Posso tomar café durante a gravidez?

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A cafeína durante a gravidez e a amamentação pode ter consequências prejudiciais. Todas as informações sobre os riscos, valores e recomendações para café e chá.

Suspeita-se que a cafeína durante a gravidez seja prejudicial

Se a mãe consome cafeína durante a gravidez, ela atinge a placenta e, portanto, o embrião sem impedimentos. Em contraste com os adultos, no entanto, isso não é capaz de quebrar a cafeína em si. Além disso, a cafeína aumenta os valores de catecolamina (especialmente adrenalina, noradrenalina, dopamina) da futura mãe, que são considerados biomarcadores de estresse no corpo e podem ter efeitos negativos diretos e indiretos na gravidez (cf. 21024). Além disso, a cafeína pode ser um fardo adicional para o fígado de mulheres grávidas. O fígado já é muito estimulado durante esse período devido à forte formação hormonal. A meia-vida no colapso da cafeína no corpo de um adulto saudável é de cerca de 3-7 horas. Na gravidez, bebês, danos no fígado e uso de contraceptivos, o tempo de interrupção é significativamente maior.

Por esses motivos, há muito que o consumo de cafeína durante a gravidez é criticado por aumentar o risco de abortos , nascimentos prematuros e desenvolvimentos indesejáveis (por exemplo, baixo peso ao nascer) e estressar a mãe e o filho (cf. 1 , 2 , 3 ).

Cafeína e abortos

Vários estudos científicos examinaram a relação acima, mas até agora chegaram a resultados diferentes. O “Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas” criticou em uma publicação resumida de 2010 (confirmada novamente em 2013) que o desenho do estudo era claramente limitado pelo número relativamente pequeno de entrevistados e pelo tipo retrospectivo de pesquisa de pacientes após um aborto espontâneo (cf. . 1 p.467).exibição

Ao mesmo tempo, o American College citou dois estudos suficientemente grandes de 2008 por Savitz et al. ( 4 ) e Weng et al. ( 5 ) que tentaram superar as falhas de design anteriores.

Ambos os estudos foram baseados em um consumo diário de cafeína de cerca de 200 mg e abaixo e acima. Como resultado, o estudo de Savitz et al. provar que não há conexão com os abortos examinados, independentemente da quantia tomada (cf. 4 , p. 62). Em Weng et al. No entanto, havia definitivamente um risco aumentado com uma ingestão de 200 mg e mais (ver 5 ) e contradiz o estudo de Savitz et al. No entanto, é notável que, mesmo com Weng, não haja indicações de um risco maior abaixo da quantidade de 200mg por dia.

Obviamente, o resultado diferente pode ser devido à abordagem diferente do estudo e às diferenças nas populações da pesquisa. No entanto, o American College conclui da visão geral de que nenhuma recomendação clara sobre o consumo de cafeína durante a gravidez pode ser dada atualmente com relação ao risco de aborto espontâneo (ver 1 , p. 468). Depois de revisar os estudos disponíveis, isso ainda deve representar o estado do conhecimento científico atual (em abril de 2015). No entanto, abaixo dos 200 mg de consumo de cafeína por dia, também não há risco aumentado de aborto espontâneo nos dois grandes estudos.

Cafeína e nascimentos prematuros, bem como peso ao nascer

Vários estudos também analisaram até que ponto o consumo de cafeína aumenta o risco de nascimento prematuro e peso ao nascer muito baixo.

O American College destaca dois grandes estudos de Bech et al. ( 6 ) e Clausson et al. ( 7 ) O consumo médio diário de 182 mg de cafeína influenciou a duração da gravidez no estudo de Bech et al. não (ver 6 , p. 409). Também no estudo de Clausson et al. nenhuma conexão foi encontrada (cf. 7 , p. 436).

Vários estudos também examinaram se o consumo de cafeína geralmente dificulta o crescimento do embrião (baixa estatura intra-uterina, IUGR). No entanto, nenhum dos estudos mostrou uma correlação significativamente aumentada, nem mesmo com uma quantidade diária de cafeína> 300 mg (cf. 1 , p. 468).

