Como a dieta da mãe ajuda fortalece o leite materno

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As diretrizes nutricionais para as nutrizes são bastante controversas. Por um lado, você precisa comer “por dois” e, por outro, a lista de produtos permitidos é limitada. “Bebê” lhe dirá se tudo é tão categórico na realidade e quais princípios você precisa aderir para comer variado e saudável, mas não prejudicar o bebê. 

Noções básicas de nutrição

Tudo o que a mãe come, de uma forma ou de outra, passa para o leite materno, de modo que a nutrição de uma nutriz deve ser, antes de tudo, saudável e equilibrada. De fato, a lista de produtos seguros para mamãe e bebê é bastante ampla. Quase todas as frutas frescas e processadas termicamente (cerca de 300 g por dia) e vegetais (400 g por dia) podem ser incluídas com segurança em sua dieta, especialmente se elas cresceram em nossas latitudes e em sua estação do ano. Isso também se aplica aos cereais, os mais seguros são arroz, trigo sarraceno e milho, uma vez que não contêm glúten (uma proteína estranha que pode causar alergia em um bebê).

Produtos lácteos, requeijão e queijo (exceto as variedades com mofo, por usarem fungos penicillium, que, por um lado, podem afetar a microflora intestinal porque secretam um antibiótico e, por outro, são um forte alérgeno), você pode usá-lo com segurança. Todos os dias você precisa comer carne, é melhor começar com variedades hipoalergênicas: vitela, coelho, peru.

A carne de frango pode servir como alérgeno, por isso deve ser consumida com cautela; a carne de porco também não é uma carne muito adequada para uma mãe que amamenta devido ao alto teor de gordura, mas as variedades com pouca gordura podem ser consumidas. O peixe (zander, carpa, bacalhau, pescada etc.) é suficiente para incluir 1-2 vezes por semana no menu.   Se uma mãe que amamenta é vegetariana, certamente deve procurar um substituto completo para a carne em outros produtos. 

Antes de tudo, para obter um conteúdo suficiente de cálcio no leite, você precisa diversificar seu cardápio com sementes de gergelim, brócolis e amêndoas. Se, além da carne, a mãe não consome produtos lácteos e ovos, seu corpo pode sentir uma falta séria de vitaminas B2, B12, A e D, respectivamente, no leite materno também serão perdidas, o que pode afetar a saúde do bebê. Portanto, para evitar problemas, é necessário incluir essas vitaminas além de uma forma sintética. No entanto, com todas as deficiências do vegetarianismo, o leite será mais ecológico devido à falta de gorduras animais, que tendem a acumular agentes cancerígenos. O pão integral deve ser incluído no menu diário; as frutas secas (damascos secos, ameixas secas) não ficarão fora do lugar.

Melhor evitar

A primeira coisa que é estritamente proibida de usar durante a amamentação é o álcool, uma vez que penetra no leite materno. Uma mãe que amamenta pode pagar no máximo de 50 a 100 ml. vinho tinto seco por dia. Além disso, é melhor usá-lo imediatamente após a alimentação, ou seja, 2-3 horas antes da próxima aplicação do bebê no peito. Além dos efeitos tóxicos, o consumo excessivo de álcool afeta a produção de ocitocina e pode interferir na liberação de leite dos dutos.

Além disso, a mãe, mesmo embriagada, perde a vigilância e não pode cuidar adequadamente do filho, o que é muito perigoso. Quanto à nutrição, vale a pena abandonar os produtos semi-acabados congelados, bebidas carbonatadas, picles e marinadas, embutidos e carnes defumadas, frituras e gorduras, bolos e doces e produtos com aditivos artificiais, corantes, conservantes, agentes cancerígenos, etc.

Alimentos que devem ser vistos com cautela

A lista de produtos a serem tratados com cautela é bastante impressionante. Mas, muito provavelmente, após o primeiro teste, esses produtos também podem se tornar parte da dieta diária de uma mãe que amamenta, porque não há contra-indicações absolutas ao seu uso, tudo é individual.

Antes de tudo, deve-se tomar cuidado ao consumir leite de vaca inteiro, pois sua proteína é um alérgeno muito forte. Alimentos potencialmente alergênicos não devem ser desmarcados: frutas exóticas (frutas cítricas, abacaxis, etc.), alguns frutos do mar (camarões, mexilhões, etc.), ovos. Frutas, legumes e frutas com um pigmento que lhes dá uma cor vermelha (framboesas, morangos, pimentas, etc.) também devem ser experimentados um pouco. As nozes podem atuar como um alérgeno, para que você possa comer uma pequena quantidade e acompanhar a reação do bebê.

