Como a dieta afeta a fertilidade

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Uma dieta equilibrada e nutritiva pode ter um impacto positivo na fertilidade. A qualidade e a origem dos alimentos também desempenham um papel, porque os poluentes dos alimentos, principalmente metais pesados, podem ter um impacto negativo na capacidade reprodutiva. Como a cafeína e o álcool podem ter um impacto negativo, o prazer deve ser reduzido quando você planeja ter filhos.

Especialmente o fornecimento do corpo de vitaminas, minerais e substâncias vegetais é muito importante quando você quer ter filhos. Mas o peso corporal também desempenha um papel importante, porque o excesso de peso ou o baixo peso podem alterar o equilíbrio hormonal no corpo.

Nutrição equilibrada para fertilidade

Uma dieta equilibrada é especialmente importante quando você quer ter filhos. Um corpo bem cuidado não deixa você grávida mais rápido automaticamente, mas vitaminas, minerais e gorduras saudáveis ​​podem contribuir significativamente para a sua própria saúde – um dos pré-requisitos principais para a gravidez. Alguns nutrientes, como o zinco ou o ácido fólico, também têm um grande impacto no equilíbrio hormonal e, portanto, podem contribuir para a fertilidade.

Dicas gerais

  • Coma pelo menos cinco porções de legumes ou frutas por dia, de preferência frescas.
  • Prefira cereais integrais em vez de produtos de farinha branca.
  • Morda um punhado de nozes por dia, de preferência nozes ou amêndoas.
  • Coma legumes em vez de carne para fornecer ao seu corpo proteínas de alta qualidade.
  • Inclua peixe (preferencialmente peixe oleoso, como arenque ou salmão) em seu menu duas vezes por semana.
  • Evite fast food e produtos altamente processados.
  • Beba menos álcool ou evite-o completamente quando quiser ter filhos (por favor, também durante a gravidez).
  • Economize em açúcar e sal.
  • Beba o suficiente: diariamente cerca de 1,5 litros de água ou chás sem açúcar são ideais.
  • Reduza o consumo de café para um máximo de uma a duas xícaras por dia.

Em vez disso, escolha alimentos orgânicos

Frutas, vegetais e cereais cultivados organicamente contêm menos pesticidas do que os cultivados tradicionalmente. A poluição por metais pesados ​​também é significativamente menor devido à ausência de fertilizantes artificiais quando os produtos orgânicos são cultivados. Como eles podem reduzir a fertilidade, é aconselhável evitar metais pesados ​​(não apenas) quando você quer ter filhos. Embora a ingestão através da água subterrânea e de produtos orgânicos não possa ser completamente evitada, a carga sobre alimentos orgânicos é significativamente menor.

Podemos até receber metais pesados ​​através de produtos de origem animal, ou seja, quando os animais recebem ração convencionalmente fertilizada. Aqui também a origem orgânica é a alternativa menos poluente.

Evite peixes contaminados com mercúrio

Devido à crescente poluição ambiental, ingerimos cada vez mais mercúrio através de peixes e frutos do mar. Os peixes predadores, em particular, têm um alto teor desse metal pesado, uma vez que estão no topo da cadeia alimentar nos oceanos e, portanto, o mercúrio pode se acumular fortemente neles. O Escritório Federal de Avaliação de Riscos recomenda evitar o atum durante a gravidez, lactação e se você deseja ter filhos .

Os seguintes peixes também podem conter altas doses de mercúrio:

  • Peixe-espada
  • Tamboril
  • Linguado
  • Tubarão
  • enguia

Peixes grosseiros, como arenque, carpa e salmão, são menos poluídos e, portanto, inofensivos.

