão, que além de muita vitamina C também contém vitamina A, beta-caroteno, bem como magnésio e ácido fólico. Mas isso não é tudo. Como o mamão também é rico em fibras, tem um efeito positivo nas queixas gastrointestinais. 


Maracujá (maracujá) : O fruto exótico, que tem um sabor particularmente aromático com a pele enrugada, é uma fonte muito boa de ferro. Maracujá também é rico em vitaminas A, B e C e contém magnésio e cálcio, entre outras coisas.


Melancias : As deliciosas melancias estão cheias de minerais importantes e oligoelementos, como ferro e potássio. Ao mesmo tempo, a fruta é muito baixa em calorias e tem um efeito positivo na retenção de água . Mesmo com a constipação, comer melancia pode ajudar a combater a constipação , mas apenas com o estômago vazio e não em combinação com outros alimentos . Aliás, os grãos podem ser consumidos sem hesitação, pois também contêm vitaminas e ácidos graxos insaturados.


Uvas : As frutas irresistíveis e doces contêm muito ácido fólico e potássio e são ricas em vitaminas e fibras. Eles também aumentam a digestão e diminuem a pressão sanguínea. No entanto, é preferível usar as uvas vermelhas e azuis, porque elas também capturam radicais livres.


Frutas cítricas (incluindo laranja, toranja, kumquat e limão): são ricas em vitamina C e, portanto, são particularmente adequadas para uma melhor absorção de ferro e, ao mesmo tempo, fortalecem o sistema imunológico.


Ameixas : estimula a digestão e tem um efeito laxante na constipação, que muitas vezes atormenta as mulheres grávidas. 


Se você sentir falta da sua fruta favorita na lista, não precisa se preocupar. Todos os outros tipos de frutas, como quadris, melões, caquis, cerejas, kiwis, tangerinas, mangas, cerejas azedas ou pêssegos, são muito saudáveis ​​e podem ser consumidos com segurança durante a gravidez.

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