Insônia na gravidez – Causas e dicas para evitar

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O exercício intensivo é contraproducente pelo menos duas horas antes de dormir – muitas mulheres grávidas sofrem de insônia . A insônia pode ser efetivamente aliviada durante a gravidez usando métodos naturais.

Muitas mulheres grávidas sentem a necessidade de dormir mais do que antes da gravidez. Mas não é incomum que eles tenham problemas para dormir: alguns dormem mal à noite, outros acordam à noite e depois não conseguem dormir novamente ou dormem inquietos. Eles costumam se sentir descansados ​​e cansados durante o dia .

O que causa insônia durante a gravidez?

Muitas mulheres grávidas continuam acordando à noite por causa do desejo frequente de urinar. Azia, cãibras na panturrilha ou “síndrome das pernas inquietas” são frequentemente responsáveis ​​por interrupções do sono.

Outro motivo para o sono interrompido é o crescimento da barriga: as mulheres grávidas costumam ter dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir e acordar quando precisam mudar de posição. Além disso, as fases de vigília do feto são mais curtas que as maternas. Às vezes, o bebê está ativo quando a mulher quer dormir. Também pode ser que as mulheres grávidas acordem à noite se houver pensamentos sobre o nascimento iminente ou o período posterior. Tudo isso é normal.

Distúrbios do sono e insônia também podem ser resultado de estresse ou relacionados a um distúrbio de ansiedade ou depressão . Em casos raros, não se sentir revigorado pela manhã ou muito cansado durante o dia também pode ser devido a pausas respiratórias noturnas, que podem ocorrer com roncos pesados.

As razões da insônia diferem nas diferentes fases da gravidez – é particularmente perceptível no primeiro e no último terço:

  • A mudança hormonal no primeiro trimestre de gravidez também tem consequências para o sono. Muitas mulheres experimentam cansaço durante o dia, mas os efeitos dos hormônios da gravidez e o desejo frequente de urinar geralmente não os acalmam à noite.
  • O segundo trimestre da gravidez é uma fase de relaxamento e recuperação para a maioria das mulheres grávidas. Problemas de fadiga e sono também diminuem durante esse período. Muitas mulheres agora estão começando a sonhar muito intensamente.
  • No último trimestre da gravidez, a crescente tensão física está se tornando cada vez mais visível à noite. Muitas mulheres agora sofrem de azia freqüente, dor nas costas ou pélvica, cãibras nas pernas noturnas ou a chamada síndrome das pernas inquietas (“pernas inquietas”). Eles geralmente acham difícil encontrar uma posição confortável para dormir. O peso do útero e da criança pressiona a bexiga, tornando a noiteIr ao banheiro pode se tornar uma rotina estressante. Além disso, os bebês ainda não nascidos são “noturnos” devido a influências hormonais – quando a mãe descansa, eles se movem de maneira particularmente intensa.

A posição correta do sono é importante

A posição correta do sono pode ajudar a reduzir os problemas do sono. É melhor acostumar-se a dormir no lado esquerdo nos primeiros meses de gravidez. Essa posição alivia o corpo e promove a circulação sanguínea, aliviando a veia cava – a maior veia do abdome inferior.

Isso também facilita o trabalho dos rins, para que menos água seja depositada no corpo. O bebê é otimamente fornecido com nutrientes e oxigênio nessa posição.

Um travesseiro de amamentação entre os joelhos tem um alívio adicional; talvez você possa apoiar as costas com travesseiros confortáveis. Nas últimas quatro a seis semanas de sua gravidez, talvez seja mais fácil dormir em uma poltrona confortável do que em sua cama.

Exercício e relaxamento ajudam a aliviar a insônia

O exercício regular é recomendado na gravidez por várias razões – fortalece o corpo para as tensões do parto, ajuda contra muitos problemas da gravidez, promove o bem-estar mental e, muitas vezes, também ajuda a melhorar o sono.

A natação – se possível no final da tarde – pode até reduzir o desejo irritante de urinar, cuja causa na gravidez avançada também é a retenção de água (edema): a posição horizontal na água e a pressão da água reduzem o edema, especialmente nas pernas – e na água que já deixou o corpo durante o dia não o incomoda mais à noite.

No entanto, o exercício intensivo é contraproducente pelo menos duas horas antes de dormir. Após um  programa esportivo  , o corpo precisa de pelo menos duas horas para “desligar”. Exercícios de relaxamento direcionados ou simplesmente um tempo calmo e relaxado agora promovem a prontidão para dormir.

