Como evitar alergias alimentares em bebês

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As alergias estão aumentando. As crianças são cada vez mais afetadas. O leite de vaca desencadeia alergias? Um bebê pode comer peixe? O que é importante para a nutrição do bebê para que seu filho seja poupado de alergias? Vamos esclarece as questões mais importantes.

Apenas uma coisa é certa para a maioria dos especialistas: quem amamenta seu filho nos primeiros quatro a seis meses oferece a melhor prevenção contra alergias posteriores. Muitas pesquisas parecem provar isso – por exemplo, um estudo recente descobriu que bebês que são amamentados parecem ter uma vantagem em termos de risco de asma. A frequência de queixas asmáticas, como chiado no peito, foi quase uma vez e meia maior entre as de um total de 5.368 crianças examinadas que receberam alimentos engarrafados na infância. Mas essa regra também tem sua exceção: a amamentação não parece fornecer nenhuma proteção especial para a neurodermatite. Pelo menos, foi o resultado de outro estudo com cerca de 51.000 crianças de 21 países.

A amamentação evita alergias?

Sim e não. Amamentar não é uma cura milagrosa. Ainda assim, o leite materno é o alimento mais saudável para os bebês. Torna a flora intestinal do bebê estável. Até os menores traços do que uma mãe que amamenta come entram no leite materno: peixe, nozes ou até curry. É assim que o sistema imunológico do bebê conhece toda a variedade de alimentos na melhor dosagem. E depois não se rebela contra esses alimentos.

Amamentação por seis meses: O leite materno é a melhor proteção contra alergias para o bebê: o leite materno cobre idealmente as necessidades nutricionais do bebê durante esse período. Vitaminas, minerais e oligoelementos nele contidos apóiam a função do sistema imunológico ainda não totalmente desenvolvido. Os anticorpos no leite materno, as chamadas imunoglobulinas A, jazem como uma camada protetora sobre sua mucosa intestinal ainda não madura e, portanto, muito permeável.

Dessa maneira, eles impedem amplamente o corpo de absorver alérgenos. Se os pais estão cientes de suas próprias alergias alimentares, a mãe deve evitar comer alimentos que causam alergias durante a amamentação.

Boas notícias para mães que não podem amamentar por tanto tempo: crianças propensas a alergias devem receber comida artificial para bebê, os chamados produtos hipoalergênicos ou HA, para evitá-las. Estudos mostraram que dar comida para bebê hipoalergênica reduz o risco de alergia em 50%. Este alimento para bebês com baixo alérgeno – mas não isento de alérgenos – da mamadeira é feito com base no leite de vaca.
Com ela, a proteína animal é dividida em pequenos fragmentos por um processo especial usando enzimas digestivas. Como resultado, eles raramente desencadeiam uma alergia.

O melhor substituto para o leite materno

No entanto, de acordo com pediatras e especialistas em nutrição infantil, o leite materno para bebês é a proteção alérgica mais conhecida. A proteína do leite no leite de vaca, por outro lado, pode aumentar o risco. Mães que não podem ou não gostam de amamentar não precisam ter consciência de culpa. Existe um substituto para a nutrição ideal para os pequenos. Em vez disso, o DHA recomenda que os bebês recebam comida de bebê com pouco alérgeno (hipoalergênico) pelo menos até os quatro meses de idade. Nesta comida para bebê, também conhecida como comida para HA, a proteína do leite que ela contém já está quebrada. Mas tenha cuidado: o tipo de cominuição da proteína do leite é decisivo para o efeito de prevenção de alergias dos alimentos para HA. Tem que ser dividido nos lugares certos.

A mamadeira pode proteger contra alergias?

Sim. Se uma mãe não pode ou não quer amamentar , o primeiro semestre do leite para alta tensão é uma alternativa para bebês propensos a alergias. Nem todos eles. Somente bebês com um ou ambos os pais alérgicos têm um risco aumentado de alergias. Todos os outros bebês não amamentados recebem leite normal durante os primeiros seis meses.

O leite de vaca desencadeia alergias?

sim e não A regra costumava ser: Não há leite de vaca no primeiro ano de vida quando as crianças correm risco de alergias. Os cientistas agora se afastaram dessa regra estrita. O leite de vaca ainda é um dos alimentos que causam as alergias mais comuns em bebês com menos de seis meses, mas isso não se aplica mais à segunda metade da vida. Se o bebê não for pré-carregado geneticamente, o mingau de cereal com leite pode certamente ser preparado com leite integral.
É bom saber: quanto mais cedo a alergia ao leite de vaca ocorre, mais desaparece: 85% dos bebês afetados podem tolerar o leite novamente no terceiro ano de vida.

