Gravidez e parto

Grávida no verão? 10 dicas para os dias quentes

Grávida no sol

Verão, sol e estar grávida? Mães expectantes sabem como isso pode ser cansativo. Temos dez dicas contra o calor do verão!

O calor força a circulação. As mulheres grávidas, em particular, devem evitar esforços desnecessários nas altas temperaturas do verão. Nossas dicas para dias quentes acalmam e aliviam os sintomas circulatórios típicos.

A gravidez é um grande desafio para o corpo. Uma nova vida cresce na barriga de uma mulher por nove meses – o organismo está em estado de emergência. Problemas com a gravidez, portanto, não são incomuns. As altas temperaturas no verão exercem pressão adicional sobre o corpo; Muitas mulheres grávidas se queixam de náuseas e problemas circulatórios no calor. Sudorese também é um efeito colateral desagradável.

Há muitas razões para as reclamações: as mulheres grávidas são comparativamente sensíveis ao calor nos dois primeiros trimestres. Afinal, o organismo precisa transportar cerca de 1,5 litros a mais de sangue pelo organismo.

Por esse motivo, os batimentos cardíacos e o metabolismo são acelerados e a temperatura corporal é aumentada em cerca de 1,5 graus Celsius. Se a temperatura do corpo aumentar devido ao calor do verão, o corpo começará a suar para esfriar.

O aumento da temperatura corporal significa que as mulheres grávidas experimentam mais problemas circulatórios quando estão quentes, queixam-se de náusea com mais frequência e geralmente estão mais cansadas do que o habitual. Além disso, a pele é mais sensível à radiação UV do sol.

As mulheres grávidas são frequentemente muito sensíveis ao calor. Por um lado, isso é bom porque eles percebem rapidamente quando o resfriamento é necessário. Por outro lado, altas temperaturas no verão podem ser bastante estressantes para as mulheres grávidas. Se você ajustar sua rotina diária ao calor do verão, poderá evitar encargos e riscos desnecessários. 

Os remédios mais importantes para o estresse térmico são: mime-se com o descanso, procure sombra, esfrie bem e beba o suficiente. Durante a gravidez, o corpo produz mais calor do que o normal, porque o metabolismo e a circulação sanguínea aumentam. Os vasos sanguíneos da pele são aumentados e emitem calor para o exterior. Isso pode levar a ondas de calor ocasionais e sudorese, mesmo em temperaturas externas normais. O calor aumenta esse efeito e pode agravar problemas gerais da gravidez, como problemas circulatórios, cansaço, pernas pesadas e inchadas.

Quando a temperatura do corpo aumenta, o corpo esfria suando. Perde líquidos e minerais. Portanto, é importante que você beba o suficiente em dias quentes. Se o sol estiver realmente soprando, é melhor ficar em ambientes internos frescos. Você deve evitar o sol direto e as salas aquecidas o máximo possível. 

Os sintomas normalizam gradualmente no terceiro trimestre . O embrião está ficando maior e mais pesado, o que tem um impacto significativo no corpo da mãe. Agora mesmo as tarefas diárias custam mais força e energia do que apenas algumas semanas atrás. O calor no verão coloca uma pressão adicional no organismo da mulher grávida e custa mais recursos.

Estar grávida no verão às vezes é cansativo. Especialmente quando se trata das últimas semanas. Temos dez dicas para você que tornarão os dias mais quentes do ano um pouco mais suportáveis.

1. Marcha pela água

Tanto por dentro como por fora. Chuveiros mornos e muita bebida fazem a circulação voltar a funcionar. Toda mulher grávida deve beber dois litros de líquido por dia. Os melhores são água, chás sem açúcar ou sucos de frutas diluídos.
Uma pequena dica: deixe a água fria escorrer pelas suas pernas e antebraços. As artérias distribuem o sangue frio particularmente rapidamente e, assim, esfriam o corpo inteiro.

2. Adeus pernas pesadas

Pernas grossas à noite? O acúmulo de água nas pernas aumenta especialmente nas últimas semanas de gravidez. O exercício regular ajuda a evitar isso. Mas por favor, não exagere! É melhor usar as horas mais frias da manhã e da noite para uma curta caminhada. Caso contrário, levante os pés de vez em quando e tome banho de vez em quando com água fria. Isso permite que o sangue circule melhor, relaxa e tem um efeito descongestionante. 

