Como melhorar o sono durante a gravidez

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Você só percebe a importância de um sono relaxado quando precisa passar sem ele. Quase todas as mulheres grávidas são afetadas por distúrbios do sono. Temos algumas dicas sobre como manter seu sono tranquilo e tranquilo, mesmo durante a gravidez.

Muito descanso, relaxamento e algumas horas extras de sono. Isso geralmente é recomendado, especialmente durante a gravidez. Porque isso não beneficia apenas a gestante, cujo corpo tem o melhor desempenho. Até o nascituro precisa de horas de descanso para seu desenvolvimento no útero. Mas para muitas mulheres não é tão fácil encontrar um sono reparador. Existem muitas razões pelas quais especialmente as mulheres grávidas sempre podem acordar à noite ou nem adormecer.

  • Quando você adormece, os pensamentos são apenas sobre o bebê e a cabeça simplesmente não quer descansar.
  • A mudança hormonal garante noites sem dormir no início da gravidez.
  • O desejo frequente de urinar, mesmo no início da gravidez, não deixa você dormir a noite toda.
  • O inchaço grosso do bebê dificilmente permite que você encontre uma posição confortável para dormir.
  • O bebê chuta e se move exatamente quando você quer dormir.

O corpo feminino sofre muitas mudanças durante a gravidez. A influência dos hormônios e, claro, a criança em crescimento influencia a vida cotidiana e também a hora de dormir. Muitas mulheres grávidas estão cansadas pelo menos durante as fases e dormem muito. Quaisquer que sejam as mudanças na gravidez, a natureza quase sempre pensou em algo. No entanto, lidar com a mudança nem sempre é fácil para as mulheres grávidas. Isso também inclui os problemas com o sono.

De quanto sono uma mulher grávida precisa?

A necessidade de sono pode aumentar significativamente durante a gravidez. Na pior das hipóteses, o cansaço é o companheiro constante. Especialmente no primeiro e no último terço da gravidez, a fadiga pode aumentar significativamente. As complicações podem estar ocultas por trás disso, por isso é importante informar o ginecologista acompanhante sobre isso. As possíveis causas são pressão alta, diabetes ou outros distúrbios. Isso não significa necessariamente que esse deve ser o caso. No entanto, o esclarecimento é importante.

Que posições de dormir são permitidas durante a gravidez?

A posição correta para dormir é especialmente importante se você quiser relaxar. Isso não é mais tão fácil durante a gravidez – especialmente no terceiro trimestre. Basicamente: contanto que seja confortável, você pode escolher livremente sua posição de dormir.

Dormir durante a gravidez: no estômago

Você pode dormir propenso, se for confortável para você. Esta posição não prejudica seu bebê, pois é bem acolchoada pelo líquido amniótico e não é pressionada. Dependendo da rapidez com que o tamanho da barriga aumenta, essa posição ficará desconfortável para você em algum momento. Nem por si só, nem inconscientemente, durante o sono, você liga o estômago para dormir.

Dormir durante a gravidez: de costas

Mesmo de costas, você não será capaz de aguentar até o final da gravidez. O peso do abdome pressiona os nervos, os órgãos internos e os grandes vasos, como a veia cava inferior. Esta é uma das veias mais importantes do corpo e transporta o sangue da parte inferior do corpo para o coração. Ele também suporta os rins na filtragem de substâncias nocivas para fora do corpo. Se for restringido por um longo período, isso tem as seguintes consequências: O fluxo sanguíneo no seu corpo é restrito. Isso não é apenas desconfortável, mas também pode ser perigoso para o bebê, porque também pode reduzir seus cuidados. Geralmente, você acorda à noite quando inconscientemente se vira de costas enquanto está muito grávida, porque felizmente o corpo reage à mudança no fluxo sanguíneo.

Dormir durante a gravidez: ao lado

Para aliviar o estômago e os órgãos internos e encontrar um sono profundo e repousante, você deve adquirir o hábito de dormir ao seu lado. Acostume-se cedo, especialmente no lado esquerdo. Nesta posição, a pressão é liberada pela veia cava inferior, o sangue circula livremente e, para você, isso significa: não há mais pernas gordas pela manhã. Um travesseiro de amamentação ou muitas almofadas pequenas de sofá também ajudam a encontrar e manter uma posição confortável para dormir, apesar da barriga grande. Espalhe os travesseiros entre as pernas, debaixo do estômago e atrás das costas. Isso retira a pressão dos músculos ao redor dos quadris e da pelve. 

Além da posição correta, os rituais também podem ajudá-lo a ter uma boa noite de sono:

  • Mime-se com um banho relaxante antes de dormir.
  • Desligue o computador e o smartphone pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama.
  • Reveja os eventos do dia antes de ir para a cama ou escreva-os para clarear sua cabeça.
  • Não beba muito antes de dormir, para não precisar ir ao banheiro com muita frequência à noite.
  • Use seu travesseiro para aliviar a barriga e os músculos.

As más notícias, apesar de todas as boas dicas: nas últimas semanas antes do nascimento, um grande número de mulheres grávidas tem problemas de sono que não podem mais ser compensados ​​com pequenos truques. Agora, apenas o lema ajuda: perseverar, não demora muito!

O que nos ajudou: durante o dia, sempre que possível, a fazer pequenos intervalos. Uma soneca curta de cerca de 20 minutos pode fazer maravilhas.

As mulheres grávidas que são capazes de fazer isso devem fazer uma pausa durante o dia e tentar dormir por 20 minutos. Isso pode compensar um pouco a falta de sono. À noite, alimentos leves são importantes para que os órgãos não sejam sobrecarregados, o que pode, por sua vez, perturbar o sono. Um banho quente à noite ou outras atividades relaxantes ajudam a mulher a se acalmar e dormir melhor.

Álcool durante a gravidez é tabu. O organismo da mãe não pode manter o álcool longe da criança. Ajudas para dormir também não são uma solução. No caso de problemas significativos do sono, os chás com efeito calmante são adequados , desde que aprovados para mulheres grávidas. Se os distúrbios do sono continuarem a aumentar, o médico pode considerar tirar uma licença médica, desde que a futura mãe esteja trabalhando.

Outras medidas calmantes e de alívio incluem nadar em salmoura quente e caminhar ao ar livre. As mulheres grávidas que sabem de gestações anteriores que têm problemas para dormir podem fazer treinamento autógeno ou ioga. Muitos exercícios de ioga aliviam o corpo e facilitam o sono.

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