Mingau anterior – maior risco de alergias?

Direita. É melhor alimentar apenas a partir do quinto mês. Agora sabemos que entre as idades de 16 e 24 anos existe uma chamada janela de tolerância na qual os bebês toleram novos alimentos particularmente bem. Por favor, sirva novos alimentos aos poucos, para que o intestino do bebê, familiar ao leite, possa se acostumar lentamente. Então, apenas um novo alimento por semana: mingau de cenoura na primeira semana. Bem tolerado! Depois batatas na segunda semana. Bem tolerado novamente! Então, na terceira semana, há cenoura, batata e carne. Isso facilita ver se o bebê não pode tolerar algo.

Melhor evitar peixes, ovos e nozes nos primeiros três anos?

Não. Aqui também, as recomendações dos especialistas diminuíram. Até recentemente, dizia-se que crianças de famílias sem alergia deveriam evitar o leite de vaca, soja, trigo, peixe, nozes e clara de ovo até o final de seu primeiro ou mesmo terceiro ano. De acordo com as novas descobertas de alergistas, o leite de vaca, soja e trigo podem estar no cardápio com calma a partir da segunda metade da vida. Então, a fase crítica em que esses alimentos desencadeiam alergias com uma frequência acima da média termina. Portanto, não faça dieta antialérgica para o bebê. Calma coragem: O risco de alergia não aumenta se o bebê misturar peixes no mingau .

Alimentos complementares cozidos a partir do sexto mês

A partir do sexto mês, o leite materno ou infantil já não é suficiente para fornecer à criança energia, proteína e outros nutrientes importantes, como o ferro. Os alimentos complementares agora estão no cardápio: alimente lentamente, de preferência com geléia de cenoura, maçã ralada ou purê de banana. Comida para bebê pronta para comprar é prática, mas geralmente contém uma variedade de ingredientes – geralmente ocultos -.

Em princípio, todo componente do mingau ou suco pode desencadear uma reação alérgica. Portanto, é melhor introduzir novos alimentos, um por um, em intervalos semanais. Se ocorrer uma reação alérgica, como queixas gastrointestinais ou erupção cutânea, a comida é deixada de fora. Também deve-se ter em mente que nem todas as formas de dor de volume ou alterações na pele são desencadeadas pelos alimentos.
É importante para alimentos complementares feitos por si: tudo o que o bebê comer nos primeiros seis meses deve ser fervido. Mesmo que o conteúdo vitamínico dos pratos cozidos seja um pouco menor, eles geralmente são melhor tolerados. Alimentos crus não são para bebês propensos a alergias.

Os gatilhos comuns da alergia são: leite de vaca, ovo de galinha, peixe, soja, nozes, cereais ou frutas cítricas. Uma criança propensa a alergias não deve receber esses alimentos no primeiro ano de vida. Caso contrário: tente em pequenas quantidades e deixe de fora em caso de dúvida.
Se alimentos importantes forem deixados de fora por um longo período de tempo, você deve procurar aconselhamento especializado para que não haja sintomas de deficiência e que importantes oligoelementos sejam substituídos.

Como deve ser uma alimentação correta?

Após os primeiros quatro a seis meses, é hora de todos os bebês colherem o primeiro alimento sólido. Aqui também é possível limitar os riscos de alergias com a seleção certa: 

Sempre introduza novos alimentos, como purê de legumes, batata ou carne, um de cada vez e com alguns dias de intervalo. Dessa forma, você pode observar se seu filho pode tolerar o novo alimento. 

Alimentos que freqüentemente desencadeiam alergias, evitadas ou introduzidas posteriormente, não protegem seu bebê de uma possível alergia – pelo contrário: há indicações de que isso pode até aumentar o risco de alergia. 

Segundo algumas pesquisas, os bebês que comem peixe no primeiro ano de vida parecem estar mais protegidos contra alergias. Portanto, alimente seus legumes e batatas com mais freqüência com peixe em vez de carne – quanto mais gordo, melhor! Porque variedades como o salmão contêm ácidos graxos ômega-3 mais saudáveis. 

Você pode reduzir o risco de alergia ao glúten (doença celíaca) em cerca de metade se alimentar seu bebê com pequenas quantidades de mingau de aveia, espelta e trigo a partir do quinto mês de vida, enquanto ainda estiver amamentando. Importante: os especialistas em nutrição aconselham contra os chamados pseudo-cereais, como amaranto e quinoa, no primeiro ano de vida – eles podem conter substâncias nocivas para os bebês ou inibir a absorção de nutrientes importantes. Cuidado também deve ser exercido com milho; deve ser rotulado especificamente como “adequado para comida de bebê” no rótulo.

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