Como fortalecer o leite materno é o que muitas mamães de primeira viagem querem saber. As diretrizes nutricionais para as mamães que amamentam são bastante controversas. A verdade é que uma mãe que está alimentando seu bebê com leite materno, precisa repor todos os nutrientes e vitaminas. Tanto ela como o seu filho, necessitam de estarem bem nutridos.

Vamos entender esse assunto. Tudo o que a mãe come, de uma forma ou de outra interfere na amamentação. De modo que a nutrição, antes de tudo deve ser saudável e equilibrada. Uma mãe saudável que alimenta seu bebê com leite materno transmite saúde e mais energia através do leite, uma vez que o mesmo contém nutrientes e calorias essenciais para o bebê.

 

como fortalecer o leite materno
Para fortalecer o leite materno a dieta da mãe com alimentos saudáveis

Noções básicas de nutrição

De fato, a lista de alimentos seguros para mamãe e bebê é bastante ampla. Frutas frescas e processadas termicamente (cerca de 300 g por dia) e vegetais (400 g por dia) podem ser incluídas com segurança em sua dieta. Isso também se aplica aos cereais, os mais seguros são arroz, trigo e milho, uma vez que não contêm glúten (uma proteína que pode causar alergia no bebê). 

Tanto o requeijão como o queijo, podem ser consumidos. No entanto, os de variedades com mofo, por usarem fungos penicillium, podem afetar a microflora intestinal, esses não devem ser consumidos. 

Todos os dias você precisa comer carne, é melhor começar com variedades hipoalergênicas: vitela, coelho e peru. O consumo de carne de frango pode ser alergena e deve ser evitado durante a amamentação. E a carne de porco também não dever fazer parte do cardápio de uma mãe que amamenta devido ao alto teor de gordura. Os peixes (carpa, bacalhau, pescada etc.) é suficiente para incluir 1 a 2 vezes por semana no menu. 

Se uma mãe que amamenta é vegetariana, certamente deve procurar um substituto completo para a carne em outros alimentos. 

Antes de tudo, para obter cálcio no leite, você precisa diversificar seu cardápio com sementes de gergelim, brócolis e amêndoas. Se, a mãe não consome produtos lácteos e ovos, seu organismo pode sentir falta de vitaminas B2, B12, A e D, respectivamente inclusive no leite materno. Isso pode afetar a saúde do bebê. 

Portanto, é necessário incluir essas vitaminas além de uma forma sintética. No entanto, com todas as deficiências do vegetarianismo, o leite será mais ecológico e que tendem a acumular agentes cancerígenos. O pão integral deve ser incluído no menu diário; as frutas secas (damascos e ameixas) são muito importantes.

 

Alimentos que é melhor evitar na dieta da mãe

Mães não podem em hipótese nenhuma durante a amamentação fazer uso de bebida alcoólica, uma vez que penetra no leite materno. Permitido no máximo de 50 a 100 ml. vinho tinto seco por dia. Além dos efeitos tóxicos, o consumo excessivo de álcool afeta a produção de ocitocina e pode interferir na liberação de leite dos ductos.

Uma mãe embriagada, perde a vigilância e não pode cuidar adequadamente do filho.

Quanto à nutrição, vale a pena evitar os produtos semicongelados, bebidas, picles e marinadas, embutidos, carnes defumadas, frituras, gorduras, bolos e doces, produtos com aditivos artificiais, corantes, conservantes, agentes cancerígenos, etc.

 

Como a dieta da mãe ajuda fortalecer o leite materno
Dieta da mãe ajuda fortalecer o leite materno com alimentos naturais

Como fortalecer o leite materno com alimentos que devem ser vistos com cautela

A lista de produtos a serem tratados com cautela por uma mãe que amamenta é bem grande. Antes de tudo, deve-se tomar cuidado ao consumir leite de vaca in natura, pois sua proteína é um alérgeno muito forte. Alimentos potencialmente alergênicos não devem ser excluídos: frutas exóticas (frutas cítricas, abacaxis, etc.), alguns frutos do mar (camarões, mexilhões, etc.), ovos, etc. 

Frutas e legumes com pigmentos vermelhos. Tais como as framboesas, morangos, pimentas, etc, devem ser evitados. As nozes podem atuar como um alérgeno, se pude evite. Não merecidamente cebola e alho estavam na lista de alimentos indesejáveis. Eles realmente dão ao leite um cheiro incomum, mas isso não faz com que o bebê fique menos interessado em amamentar.

Sobre o café, se uma xícara de café da manhã é um ritual invariável na vida de uma mãe que está amamentado, se ela tomou durante a gravidez, o bebê já está acostumado a essa substância e provavelmente não terá alergia. No entanto, o café pode deixar o bebê excessivamente inquieto.

A propósito, o chá não contém menos cafeína, da qual as mães devem se lembrar. No entanto, você não deve tomar chás de ervas sem antes se familiarizar com a composição deles. Por todos os benefícios das ervas, algumas delas, como hortelã ou sálvia, reduzem a produção de leite. 

Ao mesmo tempo, muitas ervas, aumentam a lactação. Estas incluem erva-doce, anis, urtiga, folha de mirtilo, uva-ursina, feno-grego, além de especiarias, cominho, canela e gengibre. Você precisa evitar produtos que causam alergias. Uma mãe que tem uma reação alérgica ao comer mel, o bebê provavelmente terá o mesmo.  

 

Experimentando um novo alimento para fortalecer o leite materno na dieta da mãe

Os alimentos permitidos que foram consumidos durante a gravidez, podem continuar em seu cardápio e fazer parte da dieta da mãe. Se a mãe tem dúvidas, sobre o que é melhor comer, pode fazer testes com os alimentos ou ainda procurar um nutricionista. 

