Gravidez e parto

Quais bebidas beber durante a gravidez

Grávida bebendo água

Uma coisa é clara: as mulheres grávidas não fazem nada errado com a água. Mas qual mulher só quer beber água o tempo todo? Mostramos quais bebidas são recomendadas durante a gravidez e quais futuras mães devem evitar melhor.

A necessidade de líquidos aumenta durante a gravidez. Por um lado, isso se deve ao fato de o volume de sangue da mãe aumentar em cerca de um litro e, portanto, o corpo precisar de mais líquido. Por outro lado, o feto também precisa de líquido para sua circulação e metabolismo. As mulheres grávidas devem beber pelo menos 1,5 litros por dia, mas melhor ainda. Um efeito colateral positivo: beber muito evita constipação e infecções do trato urinário, para as quais as mulheres grávidas são particularmente suscetíveis de qualquer maneira. Especialmente em dias muito quentes ou durante atividades esportivas, as mulheres grávidas devem beber bastante. Palpitações, tonturas ou fraqueza podem ser sinais de desidratação. 

Se você bebe muita água, precisa equilibrar o equilíbrio de eletrólitos. A maneira mais fácil de fazer isso é com água mineral, que – como o nome sugere – é enriquecida com minerais que o corpo pode usar imediatamente. Água rica em sódio e rica em magnésio são particularmente recomendadas: o sódio equilibra o equilíbrio do sal e evita cãibras nas pernas, o cálcio é necessário para o feto a partir do quarto mês em diante para formar os ossos. Água parada ou baixa carbonatação é melhor porque leva a menos azia.

propósito, a água da torneira pode ser bebida sem hesitação , conhece Iris Löhlein, nutricionista no “Fórum da Água Potável”: “No período sensível da gravidez e da amamentação, você deve tomar cuidado para não beber água que está na torneira há muito tempo. A melhor coisa a fazer é deixá-la. expira até sair do tubo visivelmente mais frio “, aconselha o especialista. “Em particular, mulheres grávidas e mulheres que amamentam devem evitar a água dos canos de chumbo. O proprietário fornece informações sobre se elas ainda estão disponíveis em casa”. Como alternativa, você pode enviar uma amostra de água para o sistema hidráulico.

Quem gosta de água muito chata a longo prazo pode usar spritzers de suco. É melhor olhar para o rótulo ao fazer compras: apenas suco puro consiste exclusivamente em suco de frutas, néctar, por outro lado, contém menos suco de frutas, mas mais açúcar.

Evite a falta de líquidos durante a gravidez

A hidratação adequada é particularmente importante durante a gravidez,porque a gestante não apenas precisa fornecer líquido ao feto, mas também tem uma necessidade crescente. Mas não é apenas a quantidade de bebida que é crucial: algumas bebidas devem ser evitadas durante a gravidez, enquanto outras podem contribuir para o fornecimento de nutrientes. 

O volume de sangue de uma mulher grávida aumenta em até dois litros no decorrer da gravidez, para que a circulação da criança e a placenta (bolo da mãe) possam ser adequadamente supridas com sangue. Além disso, o volume de líquido amniótico de até dois litros contribui para o aumento do conteúdo de fluido no corpo.

Para evitar a falta de líquidos, você deve tomar cuidado especial durante a gravidez para não ficar abaixo da quantidade recomendada para beber de pelo menos 1,5 litros por dia. Idealmente, as mulheres grávidas consomem de dois a três litros de líquido por dia.

A escolha das bebidas certas complementa uma dieta saudável durante a gravidez. Para equilibrar o equilíbrio mineral, você deve prestar atenção aos seguintes ingredientes na água mineral:

  • Sódio : Água mineral com baixo teor de sódio (menos de 20 miligramas de sódio por litro) deve serpreferida parapessoas com pressão alta , bem como para hipertensão na gravidez (pré-eclâmpsia). Também evita o acúmulo de água (edema) porque o sódio liga a água ao organismo.
  • Ferro: As mulheres grávidas têm uma maior necessidade de ferro devido ao aumento da quantidade de sangue; portanto, você deve escolher água mineral sem o rótulo “degelo”, se possível.
  • Cálcio: O cálcio é importante para a formação dos ossos e o desenvolvimento de sistemas dentários no feto, portanto a água mineral deve conter pelo menos 200 miligramas de cálcio por litro.
  • Magnésio: Uma deficiência de magnésio pode levar a cãibras musculares e aumenta o risco de trabalho de parto prematuro e abortos. Uma água mineral rica em minerais ajuda a cobrir a necessidade diária de 300 a 400 miligramas por dia.

Se você prefere água com gás ou sem gás é uma questão de gosto, mas a água com gás pode aumentar a azia que ocorre frequentemente durante a gravidez . Outros inibidores de sede adequados são frutas e chás de ervas, bem como sucos de frutas e vegetais diluídos.

