Gravidez e parto

Constipação durante a gravidez

Gravida

Problemas de digestão são um dos efeitos colaterais bastante desagradáveis ​​da gravidez. Como mulher grávida, você não quer sofrer nem falar sobre isso. Com algumas dicas sobre o estilo de vida certo e os sinais de que você deve consultar o médico para constipação, diarréia e coisas do gênero, certamente encontrará o caminho certo para lidar com esses efeitos colaterais irritantes da gravidez.

Quais são as causas da constipação na gravidez?

Quase 75% das mulheres grávidas apresentam problemas digestivos durante a gravidez. Problemas com o sistema digestivo, como constipação, são inicialmente completamente normais durante a gravidez. Isso ocorre devido às alterações hormonais e fisiológicas do seu corpo: os hormônios garantem o cuidado do bebê, mas prejudicam certas funções do corpo. 

Para o seu filho, o hormônio progesterona, essencial para a sobrevivência do filho, tem a principal tarefa de manter a gravidez nas primeiras semanas e tem um efeito adverso na atividade intestinal. Torna-se lento devido aos efeitos dos hormônios e a digestão pode diminuir consideravelmente. Portanto, a constipação pode ocorrer com mais frequência no início da gravidez – na “fase de reconstrução” do seu corpo.

Durante a gravidez, o estômago e os intestinos precisam dar mais e mais espaço ao seu filho em crescimento. Especialmente no último trimestre , o aumento do peso do seu filho e da placenta aumentam a pressão sobre o órgão digestivo e podem dificultar o uso da casa de banho.

A constipação é frequentemente uma consequência bem conhecida dos suplementos de ferro tomados durante a gravidez. Ao prescrever medicamentos ferrosos para uma escassez, você deve sempre perguntar sobre os ingredientes e possíveis efeitos colaterais.

Não apenas prisão de ventre, diarréia, flatulência e movimentos intestinais lentos durante a gravidez

Além da constipação, diarréia e flatulência são um dos sintomas mais comuns com os quais as gestantes precisam lidar. Como seu corpo é mais sensível a alimentos, germes ou falta de higiene, por exemplo, em banheiros públicos, durante a gravidez, a diarréia geralmente é o resultado de uma infecção. 

Através da remoção liquefeita do conteúdo intestinal, seu corpo deseja liberar possíveis patógenos que possam representar um risco para o bebê ainda não nascido o mais rápido possível. No nascimento, a diarréia tem outra causa: muitas mulheres têm diarréia antes do parto porque a forte atividade do útero também aumenta a evacuação.

Inchaço anormal é principalmente devido ao lento movimento intestinal, que, como descrito para a constipação, é devido a alterações hormonais e fisiológicas. Os alimentos ingeridos ficam mais tempo no trato digestivo, o que pode levar a um aumento da formação de bolhas de gás.

Cólicas e perda de apetite: você precisa consultar um médico sobre esses sinais de indigestão

Um estômago inchado ou duro, visitas dolorosas ao banheiro e flatulência incontrolável podem ser mais do que desconfortáveis. Postura restrita, alimentação hesitante ou perda de apetite devido a uma sensação de plenitude são reações frequentes de uma ou outra mulher grávida para encobrir a indigestão. 

Um comportamento muito prejudicial que você definitivamente deve evitar. Em vez disso, sempre lide com seus sintomas abertamente – por mais atraentes que sejam – e sempre discuta as conseqüências com estresse físico e mental com seu médico ou parteira. A sub oferta de seu bebê causada por indigestão deve ser medicamente excluída ou tratada.

A diarréia aguda pode levar rapidamente a sérias perdas de nutrientes e líquidos. Um primeiro e sério sinal de falta de fornecimento é geralmente a rápida perda de peso durante a gravidez, que deve ser evitada. Se você comunicar queixas digestivas de qualquer tipo à sua parteira e examiná-las clinicamente, estará definitivamente do lado seguro.

Como a constipação ocorre durante a gravidez?