Banhos quentes – por no máximo dez minutos e não mais quentes que 38 graus Celsius – ou um banho de pés com uma temperatura gradualmente crescente pode fazer maravilhas contra a insônia. As massagens também contribuem para o relaxamento físico e mental antes de dormir . Por exemplo, seu parceiro pode massagear suavemente seus ombros, costas e pés com um óleo de massagem suave .

Mais dicas para o sono o mais tranquilo possível

Uma refeição pesada sobrecarrega o corpo e pode impedir o adormecimento e o sono relaxado. Portanto, seu jantar deve ser facilmente digerível e consumido pelo menos três horas antes de dormir. Bebidas estimulantes – café , chá e refrigerantes – só devem ser recomendadas com moderação durante a gravidez e você deve evitá-las o mais tarde possível no final da tarde.

É melhor beber apenas um pouco antes de ir para a cama, para economizar pelo menos algumas interrupções na sua noite de sono. No caso de um desejo muito frequente de urinar à noite, comer um pouco de fruta seca à noite é muito útil, pois liga o líquido no trato gastrointestinal.

O leite morno é uma boa ajuda para dormir: quando aquecido, o triptofano – um aminoácido natural – é liberado, o que tem um efeito calmante no corpo e na mente.

Se às vezes você não conseguir adormecer ou não conseguir continuar a dormir após uma interrupção da noite, não tente se forçar a dormir – distraia-se, leia algumas páginas, faça alguns exercícios de relaxamento leve.

O sono desejado muitas vezes se repete depois. Em algumas fases da gravidez, muitas mulheres enfrentam inseguranças e medos que não lhes permitem se acalmar. Se você é afetado: procure ajuda – uma conversa com mães experientes, um amigo ou sua parteira já pode aliviar efetivamente seus medos.

E se a insônia persistir de qualquer maneira?

Se você não conseguir controlar sua insônia relacionada à gravidez com esses métodos, fale com sua parteira. Talvez ela possa ajudá-lo com pílulas para dormir. Lúpulo, valeriana ou flores de Bach, sais de Schüssler e medicamentos homeopáticos podem fazer a insônia desaparecer.

Na homeopatia, existem vários glóbulos diferentes que você pode usar com segurança. A Coffea D12 é eficaz, por exemplo, quando seus pensamentos não se acalmam, Scutellaria D6, quando o sono não quer vir, apesar do cansaço e da exaustão. O Zincum Metallicum D12 dissolve a inquietação física, o Fósforo D12 é particularmente útil para a tensão mental.

Muitas parteiras juram tratamento de acupuntura para insônia, além de muitas outras queixas de gravidez e concluíram o treinamento adicional apropriado.

Quando consultar um médico?

Se o seu sono não melhorar, apesar dessas medidas, é melhor entrar em contato com seu médico. Em casos graves, existem medicamentos testados que podem ser usados ​​em pouco tempo. 

Se você sentir uma sensação desconfortável nas pernas ao se deitar, como formigamento, vibração ou queimação, o que melhora quando você se move (síndrome das pernas inquietas), aconselhamento médico também é útil. 

Em alguns casos, pode haver pausas na respiração quando o ronco é intenso. Se essas pausas na respiração durarem mais de dez segundos, o suprimento de oxigênio poderá ser prejudicado. Se você suspeitar que está tendo pausas respiratórias noturnas, pode ser encaminhado para uma prática especializada em distúrbios do sono, se necessário. 

Se você não consegue dormir à noite porque está muito preocupado, com medo ou muito deprimido, é importante falar com seu médico ou parteira. Eles podem ajudá-lo e, por exemplo, sugerir mais ofertas de ajuda.

Conclusão

A insônia é um dos efeitos colaterais comuns da gravidez. No início da gravidez, os fatores hormonais desempenham um papel, mais tarde o aumento do estresse físico tem um impacto.Com um estilo de vida equilibrado, um bom equilíbrio de exercícios e relaxamento, remédios caseiros, medicamentos naturais ou acupuntura, os problemas de sono relacionados à gravidez geralmente podem ser bem tratados.Pílulas para dormir convencionais são tabus na gravidez, pois seus ingredientes ativos podem atravessar a barreira placentária e prejudicar o bebê.

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