Café durante a gravidez

Se você gosta de começar o dia com um café da manhã, não precisa ficar sem ele durante a gravidez: A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica um máximo de 300 mg de cafeína por dia como inofensivo. Isso corresponde a cerca de duas xícaras de café , dependendo de quão forte é. Não se esqueça: Coca-Cola, chocolate amargo e cacau também contêm cafeína. Muito disso pode levar à redução do fluxo sanguíneo para o bolo mãe, o que aumenta o risco de prematuros ou aborto. 

O café descafeinado é uma alternativa, mas em grandes quantidades pode causar dores de estômago. O café em grão, como o café Caro, por outro lado, é completamente livre de cafeína e um substituto suave e suave para o estômago. Especialmente se as mulheres grávidas sofrem de azia de qualquer maneira.

Chá

Chás de ervas e frutas sem açúcar são excelentes para matar a sede durante a gravidez. Alguns chás até ajudam em certas doenças: o manto da mulher alivia náuseas, o erva-cidreira é bom para momentos de estresse. As mulheres grávidas devem ter cuidado com o chá preto, verde e mate, pois contêm cafeína e só devem ser bebidas com moderação. Certos chás, como o chá das folhas de framboesa, podem ajudar a manter as contrações no final da gravidez. Obviamente, eles não devem ser usados ​​muito cedo. É melhor que as mulheres grávidas sempre consultem sua parteira sobre qual erva faz sentido para qual estágio da gravidez.  

Refrigerantes

Toda futura mãe deve saber que o álcool prejudica o feto. A síndrome do álcool fetal faz com que o bebê sofra danos motores e mentais. As bebidas alcoólicas são, portanto, absolutamente um tabu para as mulheres grávidas. Atenção:  De acordo com a lei, a cerveja rotulada como “não alcoólica” pode conter até 0,5% de álcool por volume. É por isso que alguns fabricantes de cerveja desenvolveram uma variante que realmente não requer álcool: a cerveja a 0,0% . Isso é inofensivo para mulheres grávidas e lactantes.

Bebidas “leves” e “zero”

Bebidas com as palavras “Light” ou “Zero” substituem o açúcar por adoçantes artificiais como. Como aspartame, sorbitol ou xilitol. Um copo ocasional não faz mal. No entanto, existem estudos que mostram que o consumo diário de adoçantes artificiais pode ter um impacto negativo na criança : aos um ano de idade, essas crianças estavam duas vezes acima do peso do que os filhos de mulheres que não usaram adoçantes artificiais durante a gravidez . Além disso, substitutos do açúcar em grandes quantidades também podem ter um efeito laxante . Então, se você quer estar do lado seguro, é melhor confiar na versão doce do spritzer de suco. 

Bebidas isotônicas

As bebidas iso são realmente destinadas aos atletas, porque fornecem energia e equilibram rapidamente o equilíbrio mineral ao suar profusamente. Os fóruns da Internet geralmente contêm declarações de que as mulheres grávidas não podem consumir bebidas isotônicas. Isso não está certo. Lembre-se de que algumas bebidas iso-calóricas são ricas em calorias e às vezes contêm cafeína ou taurina . As mulheres devem evitar a taurina, que também é usada como estimulante em bebidas energéticas, durante a gravidez e a lactação.

Bebidas contendo quinino

O quinino é encontrado em algumas bebidas, especialmente água tônica e limão amargo . O pó, obtido da casca da árvore chinesa, dá uma nota amarga às bebidas. Em grandes quantidades, o quinino pode ser prejudicial à saúde do bebê e causar contrações. As mulheres grávidas devem, portanto, evitar bebidas que contenham quinino, especialmente no último trimestre da gravidez. 

Leite não pasteurizado

O leite é uma boa fonte de cálcio para a gravidez. O leite “normal” da prateleira de resfriamento ou o leite UHT não resfriado geralmente são tratados termicamente e podem ser bebidos com segurança por mulheres grávidas. Somente o leite cru, isto é , o leite não pasteurizado, é tabu, pois pode conter patógenos da listeriose, que podem ser prejudiciais ao feto. É bom saber: o leite, como café, chá ou suco de uva, inibe a absorção de ferro, que o corpo precisa mais durante a gravidez. Portanto, essas bebidas não devem ser bebidas antes ou durante as refeições. 

Bebidas frias e quentes durante a gravidez

Um equívoco generalizado é que as bebidas geladas podem agir como um banho gelado no bebê. No entanto, não há conexão entre o estômago e o útero – além disso, bebidas geladas ou gelo são trazidos à temperatura corporal relativamente rapidamente. O mesmo se aplica a bebidas quentes ou quentes. 

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