Dicas para aliviar a dor nas costas durante a gravidez

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Em toda gravidez, ela ocorre em um ponto ou outro. E todo mundo já viu como uma mulher fortemente grávida apoia a parte inferior das costas enquanto está de pé. Mas dores nas costas também podem ocorrer no início da gravidez. Por que isso e o que você pode fazer?

Onde a dor nas costas ocorre durante a gravidez?

A dor nas costas durante a gravidez pode ocorrer devido à postura incorreta em diferentes áreas das costas, bem como na região do ombro e pescoço. No entanto, eles são típicos na área da coluna vertebral e ao redor do sacro. Especialmente na gravidez avançada, podem ocorrer fortes dores nas costas aqui, porque sua área pélvica se solta na preparação para o nascimento. O peso do bebê e do útero também é um grande fardo. Isso pode empurrar e puxar um pouco. Torna-se mais difícil para você distinguir entre dor nas costas como sintoma da gravidez e aquelas que anunciam complicações.

Por que a dor nas costas ocorre durante a gravidez?

A dor nas costas também tem várias causas durante a gravidez: pode aparecer como um sintoma puro da gravidez, basear-se em problemas musculares e articulares anteriores ou ser um sinal de complicações. A dor sacral e as vértebras lombares se desenvolvem rapidamente, porque o tecido conjuntivo muito resistente e as articulações ao redor da pelve são afrouxadas com a ajuda de hormônios.

De acordo com o Dr. med. Markus Donat, neurocirurgião do centro da coluna vertebral na Stiglmaierplatz em Munique, muitas vezes leva a bloqueios dolorosos na articulação sacroilíaca, ISG para abreviar, que forma a conexão entre o sacro e o ílio: “Se as placas articulares se movem minimamente, isso causa dor intensa, da parte inferior Irradie as costas sobre as nádegas até as costas das pernas. ”Segundo Donat, movimentos rápidos e levantamento de peso, mas também estresse e inquietação podem levar à dor nas articulações.

 Progesterona amolece ligamentos e tendões

Acima de tudo, porém, a mudança hormonal no corpo causa desconforto nos ossos, articulações e músculos da região lombar. Porque durante a gravidez, as articulações, cartilagens e ligamentos são afrouxados sob a influência do hormônio progesterona . Isso permite que os músculos e o esqueleto da mãe se adaptem à criança em crescimento no útero. No nascimento , a pelve é tão flexível que o bebê pode ser empurrado através do canal do parto.

Para o parto, as mulheres precisam aceitar que a coluna é menos estável. A estabilidade reduzida da coluna vertebral é compensada pelo trabalho muscular adicional – eles relatam tensão e dor.

A dor nas costas na gravidez geralmente ocorre entre a 24ª e a 40ª semana de gravidez, ou seja, a partir do 6º mês – no período em que a criança ganha peso e tamanho no abdômen. A dor geralmente diminui durante a gravidez ou está presente após o nascimento, o mais tardar.

A dor nas costas é perigosa durante a gravidez?

A dor nas costas como sintoma da gravidez é irritante, mas felizmente inofensiva. Mais da metade das gestantes sofre com elas e a maioria delas também desaparece após a gravidez.
Dor nas costas e puxões na região lombar também podem indicar complicações: trabalho de parto prematuro, aborto espontâneo ou parto prematuro são frequentemente (mas nem sempre!) Indicados por dores nas costas. No início da gravidez, uma gravidez ectópica também pode estar por trás disso. E já é bom saber: no final do terceiro trimestre, a dor nas costas também pode anunciar o nascimento do seu filho. Muitas mulheres não sentem a dor na área abdominal como esperado, mas sim através de uma dor extrema na região lombar.

Quando ao médico?

Você deve tratar de uma leve dor nas costas no seu próximo check-up. Dor nas costas intensa, especialmente se ocorrer espontaneamente ou for ritmada, é motivo para uma visita direta ao médico ou parteira.

O que significa dor nas costas no início da gravidez?

Se ocorrer dor nas costas, mesmo no primeiro trimestre, quando ainda não há um bebê visível, isso pode ser um sinal de complicações: gestações ectópicas, trabalho de parto prematuro e abortos espontâneos podem desencadear dores nas costas no início da gravidez. Mesmo que sejam menos comuns, os problemas nas costas também podem ter razões inofensivas, como o alongamento dos ligamentos da mãe, que muitas vezes podem irradiar para a região lombar e até para as pernas.

