Pés inchados durante a gravidez – Como evitar e tratar

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A maioria das mulheres sabe disso: retenção de água e pés inchados no último terço da gravidez. Bastante desconfortável. Você pode descobrir o que pode fazer se também for pego aqui. Mas também como você pode impedir e o que deve deixar.

Impedir a retenção de água

A retenção de água no final da gravidez raramente pode ser completamente evitada. Mas você pode pelo menos reduzi-lo significativamente se começar a fazer algo por si mesmo desde o início.

A retenção de água durante a gravidez é realmente um tópico irritante. As mulheres preocupadas sabem do que estou falando e, para as mulheres grávidas que não tiveram problemas até agora, posso fazer algo antes que isso afete você.

Eu era muito atlético antes da minha gravidez e realmente me mudei bastante durante a gravidez. No entanto, eu também tive que lutar com o problema e, no último terço da gravidez, varizes e retenção de água afetam quase todas as mulheres.

Como evitar a retenção de água

Você conhece atualmente a sensação de que suas mãos, pés e tornozelos incham à noite, os anéis não servem mais e os sapatos apertados causam dor?

  • Então você está sofrendo de retenção de água.
  • A retenção de água é desencadeada ou intensificada por vários hormônios na gravidez.
  • Seus vasos sanguíneos dilatam e perdem significativamente a elasticidade.
  • No entanto, como a quantidade de sangue aumenta durante a gravidez, é mais difícil remover o sangue.
  • O sangue pode então afundar mais facilmente no tecido, o líquido pode penetrá-lo mais facilmente e assim se acumula no tecido.
  • O edema (depósitos) nos braços e pernas é muito desconfortável, mas geralmente desaparece imediatamente após a gravidez e geralmente não há danos à saúde.
  • O líquido é excretado após o nascimento. Isso geralmente ocorre devido ao aumento da transpiração após o nascimento.

Exercício regular

Isso não significa esportes radicais, mas o exercício regular através de caminhadas e sessões esportivas moderadas, como a ginástica na gravidez, impede efetivamente a retenção de água.

Nadar

A natação é um dos melhores esportes na gravidez . E o dobro disso, porque a água fria e a pressão da água garantem que o fluido do tecido permaneça onde pertence e não se deposite em nenhum lugar. É assim que você efetivamente evita os pés inchados durante a gravidez.

Chuveiros alternados

Fora da gravidez, os chuveiros alternados com água morna e fria garantem um sistema imunológico saudável e um tecido firme. Você também pode tirar proveito disso durante a gravidez. Porque a água fria treina os vasos e empurra o excesso de líquido para fora do tecido. É melhor começar com água morna e parar com água fria, repita a coisa toda algumas vezes. Se você se sentir desconfortável com a água fria no estômago, é melhor lavar apenas as pernas e os pés dessa maneira.

Beba muito

Acostume-se a beber muito logo no início da gravidez. Sua necessidade agora é aumentada em cerca de 0,5 a 1 litro, possivelmente ainda mais no verão. Isso mantém tudo fluindo, o bebê é tratado de maneira ideal e a água do tecido é mais difícil de acumular. O líquido adicional também garante que os rins sejam sempre lavados cuidadosamente. Portanto, a desintoxicação do corpo funciona de maneira muito mais confiável.

Coma alimentos ricos em proteínas e salgados

A gravidez não é hora de fazer dieta. Porque isso é muito perigoso para a criança. Portanto, uma dieta rica em proteínas não significa a dieta de Atkins. Pelo contrário, significa que as proteínas vegetais e animais devem constituir uma grande parte da sua comida (mais do que durante a gravidez). A proteína é encontrada em legumes (feijão, grão de bico, ervilha), nozes, laticínios, ovos, carne e peixe.

Você deve salgar normalmente, nem muito nem muito pouco. Mesmo se você já tiver retenção de água.

Sapatos confortáveis ​​no tamanho certo

Para que não haja retenção de água desagradável nos pés, calçado confortável ajuda, e esse é um tamanho maior que o normal . Porque se você apertar os pés em sapatos muito apertados, o sangue não poderá mais fluir e os primeiros inchaços se tornarão visíveis, que se tornam cada vez maiores.