Essas vitaminas e minerais apóiam a fertilidade

Não apenas durante a gravidez o corpo precisa de uma dieta particularmente nutritiva, vitaminas e minerais também podem apoiar a fertilidade durante o desejo de ter filhos. Alimentos com alta densidade de nutrientes contêm um número particularmente grande de nutrientes em relação ao seu conteúdo energético. A falta de certas vitaminas, minerais ou gorduras pode até limitar a fertilidade. Os seguintes são particularmente importantes:

Ácido fólico : O ácido fólico (vitamina B9) está significativamente envolvido em importantes processos de divisão celular e na produção hormonal. Também desempenha um papel importante na maturação dos ovos e na formação do endométrio. Estudos demonstraram que mulheres em idade fértil com 200 microgramas de folato na dieta consomem muito pouco ácido fólico em sua dieta, em vez da ingestão mínima recomendada de 300 microgramas por dia. Como a vitamina vital é particularmente importante nas primeiras semanas de gravidez, os especialistas recomendam tomar um suplemento de ácido fólico com pelo menos 400 a 600 microgramas de folato todos os dias quando você está tentando engravidar.

Complexo de vitamina B : Outras vitaminas do complexo de vitamina B, especialmente as vitaminas B5, B6 e B12, são essenciais para a fertilidade, porque estão envolvidas na produção de hormônios sexuais. A vitamina B5 também é um componente importante do metabolismo da vitamina D, essencial para a fertilidade masculina e feminina.

Vitamina D : Um suprimento suficiente de vitamina D tem um efeito positivo no equilíbrio hormonal nas mulheres. A vitamina D também desempenha um papel importante no metabolismo do cálcio, porque garante que o mineral importante seja incorporado aos ossos. Os ossos representam (não apenas) um importante reservatório de cálcio do corpo durante a gravidez.No homem, a vitamina D melhora a qualidade e a vida dos espermatozóides.

Zinco : O oligoelemento zinco é igualmente importante para mulheres e homens, pois estimula a formação de hormônios sexuais. Torna o esperma mais resistente e duradouro. Além disso, o zinco está envolvido no metabolismo de outros hormônios importantes para a fertilidade : insulina, prostaglandinas , hormônios de crescimento e hormônios da tireóide. O zinco também é importante para a proteção das células e para os processos de reparo do corpo, ainda mais – protege contra a poluição excessiva de metais pesados, que por sua vez pode ter um efeito positivo na fertilidade.

Iodo : O iodo é essencial para a função tireoidiana normal. Os hormônios tireoidianos, por sua vez, são extremamente importantes para o equilíbrio hormonal e, é claro, para a produção de hormônios sexuais. Por exemplo, uma tireóide hiperativa devido à deficiência de iodo pode levar à infertilidade . A deficiência de iodo aumenta o risco de aborto . Alemanha, Suíça e Áustria, entre outras, são consideradas áreas deficientes. Além do sal iodado, os suplementos alimentares são a fonte mais importante de iodo para atender à necessidade diária de 200 microgramas de mulheres e homens em idade fértil.

Selênio : em estudos, foi demonstrado que a administração adicional de selênio melhora a quantidade e a qualidade do esperma.

Vitamina E : A proteção celular é uma das tarefas mais importantes da vitamina E no organismo. Isso beneficia áreas especialmente sensíveis, como os hormônios produzidos na hipófise e nos órgãos genitais. A deficiência de vitamina E pode levar a problemas de fertilidade, entre outras coisas. Uma overdose deve ser evitada, no entanto, porque o corpo pode armazenar a vitamina E solúvel em gordura. Para mulheres em idade fértil, doze miligramas de vitamina E são recomendados diariamente, para homens entre 14 e 15 miligramas.

Ácidos graxos ômega-3 : As “gorduras saudáveis” parecem ter um efeito harmonizador no sistema imunológico das células, o que é particularmente importante para a implantação e manutenção da gravidez. Em um estudo recente em centros de fertilidade, foi demonstrada recentemente uma conexão entre a maior probabilidade de gravidez e a ingestão de cápsulas de ômega-3 com os dois ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA (480 miligramas por dia). A qualidade do esperma também se beneficia de um suprimento adequado de ácidos graxos insaturados.

O peso corporal afeta a capacidade reprodutiva

A dieta e o peso corporal estão intimamente relacionados – mas isso também se aplica ao peso corporal e à fertilidade. Os efeitos de estar abaixo do peso ou acima do peso são particularmente grandes no ciclo feminino . As mulheres com baixo peso geralmente não ovulam mais em seus ciclos porque o corpo muda para o “modo de emergência”; afinal, a reprodução custa muita energia.

