Os seis melhores tipos de cereais para bebês

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Aveia, trigo, arroz, milho, espelta ou espelta verde: existe uma grande variedade quando seu bebê pode experimentar o primeiro mingau. O que há nas diferentes variedades? E o que é bom para bebês? Aqui você encontrará uma visão geral dos tipos mais importantes de cereais para bebês.

Os grãos são importantes porque fornecem aos bebês vitaminas, minerais, energia e fibras essenciais. De acordo com as mais recentes diretrizes nutricionais, a variedade é desejável porque a diversidade evita alergias ao comer.

Embora as pessoas pensassem que os bebês não deveriam receber cereais contendo glúten, os especialistas em nutrição infantil hoje concordam que a criança também deve ter pequenas quantidades de cereais contendo glúten em suas colheres desde o início. (É melhor que o bebê também seja amamentado ao mesmo tempo.) De acordo com o conhecimento atual, o risco do bebê de desenvolver doença celíaca (intolerância severa ao glúten) pode ser reduzido pela metade.

Para que o sistema digestivo ainda delicado do bebê não fique sobrecarregado com os novos alimentos, é melhor mexer o cereal na polpa como pó de cereal facilmente digerível ou como flocos. O mingau de leite também se torna agradável e cremoso graças à sêmola fina. Aqui você encontra os seis tipos mais importantes de cereais para bebês de perfil. 

Por que grãos?

Os cereais são extremamente importantes para o desenvolvimento do seu bebê. Além de proteínas vegetais de alta qualidade, ácidos graxos insaturados, vitaminas e minerais importantes, como ferro, magnésio e zinco, também contém fibras que regulam a digestão.

Como o glúten do grão (também chamado de proteína do trigo) prejudica meu bebê?

Até alguns anos atrás, supunha-se que os bebês não deveriam receber cereais contendo glúten. No entanto, inúmeros estudos nos últimos anos mostraram que o risco de o bebê desenvolver doença celíaca pode até ser reduzido, fornecendo-lhe pequenas quantidades de grãos contendo proteína de trigo diretamente para a introdução de alimentos complementares. Idealmente, quando o bebê está amamentando ao mesmo tempo. Assim, o pequeno corpo pode se acostumar com a proteína adesiva e aceitá-la. Nossa dica: ocasionalmente, basta misturar o mingau de legumes ou os produtos de mingau de carne com batata e vegetais que contêm glúten – como um pequeno pedaço de macarrão com espelta ou meia colher de chá de aveia!

Atenção: Se houver um caso de intolerância ao glúten em sua família, é claro que você deve levar isso em consideração ao introduzir cereais no seu bebê e, após consultar seu pediatra, recorrer a alternativas sem glúten.

“Os bebês devem comer alguns cereais que contenham glúten, como espelta, aveia ou cevada, especialmente entre os cinco e os seis anos de idade. Isso pode impedir a intolerância posterior ao glúten”, diz Edith Gätjen, professora de nutrição de bebês e crianças na associação de aconselhamento de saúde independente em Wettenberg, perto de Gießen. Aviso: Os bebês que já têm doença celíaca não devem receber glúten!

Quais são os melhores cereais para bebês?

1. Aveia:   o clássico! O corpo pode usar bem os ingredientes, e a aveia também contém muito ferro, que o corpo precisa para a formação de sangue. Plus: aveia são muito acessíveis!

  • Sabor: noz, ligeiramente doce
  • Contém glúten: Sim
  • Prós: Os bebês geralmente têm um bom gosto, são fáceis de digerir

2. Trigo: O trigo é particularmente adequado para bebês na forma de mingau de sêmola!

  • Sabor: suave
  • Contém glúten: Sim
  • Contras: relativamente baixo em nutrientes, não é tão fácil de digerir (como aveia, por exemplo).

3. Painço: Contém mais minerais e vitaminas do que trigo, por exemplo. Também é frequentemente tolerada por pessoas com alergias ao trigo.

  • Gosto: Noz saudável
  • Contém glúten: Sim
  • Pro: fácil de digerir

4. Millet :  Millet é particularmente rico em minerais! Por exemplo, ele contém grandes quantidades de ferro, magnésio e sílica, o que é importante para ossos, cartilagem e tecido conjuntivo.