Fique atenta, se o bebê não apresentar os seguintes sintomas: erupção cutânea, vermelhidão na pele, distúrbios do sono, alteração nas fezes ou dor abdominal, então pode consumi-los tranquilamente.

 

Método de cozimento para a dieta da mãe

Praticamente não há contradições nessa questão. Mas no caso de alimentos fritos é bom evitar. É melhor consumir apenas alimentos cozidos e abusar das saladas frescas. A fritura é um método de cozimento onde compostos químicos podem se formar e são prejudiciais à saúde tanto da mãe quanto do bebê. 

Se puder também evite o uso de micro-ondas, na preparação dos alimentos. Sem falar que nada se compara ao sabor do alimento fresco, preparado na hora. Todo o resto está de acordo com as preferências da própria mãe.

 

Mitos sobre a nutrição das mães 

Alergias em crianças geralmente estão relacionadas exclusivamente à nutrição da mãe. De fato, alguns produtos podem causar uma reação alérgica no bebê. Porém pode ainda estar ligados a outros fatores como por exemplo, alguns produtos tais como: detergentes, cosméticos, e ainda poeira, animais de estimação e outros. 

Se houver alergias alimentares no bebê, é necessário eliminar gradualmente todos os fatores, essa é a única maneira de descobrir a verdadeira causa da alergia. Se for alergia alimentar, o processo é o mesmo, ir eliminando alimento para descobrir qual está causando. E se for necessário, uma consulta ao pediatra deve ocorrer.

 

Alimentos ricos em calorias para fortalecer o leite materno

Na dieta da mãe, o conteúdo calórico dos alimentos não afeta a quantidade na produção de leite. É melhor para uma mãe que amamenta comer com frequência, mas em pequenas porções. A quantidade de calorias no organismo de uma mãe que amamenta pode aumentar no máximo de 500 por dia.

A norma recomendada, é cerca de 2500 a 2700 calorias. A norma mínima permitida é 1500 a 1800 calorias. A fisiologia da lactação é a principal responsável pelos hormônios cerebrais – prolactina e ocitocina. A ocitocina é responsável pela liberação de leite pelos dutos e também o humor e as condições gerais da mãe.

Mas a frequência e duração da amamentação natural, a eficácia da sucção, o processo organizado e o descanso da mãe, ajudam na quantidade de leite.

 

dieta da mãe
Jarra e copo com leite de vaca ou seja leite mais gordo

Quanto mais gordo o leite, mais saudável é

Diz o ditado, leite com muita gordura nem sempre é bom. Em primeiro lugar, será mais difícil para o bebê sugar e digeri-lo. O aumento da viscosidade das gorduras no leite é repleto de galactostase. No entanto, é impossível excluir completamente os alimentos gordurosos da dieta.

Ao mesmo tempo, gorduras vegetais encontradas na (azeitona, girassol e outros óleos) são preferíveis e são ótimos para fortalecer o leite materno, aliás, o alimento da mãe é o que mais contribui para um aleitamento saudável e forte para o bebê que amamenta nos seios.

 

Chá com leite aumenta a quantidade de leite

Como mostra a prática, cada mãe tem seu próprio “segredo” para aumentar a lactação. Se isso funcionar, continue tranquilamente. A principal coisa aqui é não exagerar e monitorar a condição da criança.

  • A propósito, o notório chá com leite geralmente não é um recomendável. 
  • É melhor para uma mãe beber água pura ou mineral sem gás.
  • Comer compota de frutas secas (ameixas, damascos, passas, maçãs e peras secas).
  • Se for tomar chá que seja fraco e de preferência verde.

Para ter mais leite, você precisa beber bastante água

Há uma opinião de que, durante a amamentação, a mãe deve beber muito líquido, para aumentar a quantidade de leite. Mas nem tudo é tão simples. No corpo humano, o hormônio vasopressina está presente, ele é responsável pelo equilíbrio da água no organismo. 

Naturalmente, o corpo precisa de água e, quando uma pessoa está com sede, a quantidade de vasopressina aumenta, o que impede o corpo de seccionar água. E se houver muita água, o excesso de líquido (sob a influência da vasopressina) é excretado no organismo. 

No entanto, durante a lactação, a vasopressina afeta indiretamente a produção de ocitocina. Se houver muita água no organismo, a produção de ocitocina é diminuída. O leite é excretado isso é pior para os dutos de leite e pode ocorrer inchaço.

E se uma mulher bebe pouco, está constantemente com sede, a quantidade de vasopressina aumenta, mas ele começa a economizar o líquido para si mesmo, então há menos leite. Portanto, a melhor solução é beber apenas quando está com sede. Caso contrário não force.

 

A mãe que amamenta deve seguir uma dieta

A mãe deve se alimentar adequadamente, tanto para se manter saudável como para ter leite suficiente para seu filho. Importante ressaltar que durante a amamentação, você não pode usar chás para perda de peso, suplementos nutricionais para reduzir o apetite ou tomar diuréticos. 

Se a nutrição da mãe for saudável e equilibrada, o excesso de peso ganho durante a gravidez desaparecerá gradualmente sem causar danos à saúde.

Cada mãe é diferente, por isso é quase impossível ter um guia alimentar único. Cada uma é guiada pelo senso comum e pelos princípios da boa nutrição. No entanto, na dieta da mãe é bom se possível dar preferência sempre pelo natural e fresco, evite os enlatados e cheios de conservantes. Sua saúde agradece e de seu bebê também.

Quando uma mulher está amamentando são inúmeras as dúvidas sobre como vai ser esse período tão importante para o bebê. Por isso, trazemos informações para que as mamães possam acompanhar a essa fase tão importante e gratificante. Amamentar é criar um elo de amor e confiança entre mamãe e bebê para o resto da vida!

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