Nesse sentido, porém, o grande e sério estudo de Sengpiel et al. a partir de 2013 ( 9) Isso se baseia em 59.123 nascimentos não complicados do estudo de coorte norueguês de mães e filhos do Instituto Norueguês de Saúde Pública. A principal fonte de cafeína era o café, mas as mulheres que consumiam pouca cafeína a consumiam principalmente de chá e chocolate. Em média, foram medidos 126 mg de cafeína por dia antes da gravidez, 44 mg na 17ª semana de gravidez e 62 mg na 30ª semana de gravidez. Como resultado, verificou-se que o consumo de cafeína de café, mas não o consumo de cafeína de outra fonte, aumentou marginalmente o risco de gravidez prolongada. Nenhuma fonte de cafeína aumentou o risco de aborto espontâneo. No entanto, o peso ao nascer, quando o consumo de cafeína foi de 100 mg / dia, foi cerca de 20 a 30 g abaixo do peso esperado de 3600 g.9 ) É difícil avaliar se o estudo também sofre com o desenho do American College mencionado acima, questionando retrospectivamente as mulheres que usavam questionários. Por exemplo, o estudo mostrou que entre as 54.136 gestantes não fumantes pesquisadas, o peso ao nascer dos bebês também foi reduzido em 12-15g (!). No entanto, dado o tamanho da pesquisa, a investigação dificilmente pode ser ignorada.

Cafeína e fluxo sanguíneo para o útero

Um estudo de Conover et al. mostrou que a cafeína não reduz o fluxo sanguíneo uterino e não resulta em menor saturação de oxigênio no sangue para o embrião (ver 8 , p. 538). No estudo norueguês acima mencionado de Sengpiel et al. no entanto, isso é contraditório (veja 9 ).

Conclusão: Cafeína abaixo de 200mg não aumenta o risco de nascimento prematuro ou aborto, mas ainda pode ter efeitos negativos no crescimento

Como conclusão dos estudos científicos, atualmente, pode-se dizer que uma ingestão moderada de cafeína de menos de 200 mg por dia não aumenta significativamente o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro . Isso também corresponde à recomendação da Sociedade Alemã de Nutrição (DGE). A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, exige até um limite máximo de 300mg. No entanto, o consumo de quantidades menores de cafeína pode ter um impacto negativo no peso ao nascer , pelo menos isso foi observado no estudo norueguês mencionado acima. A  cafeína do café também afeta a duração da gravidez, mas não outras fontes de cafeína.

Reduza a cafeína o máximo possível e escolha alimentos mais compatíveis com a cafeína

Gostaria de reafirmar que a quantidade de cafeína deve ser reduzida o máximo possível durante a gravidez e durante a amamentação. Para adultos fora da gravidez e amamentação, a cafeína no chá verde (apreciada com moderação) pode definitivamente ser considerada saúde e melhora de desempenho. No entanto, isso deve ser usado com cautela durante a gravidez.

É importante saber que a tolerância para mãe e filho pode ser significativamente aumentada se a cafeína for evitada, que é ilimitada e sem buffer, como é o caso do café, por exemplo. Aqui a cafeína entra no sangue extremamente rapidamente através do estômago, há um aumento acentuado no nível e uma situação de estresse correspondente para o corpo. A propósito, existem grandes diferenças no café a esse respeito. O café jovem, recém moído da mais alta qualidade (com menos de 3 semanas de embalagem) é muito mais tolerável do que o café mais velho, de baixa qualidade, que é moído há muito tempo.

Cafeína no chá verde é mais tolerável

Quimicamente, a cafeína no chá verde é a mesma substância que a cafeína em outros alimentos, mas está em uma incorporação e combinação diferentes. Por exemplo, quanto mais fortemente um tipo de chá é oxidado, ou seja, de chá verde (sem oxidação) a chá branco (baixa oxidação), chá oolong (oxidação média) a chá preto (oxidação total), mais semelhante é a composição e (negativa) ) Efeito do café. 

O chá verde se beneficia, principalmente, da presença do aminoácido L-teanina, que torna a cafeína muito mais tolerável para o organismo. Além disso, ele é ligado aos taninos para que ele entre no sangue mais lentamente e, portanto, com mais suavidade.

Especialmente durante a gravidez e a amamentação, seria vantajoso preferir o chá verde mais saudável a outros alimentos com cafeína. Uma visão geral das variedades de chá verde com a melhor relação L-teanina / cafeína é mostrada no artigo Efeito da cafeína por tipo e qualidade do chá .

Quantos mg de cafeína existem no café e no chá?

Para comparar a quantidade de cafeína presente no café, no chá ou em outros alimentos, você deve considerar o tipo, o tamanho habitual da porção e, para o chá, o tempo e a temperatura da infusão. Uma visão geral detalhada do conteúdo de cafeína de todos os alimentos e chás em relação à sua porção usual, bem como muitas outras dicas sobre cafeína, podem ser encontradas no artigo Tabela de conteúdo de cafeína em mg . Se alguém usar os valores mostrados nesta tabela, poderão resultar as seguintes quantidades. O limite de 200 mg para aborto espontâneo e risco de nascimento prematuro é atingido com café com 1,7 xícaras de Robusta, 3,4 xícaras de arábica e apenas 1,4 xícaras de café expresso duplo. 