Dor nas costas do parto

A dor nas costas também pode ser desencadeada por contrações do útero. O útero começa com as chamadas dores de parto já na 25ª semana. Estes vêm em intervalos irregulares e são inofensivos. No entanto, se a dor se repetir regularmente, se intensificar e se o abdômen ficar duro, isso pode ser uma contração real . Isso indica que o nascimento está prestes a começar .

Se essas contrações reais ocorrem antes da 36ª semana de gravidez, são contrações prematuras . Em seguida, a futura mãe deve ser levada a uma clínica o mais rápido possível, onde são iniciados os tratamentos adequados para evitar o risco de parto prematuro .

Como você pode tratar dores nas costas durante a gravidez?

A dor nas costas durante a gravidez pode ser evitada ou aliviada por várias medidas e dicas.

É importante cuidar das costas durante toda a gravidez :

  • Mesmo que a barriga seja muito grande nas últimas semanas de gravidez, tente não cair nas costas ocas .
  • Ao se levantar , é melhor que a região lombar role de lado.
  • Em geral, as mulheres grávidas não devem levantar muito . Se algo for levantado ou transportado, cuide das costas: agache-se com as pernas afastadas e levante o objeto perto do corpo.

Para dores nas costas e tensão, as mulheres grávidas fazem tudo o que também ajuda as mulheres não grávidas: massagens (por exemplo, por um parceiro, parteira ou fisioterapeuta), calor relaxante (garrafa de água quente, travesseiro de pedras de cerejeira, banho quente) ou posição do degrau (pernas dobradas em um nível mais alto) Coloque o estofamento ou o sofá; a parte de trás permanece plana na superfície). Além disso , o sexo macio pode contribuir para o relaxamento da gravidez quando tentam-se posições favoráveis ​​às costas.

Se você deseja tomar medicação – incluindo remédios homeopáticos para dores nas costas – você deve discutir isso com seu médico ou parteira com antecedência. O alívio também pode fornecer acupuntura . Encontre um terapeuta com experiência especial no tratamento de mulheres grávidas.

Se você tiver problemas sérios, seu médico poderá prescrever fisioterapia e massagens. Uma visita ao osteopata também pode fazer sentido. Caso contrário, as seguintes medidas são recomendadas:

1. Calor

Uma garrafa de água quente, um travesseiro de pedra cerejeira ou um banho quente relaxam os músculos e ajudam a desligar.

2. Movimento

Exercícios de alongamento, ioga e natação são ótimas maneiras de aliviar as costas.

3. Evite o estresse

O relaxamento é importante porque o estresse e a inquietação podem rapidamente levar à tensão inconsciente, especialmente em áreas que já doem de qualquer maneira.

4. Procure apoio

Com dores nas costas durante a gravidez, especialmente no último trimestre, um cinto de gravidez ou cinto de apoio pode ajudar. Com o apoio de um cinto abdominal, as costas recebem apoio ao carregar a barriga pesada.

A dor intensa pode responder bem às técnicas de ginástica e relaxamento, mas às vezes persiste após o nascimento. É importante que você discuta dores nas costas com seu médico e parteira, especialmente no início da gravidez. Além de oferecer ótimas dicas, eles também podem descartar complicações sérias.

Como posso prevenir dores nas costas durante a gravidez?

Mesmo que você não tenha tido problemas nas costas antes de o bebê se sentir confortável em sua barriga: durante a gravidez, movimentos e hábitos adequados para as costas são a melhor maneira de reduzir ao mínimo a dor nas costas.

1. Deixe de fora os saltos altos

Tão bons quanto parecem: os sapatos de salto alto deslocam o peso do corpo para a frente, para que as costas estejam desigualmente carregadas. Se você não consegue viver sem o salto alto, mesmo durante a gravidez, tente reduzir a altura do salto ao mínimo e use um par de bailarinas ou tênis para viagens mais longas.

2. Preste atenção a uma postura ereta

Com um inchaço do bebê, geralmente caímos automaticamente na chamada postura da lordose, na qual a curva S da coluna se fortalece e esticamos a barriga para a frente. Tente se endireitar no meio e abaixar a pélvis. Imagine que o seu centro de gravidade não está no seu bebê, mas no meio do seu estômago. Parece complicado? Você pode ver facilmente o que queremos dizer do lado de um espelho.

