Gravidez e parto

Como o estresse pode prejudicar a fertilidade das mulheres

Simplesmente não funciona para engravidar? Isso pode ser devido ao estresse. É tão fácil diminuir o seu nível de estresse.

Você quer ter filhos e quer engravidar? Depois, vá com calma na vida cotidiana. Porque um estudo atual dos EUA mostra que o estresse pode impedir a gravidez durante os dias férteis. Explicamos como você pode facilmente diminuir seu nível de estresse.

O estudo da Universidade de Louisville, Kentucky, incluiu 400 mulheres com até 40 anos de idade. Eles tiveram que registrar seus níveis de estresse. Também foram registradas informações sobre menstruação, sexo, contracepção, álcool, cafeína e tabagismo.

O resultado: apenas quatro em cada dez participantes do estudo engravidaram se estivessem estressados ​​durante os dias férteis. Ainda menos para as mulheres que se sentiam permanentemente estressadas.

A influência negativa do estresse também persistiu quando outros fatores foram levados em consideração. Estes incluem, por exemplo, o índice de massa corporal, idade ou consumo de álcool. Todos esses fatores também podem dificultar a gravidez.

Os cientistas aconselham as mulheres que querem ter filhos a reduzir seus níveis de estresse – e, assim, aumentar as chances de concepção. A diretora do estudo Kira Taylor: “O esporte pode ajudar ou fazer um curso para o gerenciamento do estresse”.

Os problemas do estresse para a gravidez

Não é o primeiro estudo que atribui o desejo não realizado de ter filhos a muito estresse. Agora, os pesquisadores descobriram uma substância no corpo de mulheres estressadas que poderia ser a causa.

Saparentemente, compromete a perspectiva de gravidez. Como mostra um estudo dos Estados Unidos, um alto nível da proteína do estresse alfa-amilase anda de mãos dadas com uma chance quase 30% menor de concepção. As mulheres que têm problemas com a gravidez devem considerar técnicas de relaxamento, recomendam os pesquisadores liderados por Courtney Denning-Johnson Lynch, da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus, na revista “Reprodução Humana”.

Estudos haviam demonstrado repetidamente uma conexão entre problemas de estresse e concepção. No entanto, não ficou claro se o estresse emocional não foi devido à ausência de gravidez. Para descartar essa possibilidade, os pesquisadores propuseram uma nova abordagem.

Eles examinaram 373 mulheres entre 18 e 40 anos que estavam tentando engravidar e que não apresentavam sinais de problemas de fertilidade. Os participantes deram amostras de saliva no início do estudo e no início da primeira menstruação no período do exame, pela manhã. Os pesquisadores analisaram a saliva dos dois marcadores de estresse cortisol e alfa-amilase.

Mulheres com alta concentração de amilase tiveram 29% menos chance de engravidar a cada mês do que aquelas com baixos níveis da enzima. Eles também mais que dobraram a probabilidade de não engravidar, mesmo após um ano de sexo desprotegido.

Só não deixe o estresse

Isso corresponde à definição de infertilidade. Os pesquisadores não encontraram nenhuma conexão com a fertilidade do cortisol, levando em consideração outros fatores que influenciam, como idade ou frequência das relações sexuais.

“Embora este estudo possa não dar uma resposta definitiva sobre as causas, ele fornece evidências de que o estresse desempenha um papel adverso independente”, eles escrevem. Se você tiver problemas de concepção, as mulheres devem considerar técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação. Além disso, os casais não devem se pressionar: o estresse não é o único e também o fator de influência mais importante para a gravidez.

“A eliminação dos fatores de estresse antes de tentar engravidar pode reduzir o tempo dos casais à gravidez”, disse a co-autora Germaine Buck Louis, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD) em Bethesda, Maryland. . “A boa notícia é que as mulheres provavelmente sabem qual estratégia de redução de estresse funciona melhor para elas”.

Como diminuir o seu nível de estresse

Se o desejo de um filho biológico não for atendido imediatamente, não é necessário realizar imediatamente a inseminação artificial, tratamentos hormonais ou similares. Se não for diagnosticada nenhuma razão médica para a falta de filhos, a primeira coisa a fazer é questionar o próprio modo de vida. Um estudo recente da Universidade de Louisville, em Kentucky, confirma mais uma vez como o estresse é profundo na saúde. Se você quer ter filhos nesta fase, a fertilidade pode ser difícil. Com nossas dicas, você pode evitar o estresse.

No estudo, 400 mulheres participaram até os 40 anos, inclusive. Com base no registro do nível de estresse e nas informações sobre ciclo, sexo, métodos contraceptivos, consumo de álcool, cigarro e cafeína, os últimos resultados foram compilados com base nos motivos de um desejo anteriormente não realizado de ter filhos.