 mg de cafeína / xícaraNúmero de xícaras para 200mg
Café arábica59.3.4.
Espresso single shot762.6
Café Robusta1151.7
Espresso double shot1401.4
 mg de cafeína / porção *Número de porções para 200mg
Chá verde rooibos0 0
Sannenbancha apenas caules635,7
Sannenbancha com folhas10º20,4
Sencha carigans17º11,9
Karigane a partir de Gyokuro297.0
Genmaicha Japan296,8
Bancha Japan306.6.
Sencha Japan 1st plant434.6
Chá Oolong523.8
Matcha pequena porção682.9
Chá preto Darjeeling623.2.
Gyokuro da mais alta qualidade972.1
Gyokuro de baixa qualidade712.8
Chá branco com agulha de prata1311.5
Matcha porção média1361.5

* Preparação 3 colheres de chá para Gyokuro, 2 colheres de chá para os chás verdes restantes. 70 ° C para cargans e. Chá de agulha de prata, 60 ° C para todos os outros chás verdes. Tempo de fermentação 2 minutos, para chá de agulha de prata 3 minutos. Redução presumida do teor máximo de cafeína solúvel a 60 ° C e 70 ° C / 2 minutos = 30% ou 20% e a 70 ° C / 3 minutos = 10%. Matcha é consumido completamente como um pó, porção média = 4 espátulas de bambu, porção pequena = 2 espátulas de bambu.

Torna-se claro que o chá verde não é apenas mais tolerável e muito mais saudável, mas que mesmo as variedades bastante ricas em cafeína ainda podem beber muito por dia sem exceder os 200 mg. Até o pacote básico de chá verde que eu recomendo para prevenção e doença  (Gyokuro pela manhã, Sencha ao meio-dia e Bancha à noite e adicionalmente a cada 2-3 dias de Matcha) permanece abaixo desse limite, em torno de 165mg por dia. No entanto, você pode beber muito mais chás verdes suaves ou ficar bem abaixo do limite de risco com 3 porções.

Chás verdes suaves recomendados: Karigane e Sannenbancha

Apesar do escopo relativamente grande acima mencionado de beber chá verde abaixo do limite de 200 mg de cafeína para o risco de parto prematuro, não é possível obter o pacote básico usual ou as variedades convencionais de chá verde forte durante a gravidez e a lactação.

Por um lado, o risco de cafeína no crescimento e peso da criança deve ser reduzido o máximo possível . Por outro lado, esses chás contêm não apenas cafeína, mas também outros ingredientes altamente potentes, como as importantes catequinas . E isso também tem um efeito claro no corpo da mãe e do filho. Durante esse período, não são necessárias fortes sugestões para mobilizar venenos ou outros grandes esforços de cura , pois estimulam particularmente os chás verdes potentes e geralmente são muito populares para eles.

Além disso, o efeito das catequinas no embrião ainda não foi esclarecido cientificamente. De qualquer forma, um estudo realizado por Fan e Chan de 2013 mostrou em experimentos com animais que o principal EGCG da catequina tem um efeito prejudicial em embriões de camundongos iniciais a partir de uma certa quantidade (cf. 10 ). Isso não é surpreendente, considerando o potencial do EGCG para matar células cancerígenas. Sabe-se também que o EGCG é tóxico para o fígado quando usado em grandes quantidades e com o estômago vazioé tirado. Basicamente, é quase certamente também o caso aqui que a quantidade de catequinas deve ser significativamente reduzida durante a gravidez e a lactação. Além disso, os chás contendo catequina não devem ser ingeridos com o estômago vazio.

Conclusão : Por esse motivo, é aconselhável beber apenas chás verdes suaves, que também  fornecem um  alto teor de aminoácidos e são menos potentes em seu  conteúdo de cafeína, tanino e catequina  . No entanto, eles devem agir e fornecer de forma semelhante ao pacote básico de chá verde, mas muito mais suave e suave. Estes incluem sobretudo os chás-tronco ” Kariganes ” eo fermentado, quase livre de cafeína  Sannenbancha , que também atua como um forte purificador do sangue e torna mais básico. Primeiro de tudo é o  chá verde rooibos da África do Sul, que não provém da planta do chá Camellia Sinensis, mas ainda possui poderes antioxidantes relativamente fortes e propriedades saudáveis ​​e não contém cafeína.

