Como o baixo peso afeta a gravidez

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Excesso de peso ou baixo peso não só tem um impacto negativo na saúde. O peso corporal e o desejo de ter filhos também estão intimamente relacionados.

O peso corporal e o desejo de ter filhos são importantes. A figura importa quando você engravida? Pelo menos em parte, porque o Índice de Massa Corporal (IMC) é considerado um dos indicadores de fertilidade – e isso tanto para mulheres quanto para homens. Grave excesso de peso ou baixo peso pode levar a um desequilíbrio no equilíbrio hormonal e, portanto, interromper o ciclo feminino e prejudicar a potência masculina.

A razão para isso é a atividade metabólica do tecido adiposo, especialmente a gordura da barriga. Nessas células, os hormônios sexuais masculinos, como a testosterona, são convertidos em estrógenos femininos. Em termos simples, isso significa que muito tecido adiposo produz muito, pouco tecido adiposo produz um pouco de estrogênio. Um nível de estrogênio muito alto ou muito baixo desencadeia vários distúrbios funcionais no corpo feminino e masculino que afetam a fertilidade.

Peso corporal e desejo de ter filhos: o IMC ideal

O IMC ideal para engravidar é 18,5 e 24,9. Deve-se levar em conta aqui que o IMC em pessoas musculosas, por exemplo, também pode ser adulterado e não diz nada sobre o percentual real de gordura corporal. No entanto, o IMC geralmente é um parâmetro bastante bom para a relação entre altura e percentual de gordura corporal. Você pode calcular facilmente seu próprio IMC pessoal usando uma calculadora de IMC.

Um IMC de 25 ou mais pode ter um impacto negativo na fertilidade, mas não necessariamente impede a gravidez. Só pode ser problemático ter filhos se você estiver acima do peso com um IMC de 30 ou mais (obesidade).

Nas mulheres, a alta porcentagem de tecido adiposo no corpo causa um desequilíbrio hormonal, que pode levar a distúrbios do ciclo e à ausência de períodos e ovulação. Além disso, o risco de complicações durante a gravidez (por exemplo , diabetes gestacional , aborto ) é maior em mulheres com excesso de peso do que em mulheres com peso normal. Nas mulheres, o excesso de peso também é um gatilho para a síndrome da PCO e reduz as chances de sucesso nos tratamentos médicos de fertilidade .

Em homens com sobrepeso, a superprodução de estrógenos femininos nas células de gordura resulta em baixos níveis de testosterona. Por sua vez, isso leva à redução da produção de sêmen e da qualidade do esperma. Além disso, existe um risco de disfunção erétil nos homens devido a depósitos de gordura nos vasos responsáveis ​​pelo fluxo sanguíneo peniano.

Os médicos têm certeza de que uma leve redução de peso de cinco a dez por cento pode levar a um aumento significativo da fertilidade em pessoas com sobrepeso. Portanto, perder peso é a ordem do dia para que o sonho de ter seu próprio filho possa se tornar realidade em breve. No entanto, medidas radicais devem ser evitadas. Faça exercícios duas a três vezes por semana, como caminhar rapidamente por cerca de 30 a 60 minutos e uma dieta saudável e equilibrada ajuda a reduzir o peso suavemente e a longo prazo. As dietas intensivas, por outro lado, não têm um efeito benéfico na fertilidade, uma vez que interrompem adicionalmente o metabolismo e o equilíbrio hormonal.

Engravidar com baixo peso

Em mulheres e homens com um IMC menor de 18 anos, geralmente não há gordura suficiente para manter o equilíbrio hormonal normal em equilíbrio. Nas mulheres, o período e a ovulação não ocorrem porque são liberados muito pouco hormônios reguladores do ciclo. Além disso, alterações no endométrio dificultam a implantação do ovo. Estudos com mulheres abaixo do peso mostram que esses distúrbios são reversíveis. Isso significa que, após normalizar o peso e, assim, o equilíbrio hormonal, as mulheres podem engravidar relativamente rapidamente.

Assim como o excesso de peso, os homens com baixo peso podem ter um efeito negativo na produção e na qualidade espermática, dificultando a fertilização do óvulo. O primeiro passo para que mulheres ou homens com baixo peso se tornem a criança que desejam é um ganho de peso saudável. A relação entre o peso corporal e o desejo de ter filhos não deve ser subestimada.

Ganho de peso durante a gravidez

Um estudo publicado no Australian e no New Zealnd Journal of Obstetrics and Gynecology mostrou que a maioria das mulheres não sabe quanto peso elas realmente devem ganhar durante a gravidez . Em algumas mulheres, o ganho de peso é claramente muito baixo. Outras mulheres grávidas, por outro lado, ganham tantos quilos que colocam em risco sua própria saúde e a de seu bebê.