A constipação durante a gravidez é causada por vários fatores:

  • Níveis mais altos de hormônios (como progesterona ) diminuem a motilidade intestinal e, portanto, o tempo de trânsito ou passagem dos alimentos até os movimentos intestinais.
  • Menos exercício também reduz a motilidade intestinal em mulheres grávidas.
  • O útero , que cresce especialmente no terceiro trimestre, pressiona o intestino.
  • A criança em crescimento também pressiona o intestino.
  • A ingestão insuficiente de líquidos também pode promover lentidão.
  • O suplemento de ferro , que muitas mulheres grávidas devem tomar, pode causar constipação como efeito colateral.
  • Uma dieta alterada também pode afetar a digestão .
  • Estresse, ansiedade ou depressão da mãe grávida são outros fatores que podem contribuir para a constipação.

Fatores como aumentar o tamanho do útero e da criança são a razão pela qual a constipação geralmente aumenta à medida que a gravidez progride. Segundo estudos, o tempo de trânsito dos alimentos para os movimentos intestinais às vezes é consideravelmente prolongado ao longo dos nove meses.

Outros fatores desencadeantes da constipação na gravidez foram discutidos recentemente: uma maior idade das mulheres grávidas (acima de 35 anos) e um maior índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez provavelmente aumentam a probabilidade de constipação.

10 dicas para problemas digestivos durante a gravidez: Como prevenir e aliviar a constipação, diarréia e gases

Você pode fazer algumas coisas para melhorar seu bem-estar físico e mental com problemas digestivos normais:

  1. Noites tranquilas e longas

Mime-se com o suficiente sono. O sistema digestivo é muito ativo durante a noite. Você deve dar ao seu corpo esse tempo para se regenerar.

  1. Refeições conscientes e pequenas

Em vez de três grandes, desfrute de várias pequenas refeições espalhadas ao longo do dia em paz e sentado. É melhor ficar longe de alimentos gordurosos, chocolate e alimentos com alta proporção de farinha branca em caso de constipação.

  1. Dieta rica em fibras e bastante líquido não carbonatado

A melhor maneira de prevenir a constipação é com frutas frescas, legumes, saladas folhosas, cereais e cereais integrais. Água mineral ainda suficiente (pelo menos 2 litros por dia) é essencial para a digestão intacta.

  1. Fique longe de legumes e legumes flatulentos

Você deve evitar vegetais flatulentos, como repolho ou cebola. Você também deve evitar pratos de lentilha e feijão saudáveis ​​quando houver aumento de flatulência.

  1. Figos frescos e frutas secas no café da manhã

Comer figos e ameixas frescas ou secas tem um efeito favorável na digestão. Esse efeito curativo já foi descrito nos livros de medicina grega no século I dC. Para intensificar o efeito: mergulhe as ameixas secas ou os figos secos em um pouco de água morna durante a noite e os consuma na manhã seguinte, incluindo a água de imersão, em um smoothie do café da manhã , em muesli ou com o estômago vazio.

  1. Massagens abdominais relaxantes

Massagens abdominais suaves, no sentido horário antes e depois das refeições, apóiam o sistema digestivo.

  1. Chás de ervas e sucos digestivos

Uma xícara de chá-leão ou um copo de suco de ameixa por dia eliminará a constipação. Uma xícara de chá de erva-doce-anis-cominho tem um efeito calmante na flatulência.

  1. Cereal digestivo

Em pouco tempo, você pode preparar seu próprio muesli digestivo: iogurte natural diário com uma ou duas colheres de sopa de linhaça triturada, um pouco de farelo de trigo e frutas (ameixas ou figos em conserva ou frescos) fazem um delicioso café da manhã. Importante: sempre beba um copo de água com sementes e cereais!

  1. Açúcar no leite e psyllium para estimular a atividade intestinal

Uma colher de sopa de açúcar do leite em um smoothie ou muesli efetivamente impede a constipação. Até três colheres de sopa de psyllium puro diariamente ou em água ou iogurte são um laxante muito suave permitido durante a gravidez.

  1. movimento e esporte

Obviamente, além da nutrição consciente, o exercício para um sistema digestivo vital não deve faltar. Uma caminhada digestiva prolongada depois de comer, nadar regularmente ou exercícios direcionados do assoalho pélvico apoiam ativamente seu sistema digestivo.

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