Não merecidamente cebola e alho estavam na lista de alimentos indesejáveis. Eles realmente dão ao leite um cheiro incomum, mas isso não faz com que o bebê fique menos interessado em amamentar.

Outro produto controverso é o café. Se uma xícara de café da manhã é um ritual invariável na vida de uma mulher, que ela seguiu durante a gravidez, o bebê já está acostumado a essa substância e provavelmente uma reação alérgica não se seguirá. No entanto, esta bebida pode deixar o bebê excessivamente inquieto. A propósito, o chá não contém menos cafeína, da qual as mães devem se lembrar. Você não deve tomar chás de ervas sem antes se familiarizar com a composição deles. Por todos os benefícios das ervas, algumas delas, como hortelã ou sálvia, reduzem a produção de leite. Ao mesmo tempo, muitas ervas, ao contrário, aumentam a lactação. Estes incluem erva-doce, anis, urtiga, folha de mirtilo, uva-ursina, feno-grego, além de especiarias, cominho, canela e gengibre.

Com cuidados especiais, você precisa tratar produtos que causam alergias na própria mãe. Se uma mulher tiver uma reação alérgica ao mel, o bebê provavelmente terá o mesmo.  

Separadamente, diremos sobre doces que muitas mulheres provavelmente adoram. Marshmallows, marshmallows e marmeladas são considerados seguros (sem corantes brilhantes). Você pode usar com segurança biscoitos secos e persistentes. Chocolate e doces não são contra-indicados, mas devem ser consumidos com muito cuidado, agindo com o princípio de introdução de um novo produto.

Experimentando um novo produto

Os produtos que a mãe comeu durante a gravidez podem ser usados ​​sem muita preocupação durante a amamentação. Mas os produtos que a mulher evitou todos os 9 meses, é preciso entrar com cautela.

Se o novo produto for inequivocamente seguro, você poderá, sem dúvida, comer imediatamente um lote inteiro. Se a mãe duvida, é melhor comer um pouco e acompanhar a reação. Importante: introduza apenas um novo produto por dia! Se o bebê não apresentar os seguintes sintomas: erupção cutânea ou vermelhidão da pele, distúrbios do sono, alteração nas fezes, dor abdominal, o produto é adequado para a criança, você pode aumentar a porção e incluí-la gradualmente no menu diário da mãe.

No caso de as migalhas apresentarem algum sintoma desagradável, a mãe poderá experimentar o produto que o causou não antes de um mês depois.  À medida que a criança cresce, seu trato gastrointestinal e seu sistema enzimático amadurecem, ele pode parar de responder a substâncias que inicialmente causaram alergias. Portanto, o tabu dos produtos que provocaram manifestações negativas não é imposto a todo o período da amamentação, mas apenas por um tempo.

Método de cozimento

Praticamente não há contradições nessa questão. É indesejável para uma mãe que amamenta comer alimentos fritos. Os alimentos fritos são mais difíceis de digerir e também podem afetar negativamente a digestão das migalhas. É melhor dar preferência a alimentos cozidos, cozidos no vapor ou assados. Separadamente, podemos dizer sobre o microondas. Com esse método de cozimento, novos compostos químicos podem se formar nos produtos, muitas vezes prejudiciais à saúde. Quanto a quais produtos são processados ​​termicamente e quais não, você definitivamente precisa processar bem carne, peixe e ovos. Todo o resto está de acordo com as preferências da  própria mãe.

Mitos sobre a nutrição de nutrizes

Alergias em crianças estão relacionadas exclusivamente à nutrição da mãe

De fato, alguns produtos podem causar uma reação alérgica no bebê, mas, felizmente, nem todos. É impossível “pecar” apenas na comida da mãe, pois detergentes, cosméticos, poeira, animais de estimação e outros fatores podem atuar como alérgenos. Se o bebê tiver alergia, é necessário eliminar gradualmente todos os fatores, a única maneira de estabelecer a verdadeira causa.

Se você comer muitos alimentos ricos em calorias,  haverá mais leite

O conteúdo calórico dos alimentos e o tamanho da porção não afetam a quantidade de leite. É melhor para uma mãe que amamenta comer com frequência, mas em pequenas porções. O conteúdo diário de calorias dos produtos pode ser aumentado em um máximo de 500 calorias (uma vez que uma mãe que amamenta perde muito por dia ao alimentar o bebê) da norma recomendada, isso significa cerca de 2500 a 2700 calorias. A norma mínima permitida é 1500-1800 calorias, mas é melhor não ficar fora do limite de 2000. A fisiologia da lactação é a principal responsável pelos hormônios cerebrais – prolactina e ocitocina.

