Gravida se mexendo
Gravidez e parto

Todos os benefícios do exercício físico na gravidez

Saiba todos os benefícios do exercício físico na gravidez. Mesmo durante a gestação, o esporte é uma das melhores opções para que uma mãe grávida tenha mais disposição e saúde. 

Seja natação, corrida leve ou até aeróbica. Tudo o que agrada e é bom para a mãe é permitido obviamente com orientação de seu médico que acompanha a gravidez.

O exercício regular não apenas fortalece os músculos como também estimula a circulação do sangue. No entanto, é importante não se expor a extremos ou correr riscos desnecessários.

Precisa sempre ter cuidados, uma vez que em casos de exageros pode levar a um impacto negativo nas condições gerais.

Descubra todos os benefícios do exercício físico na gravidez

Mulheres grávidas que estão muito acima ou abaixo do peso, ou ainda com problemas de saúde sendo doenças cardiovasculares ou ainda que têm uma gravidez problemática, como sangramento ou um colo do útero fraco, devem se abster de se exercitar.

A maioria das mulheres grávidas gostariam de fazer algum tipo de exercício, ser esportiva e ativa na vida cotidiana. No entanto, muitas mulheres têm preocupações ou até medo que as impedem de se exercitar durante a gravidez. 

O esporte durante a gravidez é perigoso para mim e meu bebê ainda não nascido?

Sim, ele mantém ou melhora o desempenho físico geral e aumenta o bem-estar psicossocial. Também ajuda a aliviar ou evitar efeitos colaterais e complicações típicas da gravidez. 

A atividade física durante a gravidez é, portanto, desejável. Se possível, as mulheres grávidas devem estar em movimento todos os dias (atividades físicas na vida cotidiana e/ou esporte), e ainda ter uma alimentação saudável. 

O treinamento atlético para mães competidoras deve ser realizado apenas com intensidade moderada e sempre com supervisão do técnico. 

Este é o caso se uma conversa ainda for possível enquanto pratica esportes, no caso a orientação com seu médico.

Vantagens para a mulher grávida

Na gravidez, a atividade física com intensidade moderada (força e resistência, não aumentando) parece ser benéfica para mãe e filho.

Mulheres grávidas que praticam algum tipo de atividade físico em geral tem baixo ganho de peso De acordo com um estudo, é menos provável que elas obtenham peso excessivo e recuperem o peso anterior com mais facilidade. 

O consumo de energia durante a atividade física, combinado com uma dieta balanceada, contribui para um equilíbrio energético e o desenvolvimento normal do peso durante a gravidez. 

Mulheres grávidas ativas também têm menos risco de desenvolver diabetes gestacional do que mulheres inativas. Os estudos atuais também mostram um risco significativamente reduzido de pré-eclâmpsia em comparação com mulheres inativas. 

Gestantes fisicamente ativas também evitam sintomas como varizes, trombose e dor nas costas e apresentam menor taxa de complicações e intervenções cirúrgicas durante o parto. 

Também aumentam seu bem-estar através da atividade física e elas geralmente são mentalmente mais estáveis ​​e mais equilibradas. O comportamento moderado do esporte e do exercício exerce um efeito positivo sobre o estado mental e pode prevenir a depressão e as queixas induzidas pelo estresse. 

Exercícios regulares ou passar o tempo ao ar livre também são desejáveis ​​em relação ao suprimento de vitamina D. As mulheres grávidas costumam ter baixos níveis de vitamina D no sangue, os quais estão associados a mineralização óssea e massa muscular inadequadas em crianças em idade escolar.

Todos os benefícios do exercício físico na gravidez
Exercício físico na gravidez

Atividade física regular com intensidade moderada

Recomenda-se atividade física regular com intensidade moderada, a menos que haja contraindicações médica. As recomendações atuais para o exercício são:

As mulheres grávidas devem estar em movimento todos os dias. Pelo menos 30 minutos por dia, no maior número possível de dias por semana, são desejáveis. 

Isso inclui todos os movimentos no lazer, durante o esporte ou mesmo na vida cotidiana, nos quais você pelo menos se esforça. Uma recomendação alternativa é de 150 minutos por semana, o que permite maior escopo individual. 

Em mulheres grávidas saudáveis, a sensação de estresse deve ser moderada. Isso significa: sudorese leve e aumento da respiração.