O resultado:

Apenas quatro em cada dez participantes do estudo que foram expostos ao estresse durante seus dias férteis engravidaram. O número de gestações foi ainda menor em mulheres com estresse permanente. Outros fatores negativos foram obesidade, idade e consumo excessivo de álcool. Muito estresse também teve um impacto negativo na fertilidade entre as mulheres, que de outra forma levam um estilo de vida saudável.

Diminuir o ritmo – como?

É óbvio que o nível de estresse deve, portanto, ser reduzido, mas nem sempre tão fácil de implementar. Por exemplo, a diretora do estudo Kira Taylor aconselha exercícios regulares ou faz um curso de gerenciamento de estresse.

Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo:

  1. Percorra a sua vida cotidiana em paz para encontrar possíveis fatores de estresse.
  2. Que estresse você pode mudar sozinho? Às vezes, uma pequena lista de tarefas para o dia respectivo é suficiente para trazer mais ordem ao caos. Se o emprego ou o relacionamento o preocupa regularmente há muito tempo, e amigos e familiares não podem ajudá-lo, considere a ajuda profissional de um treinador ou psicoterapeuta. Não é uma pena que você não consiga resolver todos os problemas sozinho.
  3. O poder do pensamento: você está tentando engravidar há muito tempo? O simples pensamento de que finalmente deve dar certo cria um estresse psicológico adicional. Por mais difícil que seja para você: não se pressione demais e dê um tempo. Mime-se com coisas que são boas para você e com as quais você pode desligar.
  4. Estilo de vida saudável: o copo de vinho obrigatório à noite nem sempre leva a um sono reparador. Mesmo aqueles que pulam o café da manhã continuamente são expostos a um estresse adicional, porque: o corpo precisa de energia e a privação de comida afeta rapidamente sua psique e resiliência.
  5. Esporte e relaxamento: o esporte não apenas ajuda a evitar o excesso de peso, mas também a reduzir o estresse. Isso não significa esportes de alto desempenho, mas atividade física regular que ajuda você a desligar e deixar a vida cotidiana estressante para trás. Pode demorar meia hora caminhando pelo parque ou você pode pegar a bicicleta em vez do carro ou ônibus para ir trabalhar. Se você é uma das pessoas excessivamente e especialmente estressadas cronicamente, tente uma aula de ioga. Aqui você pode fortalecer seus músculos e, ao mesmo tempo, aprender técnicas de relaxamento meditativo. Se esses exercícios não forem suficientes para você escapar da vida cotidiana, tente um curso para treinamento autogênico.

Infelizmente, um estilo de vida positivo por si só nem sempre é suficiente para satisfazer o desejo do seu próprio filho.

Todo mundo sente estresse de maneira diferente. Portanto, toda mulher precisa descobrir por si mesma quais medidas podem ajudá-la a relaxar. Mesmo pequenas mudanças na vida cotidiana podem diminuir o nível de estresse. Aqui estão algumas sugestões:

Esporte: Começar a circulação é bom para todo o corpo. O exercício moderado reduz os níveis de estresse e aumenta a fertilidade. Isso inclui, por exemplo, um pouco de corrida, ciclismo ou natação. Mas não exagere: esportes competitivos, por sua vez, são um obstáculo para engravidar.

Técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação, também podem ser úteis se houver muito estresse ou problemas de concepção. Por exemplo, o yoga pode melhorar a circulação sanguínea no corpo, aliviar a tensão e os bloqueios, reduzir o estresse e ter um efeito desintoxicante. E existem até exercícios especiais que podem ter um efeito positivo na fertilidade.

Alimentação saudável: tente limitar o consumo de álcool, nicotina e também café. Esses venenos prejudicam o corpo porque a decomposição desses produtos significa estresse para eles.

Certifique-se de ter uma dieta saudável e equilibrada. Porque o corpo feminino primeiro interrompe a função reprodutiva se não for idealmente fornecido com nutrientes. A desnutrição pode, portanto, perturbar o equilíbrio hormonal e prejudicar a fertilidade. Além disso, uma dieta saudável também tem um efeito positivo no bem-estar e, portanto, no nível de estresse.

Psique: A psique também desempenha um papel importante no estresse que sentimos. Às vezes, o estresse vem de pensamentos negativos. Por exemplo, muitos casais se pressionam se não funcionar imediatamente quando engravidam. Mantenha-se relaxado, aproveite o tempo com seu parceiro – dessa forma, você pode diminuir seu nível de estresse e aumentar a chance de gravidez.

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