  • Sabor: doce
  • Contém glúten: Não.
  • Pro: fácil de digerir

5. Arroz : Como milho, arroz é sem glúten. Contém muito amido, mas ao mesmo tempo pouca gordura e proteína. O arroz integral fornece muitas vitaminas do complexo B, além de carboidratos de alta qualidade e, portanto, muita energia.

  • Gosto: Doce, relativamente neutro, razão pela qual o arroz pode ser bem combinado
  • Contém glúten: Não.
  • Prós: Fácil digestão, enchimento, bom para irritação gastrointestinal

6. Semente verde : É soletrado verde colhido, que é seco e torrado. Isso o torna rico em vitaminas e minerais B.

  • Gosto: Noz saudável
  • Contém glúten: Sim
  • Pro: particularmente fácil de digerir

A propósito: depois de introduzir um tipo de grão que seu bebê tolera bem, você não precisa tentar um novo tipo imediatamente. É aconselhável esperar 3-4 dias para o corpo se acostumar com o novo alimento. Se várias variedades já são bem toleradas individualmente, você também pode começar a misturá-las. Porque: De acordo com as mais recentes diretrizes nutricionais, a variedade quando se trata da nutrição do bebê é muito importante, pois a diversidade ao comer pode impedir o desenvolvimento de alergias. 

Dicas de preparo do mingau

Leite, água ou pré-leite no mingau?

Leite integral fresco é a melhor escolha para o jantar. O teor de gordura (3,5%) fornece uma alta proporção de vitaminas lipossolúveis – a energia doadora para virar e engatinhar, bem como para o cérebro. Esse mingau “representa o cálcio e a proteína na dieta do bebê”, diz Gätjen. O conteúdo de nutrientes e minerais no leite UHT é igualmente alto, mas o leite fresco tem um sabor melhor. E esse é um aspecto importante para os bebês que descobrem seu sabor . “Se o mingau é misturado com água, ele não tem um sabor bom, não satura e não fornece nutrientes importantes”, diz Gätjen. Os pais só podem diluir o leite com água em casos excepcionais, por exemplo, no caso de diarréia . 

O boato de que os bebês não devem conseguir leite no primeiro ano de vida não é verdadeiro: “Na forma de mingau, 200 mililitros de leite estão disponíveis a partir dos seis meses de idade, mas como beber leite de um copo apenas a partir do décimo mês de vida. O leite de vaca nunca “, esclarece Gätjen. Às vezes, os bebês sofrem de alergia ao leite de vaca. Nesse caso, o cereal é misturado com o alimento terapêutico prescrito.

Leite de continuação não é recomendado

O mingau também pode ser misturado com a fórmula infantil (pré-leite ou alimento de 1 peça). O leite adicional 2 e 3 não são recomendados devido ao açúcar adicionado. O mesmo problema existe com misturas acabadas de grãos e pré-mistura. Misturas puras são boas, mas sabores como caramelo e estracciatela devem ser deixados na prateleira. “As crianças adoram doces. Mas o mingau de sêmola normal também é doce, por isso não precisa ser um produto revestido de açúcar”, diz Gätjen. Por favor, não misture querida! Pode conter bactérias perigosas para os bebês, o que pode levar à paralisia muscular – incluindo os músculos respiratórios.

A partir do sétimo mês de vida, outro mingau de cereal é adicionado à tarde: combinado com purê de frutas e água. Fornece ao bebê uma dose extra de ferro e vitamina C.

As malhas prontas estão bem?

Você precisa se preocupar em cozinhar ou misturar o mingau ? Ou também pode ser um copo ? “Aqui você deve dar uma olhada no que há no copo”, recomenda Gätjen. Poucos produtos contêm uma mistura equilibrada de leite e cereais. O teor de grãos é geralmente baixo e o açúcar é alto. Seis a oito pedaços de cubos de açúcar podem estar em um copo de mingau à noite! “Muito dinheiro para um produto ruim”, diz o especialista.

O mesmo se aplica a beber mingau. Os produtos contêm muito açúcar e são considerados agentes engordantes. Por exemplo, a Sociedade Alemã de Medicina Pediátrica e Adolescente adverte contra o consumo de mingau porque eles podem ter uma alta densidade de energia. Esses mingaus são inadequados para bebês.

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