3. Não se estresse

Honestamente: agora tudo pode ficar um pouco mais lento. Portanto, é melhor fazer pequenos intervalos com mais frequência, planejar uma soneca ou apenas cochilar no parque à sombra. O corpo sinaliza para as gestantes exatamente quando e com que frequência elas precisam descansar. E a melhor coisa para mamãe e bebê é ouvi-la também. Mesmo se ainda houver muito o que fazer antes do nascimento, é melhor distribuir as datas por vários dias. Quanto mais relaxada a rotina diária, melhor.

4. O sal na sopa

Embora a avó e a empresa ainda jurassem comer o mínimo de sal possível durante a gravidez, agora sabemos que, quando o sal é removido do corpo, ele liga a água disponível ainda mais ao tecido. Portanto, continue o tempero como de costume, a menos que o médico recomende o contrário.

5. Menos é melhor

Especialistas diferem sobre a nutrição correta durante a gravidez. Aqueles que não têm problemas de saúde e sempre comeram uma dieta equilibrada podem realmente continuar a comer normalmente. Obviamente, é mais fácil para o corpo em tempos quentes quando a salada com peito de frango substitui o schnitzel pela salada de batata. Várias refeições menores espalhadas ao longo do dia, muitos vegetais e frutas são melhores para o seu bem-estar. Além disso, o nível de açúcar no sangue permanece relativamente constante.

6. Protegido do sol

A pele é muito mais sensível durante a gravidez – portanto, é melhor prestar atenção extra à proteção solar adequada. Além disso, manchas de pigmento irritantes são mais fáceis de evitar . Também é uma boa idéia usar loções e cremes sem perfume.

7. Óleos suaves

Lubrificar a barriga contra estrias já passou para a carne e o sangue de gestantes. Se você quiser refrescar as pernas, use alecrim ou óleo de limão. É melhor espalhá-lo na pele úmida. Cheira bem e mantém as pernas bonitas e frescas.

8. Roupas chiques leves

Agora é a hora certa para as  roupas . Seja longo ou curto, simplesmente vestido, você está perfeitamente vestido e nada aperta ou puxa. Excelente! Tecidos de algodão e linho são os companheiros ideais durante o verão. Eles deixam a pele respirar e transportam o calor para fora. Outra obrigação: sapatos confortáveis. Se necessário, às vezes meio tamanho maior – e correr descalço de vez em quando, se possível no escritório.

9. Cuidado!

Chapéus grandes de verão são perfeitos contra os raios UV e o calor. Nesse caso, eles não apenas parecem chiques e são um ótimo acessório, mas também são super úteis!

10. Seja uma sereia

Ninguém diz que você precisa ficar imóvel durante a gravidez. Especialmente no verão, ir à piscina ou ao lago é uma boa ideia. A natação é suave nas articulações e ao mesmo tempo maravilhosamente refrescante e, acima de tudo, nos sentimos muito, muito fáceis novamente.

Proteger dos raios UV ao ar livre

As mulheres grávidas só devem tomar sol com cautela, porque os hormônios da gravidez tornam a pele particularmente sensível à luz. Irritação da pele, alergias ao sol, descoloração da pele ou manchas de pigmento são, portanto, mais comuns do que o habitual durante a gravidez. 

A pele pode ser efetivamente protegida contra queimaduras solares e descoloração se você seguir três regras básicas:

  • Se possível, planeje atividades ao ar livre no início da manhã ou no final da tarde, porque a radiação UV é mais forte das 12 às 15 horas.
  • Escolha roupas que cubram sua pele e protejam sua cabeça com um chapéu ou boné de sol. O tecido escuro densamente tecido protege melhor contra os raios UV do que os mais leves.
  • Aplique bastante proteção UV com um alto fator de proteção solar na pele descoberta.

Uma boa proteção solar é particularmente importante na água e nas montanhas, mas também com um céu ligeiramente nublado, porque a força da radiação UV do verão é frequentemente subestimada.

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