3. Dobre corretamente e levante-se

Todos sabemos disso, mas é rapidamente esquecido na vida cotidiana: em vez das costas, é melhor dobrar os joelhos ao levantar e inclinar-se. Isso mantém as costas retas e distribui a carga uniformemente pela espinha. E mesmo que nem sempre seja possível: tente não levantar mais de 5 kg regularmente durante a gravidez.

4. Treinamento regular (de volta)

O exercício é a melhor maneira de reduzir a dor nas costas. Além da natação, os cursos projetados para mulheres grávidas, como ginástica para gestantes ou ioga para mulheres grávidas, são ótimos porque são especialmente adaptados para aliviar as costas e a coluna.

5. Durma do seu lado

A melhor maneira de aliviar as costas é dormir ao seu lado. Isso também se aplica às mães sem uma barriga visível. Almofadas para gravidez , como a almofada para amamentação e gravidez da Theraline, disponíveis aqui na Amazon *,  são verdadeiras salva-vidas, ajudam a aliviar a coluna vertebral durante o sono e, posteriormente, apoiam o bebê. Eles também são uma grande ajuda para amamentar depois.

6. Massagem nas costas

Como nem todas as massagens são permitidas durante a gravidez, é melhor procurar um terapeuta que ofereça massagens especiais para a gravidez. Mas seu parceiro também pode olhar mais de perto. Para uma pequena massagem solo, este exercício de yoga na gravidez contra a dor sacro é perfeito: deite-se confortavelmente de costas e levante os joelhos dobrados em direção ao teto. Você deixa os pés soltos. Agora, lentamente, comece a massagear seu sacro desenhando círculos ou oito com a pélvis.

Exercícios contra dores nas costas na gravidez

Exercícios direcionados para as costas também ajudam a fortalecer os músculos e, assim, aliviar a coluna. Estes também podem ser facilmente realizados em casa. Antes dos exercícios, os músculos devem ser cuidadosamente esticados e aquecidos.  

  • Exercício para a parte superior das costas : Um bom exercício de alongamento para o peito, que treina simultaneamente os músculos da cintura escapular e da parte superior das costas, funciona da seguinte maneira: simplesmente sente-se confortavelmente em uma esteira e estique as costas. Em seguida, coloque as mãos atrás da cabeça e puxe os cotovelos para trás o máximo possível. Após dez segundos, libere a tensão e repita o exercício três vezes.
  • Exercício contra o pescoço tenso: Sente-se de pernas cruzadas e endireite as costas. Em seguida, coloque a mão esquerda sobre a cabeça e a orelha direita e puxe-a suavemente para a esquerda. O ombro direito puxa um pouco para baixo. Após cinco segundos, libere a tensão e repita o exercício do outro lado.
  • Alivie a pressão nos discos intervertebrais: levante-se, os pés estão abertos na largura dos ombros e os joelhos levemente dobrados. Agora, leve o queixo ao peito e role gradualmente das vértebras cervicais para as vértebras lombares até que a parte superior do corpo esteja dobrada. Você permanece nessa posição por cinco segundos e depois rola lentamente para cima novamente – da coluna lombar – até chegar à posição vertical.
  • Relaxe as costas inteiras: sente-se no tapete com as pernas esticadas. Agora dobre a perna esquerda e coloque o pé esquerdo na parte externa do joelho direito. Agora, coloque o braço direito em volta do joelho esquerdo e use-o para girar toda a parte superior do corpo no sentido anti-horário para a esquerda. Após cinco segundos, a tensão é liberada e o exercício é repetido do outro lado.
  • Mobilize suas costas: o exercício de jubarte é adequado para isso. Para fazer isso, posicione-se de joelhos no tapete. As mãos devem estar na vertical sob os ombros, o quadril forma um ângulo reto com as coxas, o joelho com as pernas. Quando você inspira, deixe seu abdômen ceder e faça um buraco nas costas. Ao expirar, empurre as costas inteiras em uma corcova. Repita os exercícios em um ritmo lento e relaxado.

estabilidade mental desempenha um papel importante quando se trata de dor nas costas. Portanto, é importante não se sobrecarregar durante a gravidez. Faça pequenas pausas repetidas vezes e trate de intervalos regulares – especialmente em uma vida estressante.

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