Atenção na respiração

Sempre a mamãe que está esperando seu bebê deve ficar atenta ao ritmo da respiração. Depende do estado de treinamento de cada mãe. Um corpo preparado tolera os exercícios de maneira diferente de um despreparado. 

É por isso que a avaliação individual também se aplica aqui. Um método simples para as mulheres grávidas na vida cotidiana evitarem o esforço excessivo é o chamado teste de conversação: a conversação normal deve ser possível durante o exercício. 

Se a respiração é tão difícil que a conversa normal se torna difícil ou impossível, a mulher grávida deve ajustar o ritmo.

A intensidade depende da sua aptidão anterior

Até que ponto, com que intensidade e quando a gestante deve praticar esportes depende de sua atividade física e condições físicas antes da gravidez. 

Atletas populares que praticam esportes até a gravidez (por exemplo, corrida, fitness, ioga) geralmente podem continuar seu treinamento como de costume. O foco deve ser manter a forma e não aumentar a aptidão ou o desempenho. 

Qualquer pessoa fisicamente inativa antes da gravidez pode fazer movimentos leves, como caminhar ou fazer natação. É importante que essas mulheres aumentem lentamente sua frequência e duração do treinamento, sempre atenta as reações do organismo.

mulher grávida fazendo exercício físico de natação
Mulher grávida fazendo exercício físico de natação

Quais exercícios são recomendados?

Recomendamos esportes como andar de bicicleta, nadar ou apenas se mover na água, mas também caminhadas. 

Natação e fitness aquático são excelentes para as articulações; o suprimento de oxigênio para as mulheres grávidas e também para o bebê aumentam. E a retenção de água é enfraquecida pela pressão da mesma.

Toda mulher grávida pode escolher seu próprio ritmo e, assim, treinar seu desempenho pessoal de resistência. 

Sob orientação de um profissional as atividades tais como: fitness, ginástica, ioga ou pilates, também podem ser feitas por mamães que estão esperando bebê. 

Ao andar de bicicleta em uma superfície plana, a bicicleta carrega o peso e alivia a dor na coluna. No entanto, as mulheres não devem iniciar novos esportes com movimentos incomuns durante a gravidez. 

Exercícios físicos com risco de queda e possíveis lesões não são adequados para mulheres grávidas.

Reduza medos e barreiras

Até algum tempo atrás, não era recomendado que mamães grávidas fizessem algum tipo de exercício físico, mas felizmente hoje em dia a realidade é outra, é super recomendado, desde que se tenha um acompanhamento com um profissional da saúde.

Somente nas últimas duas a três décadas a perspectiva mudou devido a estudos mais recentes. No aconselhamento, é muito importante levar a sério as inseguranças e medos das mulheres e informá-las sobre os riscos reais e suspeitos. 

As mulheres grávidas, devem avaliar os benefícios e os riscos dos exercícios e do esporte. Assim sendo, ficarão confiantes de que podem manter ou aumentar sua atividade.

A gravidez não é o momento ideal para experimentar alguns esportes mais pesados. Porém, exercícios adequados são recomendados pois é bom para mãe e bebê. No entanto, a futura mãe não deve se esforçar demais. O esporte escolhido também deve ter um fator de diversão correspondente.

Exercício físico na gravidez quais são bons:

  • Caminhada: é excelente para o corpo e a mente da mulher grávida, estimula a circulação do sangue, treina a resistência.
  • Caminhadas:  de lazer ou longas são formas ideais de exercício ao ar livre. Não se esqueça: faça pausas, não se esforce demais.
  • Natação: a natação é a melhor maneira de se exercitar durante a gravidez. A flutuabilidade da água alivia as articulações, coluna vertebral e tendões.
  • Yoga:  uma boa combinação de relaxamento e fortalecimento de grupos musculares individuais é com a yoga.
  • Ginástica: especial para gravidez fortalece os músculos, alivia a tensão, estimula a circulação e combina tudo isso com uma técnica de respiração direcionada.
  • Ciclismo: fácil andar de bicicleta em superfície planas, fortalece a musculatura e garante uma boa circulação sanguínea nas pernas.

A importância dos exercícios físicos na gravidez, deve ser feita com orientação correta. Sempre atenta as recomendações de seu médico que acompanha sua gravidez. Ter também um cuidado com a alimentação saudável e a ingestão de líquidos.

Deixe aqui nos comentários sua experiência de gravidez, quais exercícios você praticou. Confira outros assuntos aqui em nosso blog sobre o mundo da maternidade no geral. Compartilhe com seus amigos e até a próxima!

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