Preste atenção à correta preparação do chá verde durante a gravidez

À medida que mais cafeína das folhas e caules se dissolve na água do chá com o aumento do tempo e da temperatura de fermentação, deve-se tomar cuidado para garantir que a preparação seja a mais adequada possível para o chá verde. O artigo Cafeína por tempo de fermentação e temperatura mostra que uma temperatura de 60 ° C é suficiente para Karigane, Bancha, Genmaicha e Sannenbancha com um tempo de fermentação de 2 minutos. Ele também mostra que não é benéfico é várias infusões de fazer e deitar fora a primeira infusão, como ainda muita cafeína é no final infusões e também os aminoácidosdissolver rapidamente em água na primeira infusão. Note-se também que, se o tempo de fermentação for muito longo e a temperatura estiver muito alta, muitos taninos poderão entrar na água, o que pode inibir a absorção do ácido fólico . No entanto, o ácido fólico é importante para a fertilidade da mãe antes da gravidez e para o desenvolvimento do embrião.

Beba apenas chás orgânicos ou sem pesticidas durante a gravidez

Quase naturalmente, durante a gravidez e a lactação, deve-se tomar cuidado para beber apenas chás que foram cultivados sem pesticidas. Chás com certificação biológica são mais adequados. Algumas pequenas fazendas de chá evitam os custos de certificação, mas ainda crescem sem pesticidas (herbicidas, pesticidas, inseticidas). Claro que também está ok. No entanto, o revendedor deve verificar a pureza de tempos em tempos usando seus próprios testes de laboratório.

Tome líquidos suficientes durante a gravidez

Durante a gravidez, a regra geral é que a futura mãe tem uma maior necessidade de líquidos. O valor de referência da Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) é de 35 ml de alimentos e bebidas por quilograma, peso corporal e dia. Normalmente, deduzir o líquido dos alimentos resulta em um requisito adicional de 1-1,5 l de líquido. No entanto, muitas mulheres não atingem esse valor.

Beber chás saborosos e benéficos que não têm ou não são muito desidratantes é, portanto, uma vantagem. As variedades leves e com baixo teor de cafeína mencionadas são boas fontes de fluidos. Além disso, você também deve ter certeza de aspirar água doce, pois o corpo também precisa de líquido não saturado para melhor descarregar escórias e toxinas.

Conclusão: beba pouca cafeína e chás verdes suaves na combinação certa

Levando em consideração todos os aspectos, o consumo de chá verde durante a gravidez e a lactação oferece o   seguinte  pacote de chá verde particularmente leve e com pouca cafeína   :

Pacote de chá verde com pouca
cafeína
mg de cafeína / porção *Melhor hora do dia1. Carimbos orgânicos Sencha19De manhã2. Sannenbancha orgânico de caules6ao meio-dia3. Chá verde orgânico de rooibos0 0sempreCafeína total25º * Preparação: 2 colheres de chá, 2 minutos, 70 ° C para Karigane u. 60 ° C para Bancha.

Com este pacote, você tem chás verdes particularmente leves, mas significativamente saudáveis ​​e, mesmo que você beba os três chás, consome apenas cerca de 25 mg de cafeína por dia. Para comparação, 1 café expresso simples contém 76 mg e uma xícara de café Robusta 115 mg.

Chá verde quase sem cafeína para mulheres particularmente sensíveis à cafeína

No entanto, as mulheres particularmente  sensíveis à cafeína  ou que desejam reduzir completamente o risco de cafeína devem limitar ou até evitar os Karigan durante a gravidez e usam principalmente o Sannenbancha e o chá verde de rooibos. Considerando os efeitos saudáveis ​​dos Karigan, isso é uma pena, mas é correto para algumas mulheres.

Pacote de chá verde
quase sem cafeína
mg de cafeína / porçãoMelhor hora do dia1. Sannenbancha orgânico com folhas10ºDe manhã2. Sannenbancha orgânico exclusivamente a partir de caules6ao meio-dia3. Chá verde orgânico de rooibos0 0sempreCafeína total15 * Preparação: 2 colheres de chá, 2 minutos, 60 ° C para Sannenbancha.

Com este pacote, você consome tão pouca cafeína que nenhum efeito negativo deve ser esperado. Os Sannenbanchas também têm propriedades de saúde muito positivas, um forte poder de limpeza do sangue, tornando-os muito básicos e com bom gosto. É vantajoso beber o Sannenbanchas alternadamente com caules e folhas puras. Os rooibos verdes podem ser consumidos a qualquer momento, possuem bons poderes antioxidantes e geralmente são ótimos para a saúde. 

Fontes: 

  1. Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas: “Consumo moderado de cafeína durante a gravidez”, Parecer do Comitê 462, Obstet Gynecol, 2010 (116), confirmado novamente em 2013, pp. 467f.
  2. Holzman, Claudia; Senagore, Patricia; Tian, ​​Yan; et al.: “Níveis de catecolaminas maternas na gravidez intermediária e risco de parto prematuro”, American Journal of Epidemiology, Volume 170, Volume 170, Edição 8, 2009, pp. 1014-1024.

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