Por outro lado, uma quantidade excessiva de gordura corporal pode afetar o equilíbrio hormonal: ao contrário da crença popular, a gordura corporal não é apenas um armazenamento de excesso de calorias durante os maus momentos, mas também está envolvida em vários processos hormonais. A gordura da barriga, em particular, tem uma influência decisiva no equilíbrio hormonal, pois pode converter hormônios sexuais masculinos em femininos. Nos homens com sobrepeso, isso geralmente se manifesta na formação de “mamas”, além disso, a qualidade dos espermatozóides é um pouco pior do que a do peso normal.

Mulheres obesas são mais propensas a sofrer da síndrome da PCO , causada por desequilíbrio hormonal. Na síndrome da PCO, muito pouco FSH (hormônio folículo-estimulante) necessário para a maturação do ovo é liberado na primeira metade do ciclo , mas o LH (hormônio luteinizante) , responsável pela ovulação , aumenta. Devido ao excesso de LH, o corpo produz mais andrógenos (especialmente testosterona ), que nessa quantidade não podem ser convertidos pela gordura corporal em estrógenos – o nível de testosterona no sangue aumenta, o que impede um ciclo normal .

A síndrome da PCO está, por sua vez, associada à resistência à insulina , precursora do distúrbio metabólico do diabetes mellitus. O hormônio insulina é liberado pelo pâncreas para transportar a glicose (açúcar) contida no alimento para as células do corpo. Com a resistência à insulina, as células são menos sensíveis à insulina, e é por isso que o pâncreas libera mais. Como resultado, os níveis de insulina e glicose no sangue continuam a subir. A glicose que não é absorvida é posteriormente metabolizada pelo fígado e amplamente armazenada como gordura corporal.

A cafeína reduz a fertilidade?

Embora a cafeína seja realmente estimulante, ela parece fazer o contrário nas trompas de falópio. Estudos em camundongos mostraram que a cafeína diminui a atividade muscular das trompas de falópio, interrompendo o caminho do óvulo para o útero depois que ele sai da trompa de falópio. Isso poderia explicar outros resultados do estudo que aumentam o consumo de café ou cafeína e reduzem a fertilidade. Por exemplo, pesquisadores holandeses descobriram que consumir mais de quatro xícaras de café por dia reduzia bastante as chances de gravidez. Tendo em vista a recomendação de beber no máximo duas xícaras de café por dia devido a vários riscos durante a gravidez , não custa nada reduzir o consumo tão cedo quanto quando você planeja ter filhos.

No entanto, um estudo recente, também realizado em ratos, também mostrou que a cafeína pode prolongar a longevidade dos ovos após a ovulação. Teoricamente, isso aumenta a janela de tempo em que um óvulo pode ser fertilizado antes que sua estrutura celular decaia. Os pesquisadores expuseram os ratos a uma dose mais alta de cafeína antes da ovulação. Ainda não está claro se e como esses resultados podem ser transferidos para seres humanos.

Evite álcool e nicotina

De qualquer maneira, álcool e nicotina devem ser tabus na gravidez , pois podem causar sérios danos à criança e / ou aborto . Há muitas indicações de que você não deve fazer isso de antemão para aumentar a fertilidade.

Mulheres fumantes têm mais problemas para engravidar. Por um lado, isso se deve aos efeitos nocivos e vasoconstritores da nicotina. Os homens também são afetados, porque fumar reduz a circulação sanguínea, tornando o esperma muito menos móvel. A disfunção erétil também ocorre nos fumantes com mais frequência do que nos não fumantes.

O álcool pode afetar o equilíbrio hormonal em mulheres e homens. Os produtos de degradação do álcool venenoso das células sobrecarregam o fígado e, portanto, todo o metabolismo. Como o álcool pode ter um efeito adverso na divisão celular e no desenvolvimento do bebê, mesmo nos estágios iniciais da gravidez – se isso geralmente não é percebido – os especialistas recomendam evitar o álcool se você quiser ter filhos.

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