Evite banhos longos e quentes

Banhos quentes ou até quentes enfraquecem as veias e o tecido conjuntivo e, assim, abrem caminho para a retenção de água. Se você realmente quer tomar banho, é claro que pode fazê-lo. Apenas 1. a água não deve estar muito quente e 2. o banho não deve exceder 15 minutos. Se puder, tente colocar as pernas para fora da água.

Pés inchados agudos durante a gravidez

Uma vez que a água está lá, você não precisa aguentar. Se eles não desaparecerem permanentemente, você pode pelo menos voltar significativamente com as dicas a seguir.

Evite ficar sentado ou em pé por longos períodos

Se você não está sentado no caixa no supermercado, nunca deve ficar sentado ou ficar muito tempo de uma só vez. Porque então o sangue apenas volta das pernas para o coração e afunda nas panturrilhas e nos pés. O resultado: pés de elefante. Ajuda aqui se você interromper sua atividade uma vez por hora e andar por pelo menos 5 minutos. Então você deve levantar as pernas o mais rápido possível.

Meias de apoio

É certo que eles não são particularmente sexy, mas também são muito eficazes: apóiam as meias da loja de suprimentos médicos. O seu ginecologista pode prescrever-lhe se tiver grandes problemas com os pés inchados. Eles são oferecidos em cores diferentes. Alternativamente, meias de compressão estão disponíveis em farmácias. No entanto, estes têm um efeito menor que a variante médica. A vantagem das meias de apoio: se você as colocar no início do dia, suas pernas ainda ficarão maravilhosamente leves à tarde e também reduzirão o risco de trombose, que aumenta ligeiramente durante a gravidez.

Banhos ou panos frios para os pés

Se suas pernas estiverem cansadas e pesadas, além de chuveiros alternados, os banhos frios ou mornos para os pés ajudam. Se você quiser, pode adicionar sal marinho. Mas um pano úmido e frio enrolado nas pernas também pode ter um efeito calmante. Talvez a melhor opção para o escritório.

Beba muito

Não se esqueça de beber muito, apesar dos pés inchados. Água parada (com baixo teor de sódio), chás de ervas ou spritzers de frutas altamente diluídos são os mais adequados. Como já descrito na seção sobre prevenção, o fluido adicional ajuda a lavar o excesso de água do tecido das pernas e a excretar pelos rins.

Exercícios para os pés

Você já ouviu falar dos exercícios a serem feitos no avião para evitar trombose? Os mesmos exercícios também ajudam a fazer o sangue fluir novamente se você tiver pés gordos. Tente girar os pés por 2 minutos, depois ficar alternadamente nos dedos dos pés e nos calcanhares e depois esticar as panturrilhas em uma investida.

Ponta do pé levemente elevada à noite

Para que a água do seu tecido escorra pelo menos durante a noite, você pode levantar levemente a ponta do pé com a moldura de ripas, um travesseiro ou cobertor se tiver problemas mais graves. Não é agradável para todas as mulheres, mas vale a pena tentar.

Acupuntura

Muitas parteiras conhecem pontos de acupuntura que podem melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o edema. É melhor apenas perguntar.

Sob nenhuma circunstancia!

  • Tome medicamentos de drenagem ou chás. Isso é absolutamente tabu na gravidez.
  • Beber menos. Porque isso coloca em risco o seu bebê e não melhora o armazenamento.
  • Coma pouco sal. Seu corpo precisa de sais, especialmente durante a gravidez. Claro, você não deve espremer um pacote de palitos de pretzel. Mas o estilo de vida com pouco sal prejudica você e seu filho durante esse período.

Quando consultar um médico se os pés estiverem inchados

A maior parte da retenção de água no final da gravidez é problemática, mas completamente normal. No entanto, também existem casos em que o edema pode indicar doenças mais graves, como pré-eclâmpsia . Se o edema for muito pronunciado ou persistir por um longo período de tempo, você deve conversar com seu ginecologista. Da mesma forma, se aparecerem repentinamente e forem acompanhados por aumento da pressão arterial. Portanto, vale a pena fazer os exames preventivos regularmente.

Se apenas uma perna ficar subitamente mais espessa e talvez superaquecida, você deve consultar um médico imediatamente. Porque isso pode ser um sinal de trombose venosa profunda e deve ser tratado imediatamente.

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