A prolactina é produzida em resposta à sucção do bebê, respectivamente, a mãe coleta mais leite para a próxima mamada. A oxitacina é responsável pela liberação de leite pelos dutos. O humor e as condições gerais da mãe afetam muito o trabalho desse hormônio, portanto, é óbvio que a quantidade de leite não depende do tamanho das porções e do teor calórico. Mas a frequência e duração da amamentação, a eficácia da sucção, o processo de amamentação adequadamente organizado e o descanso adequado da mãe na quantidade de leite são claramente refletidos.

Quanto mais gordo o leite,  mais saudável ele é.

Leite com muita gordura nem sempre é bom; portanto, é absolutamente desnecessário aumentar conscientemente seu conteúdo de gordura consumindo gordura animal (creme de leite, manteiga etc.) em quantidade ilimitada. Em primeiro lugar, será mais difícil para o bebê sugar e digerir esse leite. Em segundo lugar, o aumento da viscosidade das gorduras no leite é repleto de lactostase frequente (estagnação do leite) e bombeamento complexo para as mães. No entanto, é impossível excluir completamente os alimentos gordurosos da dieta, pois muitas vitaminas são dissolvidas em gorduras. Ao mesmo tempo, gorduras vegetais (azeitona, girassol e outros óleos) são muito preferíveis aos animais.

Chá com leite aumenta a quantidade de leite

Como mostra a   prática, cada mãe tem seu próprio “segredo” para aumentar a lactação. Para um, é marshmallow, para outro, é sopa de cogumelos, alguns, a conselho de suas avós, comem leite condensado em latas. Se isso funcionar, embora apenas através da auto-hipnose, coma com saúde. A principal coisa aqui é não exagerar e monitorar a condição da criança, bem como “filtrar” os conselhos de outras pessoas. A propósito, o notório chá com leite geralmente não é um lactofone. É melhor para uma mãe que amamenta beber água pura ou mineral sem gás, uma compota de frutas secas (ameixas, damascos secos, passas, maçãs e peras secas, roseira), chá fraco, de preferência verde.

Para ter mais leite, você precisa beber bastante água

Há uma opinião de que, durante a amamentação, você precisa beber muito, novamente para aumentar a quantidade de leite. Mas nem tudo é tão simples. No corpo humano, o hormônio vasopressina está presente, responsável pelo equilíbrio água-sal. Naturalmente, o corpo precisa de água e, quando uma pessoa está com sede, a quantidade de vasopressina aumenta, o que impede o corpo de seccionar água. E se houver muita água, o excesso de líquido (sob a influência da vasopressina) é excretado no organismo.

No entanto, durante a lactação, a vasopressina afeta indiretamente a produção de ocitocina. Ou seja, se houver pouca vasopressina, haverá pouca ocitocina. Consequentemente, se houver muita água no corpo, a produção de ocitocina é reduzida, o leite é excretado pior pelos dutos e pode ocorrer inchaço. E se uma mulher bebe um pouco, está constantemente com sede, a quantidade de vasopressina aumenta, mas ele começa a economizar o líquido para si mesmo, então há menos leite.

Portanto, a melhor solução para uma mãe que amamenta é beber apenas quando está com sede. Você precisa ouvir o seu corpo, e não os padrões geralmente aceitos, por exemplo – beba pelo menos 2 litros de água por dia. Se a mãe não estiver com sede, é melhor não se forçar a consumir líquido em excesso, provavelmente muita água se acumulou nos tecidos e o corpo precisa consumi-lo primeiro, caso contrário, poderá falhar

A mãe que amamenta deve seguir uma dieta

A mãe que amamenta deve comer variada. Limitar-se a dietas para perder peso durante a amamentação é pelo menos estúpido. Se a mãe morrer de fome, menos prolactina e ocitocina serão produzidas no corpo, respectivamente, a quantidade de leite sofrerá. Além disso, o balanço da água é perturbado.

Durante a amamentação, você não pode usar chás para perda de peso, suplementos nutricionais para reduzir o apetite, diuréticos. Se a nutrição da mãe for saudável e equilibrada, o excesso de peso ganho durante a gravidez desaparecerá gradualmente sem causar danos à saúde.

Todas as mães e bebês são diferentes, por isso é quase impossível construir o único esquema alimentar adequado. Cada mãe, guiada pelo senso comum e pelos princípios da boa nutrição e conhecendo as características do bebê, deve fazer uma dieta independente durante a lactação. É possível que um não precise alterar nada em sua dieta habitual e o outro precise abandonar certos alimentos. De qualquer forma, durante a amamentação, você pode e deve comer de forma saudável, variada, saborosa e   com prazer.

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