A saúde do seu filho está em risco

A cientista de nutrição Susie de Jersey, da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, escreveu neste contexto:A gravidez é um momento muito importante, pois desempenha um papel especial no desenvolvimento geral da criança – muitas mulheres sabem disso. No entanto, a maioria das mulheres grávidas não sabe que isso também tem uma grande influência no desenvolvimento posterior de peso de mãe e filho. No entanto, é fato que, durante esse período, geralmente é decidido se ambos tenderão ou não a ficar acima do peso posteriormente. Se a futura mãe comer em excesso ou em excesso durante a gravidez ou se alimentar mal e não for suficientemente ativa fisicamente, isso poderá ter um sério impacto negativo na saúde da mãe e do filho no futuro.

De Jersey descobriu que dois terços das mulheres australianas não haviam ganho peso suficiente durante a gravidez. Foi surpreendente que houvesse tantas mulheres que comiam muito pouco durante esse período quanto aquelas que comiam muita comida. Um terço das mulheres grávidas ganhou muitos quilos, enquanto outro terço das mulheres grávidas ganhou muito pouco ou até diminuiu no período entre a concepção e o parto .

Possíveis causas do excesso de peso

Um fator de risco para ganho excessivo de peso durante a gravidez é a obesidade preexistente (excesso de peso grave). Metade das mulheres que já estavam muito acima do peso antes da gravidez também ganharam muito peso após a gravidez.

Mas a noção ultrapassada de que uma mulher grávida deve comer por dois a partir de agora também contribui para o ganho excessivo de peso. Afinal, não se trata de consumir o máximo de calorias possível, mas de comer conscientemente saudável – isto é, rico em substâncias vitais. Mas como deve ser uma dieta saudável durante a gravidez? De fato, a maioria das mulheres não sabe porque está muito mal informada sobre isso.

Conclusão

O conselho individual para mulheres grávidas é geralmente negligenciado. Dificilmente uma mulher obtém informações suficientes sobre os tópicos importantes de nutrição e exercício nesta fase especial de sua vida. Esse conselho, adaptado individualmente à mulher grávida, é essencial para uma gravidez saudável.

Se as gestantes receberem cuidados intensivos e informações, isso pode levar as mulheres grávidas a prestar atenção a uma dieta e estilo de vida mais saudáveis, mesmo após o nascimento. Dessa forma, aconselhamento competente durante a gravidez também pode ajudar as crianças a ficarem significativamente menos acima do peso na vida adulta,

Dicas para uma dieta saudável durante a gravidez

  • Preste atenção especial à qualidade da sua comida durante a gravidez e a amamentação.
  • Se possível, compre frutas e legumes cultivados organicamente e compre sua carne ou peixe de um revendedor em que você confia, se não quiser ficar sem produtos de origem animal.
  • Use apenas gorduras saudáveis ​​e de alta qualidade para a preparação de suas refeições.
  • Tempere seus pratos com uma boa pedra ou sal primitivo e use ervas frescas o mais rápido possível.
  • Devido ao risco de salmonela, não consuma produtos de origem animal (tártaro, peixe cru, ovos crus etc.).
  • Evite o máximo de produtos acabados , pois as matérias-primas utilizadas são geralmente de baixa qualidade e também contêm um grande número de aditivos químicos.
  • Reduza ao mínimo o consumo de açúcar.
  • Evite laticínios (exceto manteiga e creme), pois eles podem causar reações alérgicas no bebê por nascer.
  • Não beba álcool ou bebidas com cafeína .

Os seguintes alimentos devem ser consumidos o mais rápido possível, se forem tolerados:

  • Coma muitas frutas e vegetais frescos (bem lavados ou descascados).
  • Beba sucos naturais e batidos verdes .
  • Desfrute de uma grande porção de salada antes de cada refeição do meio-dia.
  • Preste atenção a uma ingestão equilibrada de ácidos graxos ômega-3, por exemplo, com óleo de linhaça ou óleo de cânhamo
  • Para o fornecimento de proteínas, escolha leguminosas que não causem inchaço
  • Coma batatas ou cereais (exceto produtos de farinha branca, porque eles não contêm mais nutrientes) como acompanhamento com legumes.

Ao implementar essas recomendações, você já fez muito pela saúde de você e de seu bebê. Se você também garantir que o ganho de peso seja mantido dentro dos limites, nada impede o nascimento de um bebê saudável.

Você pode obter mais informações sobre gravidez, nutrição e exercícios com consultores experientes em gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *