A importância da vitamina D para bebês e crianças

Todos sabemos da importância da vitamina D para bebês e crianças, claro que os adultos também necessitam de ter em seu organismo. Ela desempenha um papel importante na formação óssea. A suplementação é apenas, mas não apenas, importante para os bebês na estação de inverno, a fim de evitar deficiências e estimular o sistema imunológico.

Após o nascimento do bebê, os novos pais são avisados ​​pelo médico, o mais tardar no segundo exame médico, de que devem fornecer ao filho vitamina D adicional até os dois anos de idade. Até alguns anos atrás, muito poucos de nós já ouvimos falar em vitamina D. Enquanto isso, mais adultos estão tomando suplementação dessa vitamina para prevenir ou compensar uma deficiência.

Qualquer mamãe que esteja esperando um filho certamente recebeu uma recomendação do médico para dar ao bebê vitamina D regularmente após o nascimento. Mas o que há por trás disso? A vitamina D protege a criança do raquitismo, uma doença óssea grave, mas também parece diminuir o risco de inúmeras outras doenças. Este artigo resume tudo o que os pais devem saber sobre vitamina D.

 

A importância da vitamina D para bebês e crianças
A importância da vitamina D para bebês e crianças

A vitamina D é realmente necessária para o bebês e crianças?

A vitamina D é convertida em um hormônio no corpo e desempenha um papel importante no organismo do bebê, por exemplo, controla o desenvolvimento e a função do sistema imunológico, e ainda influencia o sistema cardiovascular e o ciclo celular. No entanto, é mais conhecido pelo controle da absorção de cálcio e fosfato, esses dois minerais são os principais componentes de nossos ossos e desempenham um papel importante no metabolismo. Com uma deficiência de vitamina D, o bebê não pode absorver os minerais importantes e os ossos não podem crescer adequadamente

 

Por que os bebês e crianças têm muito pouca vitamina D?

No caso de bebês amamentados com leite materno, geralmente é a falta de vitamina D da mãe que leva à deficiência de vitamina D na criança. Bebês que não são amamentados com aleitamento materno costumam ter poucas chances de satisfazer suas necessidades. A vitamina D pode ser produzida pelo próprio organismo, mas isso requer contato direto com o sol, essa é a principal forma.

Mesmo no verão, um bebê teria que ser exposto à luz solar direta por algumas horas, para produzir vitamina D suficiente. No entanto, como os bebês dificilmente são expostos ao sol direto, esse valor quase nunca é atingido.

 No verão, bebês não amamentados são, portanto, dependentes de suplementos de vitamina D na maioria dos casos. 

Além disso, especialmente nos primeiros meses, os bebês estão em desenvolvimento mais acelerado, uma deficiência de vitamina D durante esse período pode ser até prejudicial a criança. 

Um desenvolvimento saudável do sistema imunológico, sistema nervoso e cérebro também depende da vitamina D, uma deficiência pode levar a doenças autoimunes, distúrbios do desenvolvimento e doenças graves.

 

Para que meu bebê precisa de vitamina D?

Os pais sempre querem saber tudo exatamente quando se trata da saúde do bebê. Especialmente com comprimidos ou gotas, que você deve dar ao seu bebê, que tem apenas alguns dias, é compreensível que os pais queiram saber para que serve essa vitamina. Costumava-se pensar que a vitamina D desempenhava um papel importante no crescimento ósseo, mas, enquanto isso, outros processos foram identificados nos quais a vitamina D também é importante:

  • Fortalecendo os ossos e músculos
  • Formação dentária
  • Apoio do sistema imunológico na defesa contra patógenos
  • Inibição do sistema imunológico no caso de reações imunológicas excessivas e, portanto, moderação de doenças autoimunes
  • Proteção das células nervosas no cérebro
  • Influência positiva no sistema cardiovascular
  • Abaixando a pressão sanguínea
  • Prevenção de doenças vasculares
  • Efeito protetor contra o câncer
  • A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura e é 80 a 90% produzida pelo nosso corpo quando a luz solar atinge nossa pele nua. 
  • Pode ser absorvida em pequenas quantidades através dos alimentos. 
  • A vitamina D é também armazenada no tecido muscular e adiposo.

A razão pela qual os médicos aconselham a suplementação de vitamina D em bebês e crianças pequenas é quando são expostos a pouca luz solar direta nos primeiros meses e anos de idade. O leite materno também é importante para a pele sensível do bebê, além de uma boa alimentação. 

Para crianças mais velhas e adultos, é suficiente deixar o sol brilhar sobre a pele nua nos braços, mãos e rosto duas vezes por semana por cerca de 30 minutos. No entanto, não se deve fazer uso de bloqueador solar, pois isso bloqueia amplamente a formação de vitamina D.

 

Alimentos ricos em vitamina D

Peixes que contém vitamina D: arenque e salmão, também devem ser consumidos pelo menos uma vez por semana pelas crianças. Outros alimentos que contêm quantidades significativas são leite, manteiga, ovos e abacates. No entanto, estes não são suficientes para nos fornecer a vitamina em quantidades suficientes através dos alimentos. 

Todos esses fatores dificultam o fornecimento adequado de vitamina D a nossos bebês e crianças pequenas, razão pela qual é necessária uma dose adicional de vitamina D.

 

Quanta dessa vitamina meu bebê precisa?

Os bebês têm uma necessidade aumentada de vitamina D no primeiro ano de vida para garantir um crescimento ósseo saudável. Uma dose adicional de vitamina D pode ser útil a partir dos dois anos de idade, mas, não é absolutamente necessário. Aqui você deve responder individualmente às necessidades de seu próprio filho. 

Se fica muito tempo exposto ao sol e é nutrido de acordo, já pode estar bem abastecido com vitamina D, pelo menos no verão. Se você preferir, verifique o status da vitamina D com uma análise de sangue no pediatra.

A vitamina D está disponível em gotas e comprimidos, porém os bebês preferem em formato de gotas. Também existem comprimidos mastigáveis ​​com gosto para bebês e crianças. Alguns médicos recomendam preparações combinadas com vitamina D e flúor. A suplementação com vitamina D é fortemente recomendada para bebês que não amamentam no peito, no entanto, existem duas opções para suplementos de vitamina D para bebês:

  1. Comprimidos de vitamina D dissolvidos em uma colher
  2. Vitamina D líquida como uma gota ou óleo

Como os comprimidos de vitamina D geralmente contêm vários aditivos, enquanto os óleos de vitamina D consistem principalmente em apenas um óleo vegetal e vitamina D, aos nossos olhos, as gotas de vitamina D são a melhor opção para bebês.

A vitamina D para recém-nascidos deve ser prescrita pelo pediatra.

A dosagem certa de vitamina D para bebês e crianças

As doses mínimas requeridas para o organismo de vitamina D são:

Idade Dosagem / dia
Bebês prematuros Até 1000 UI após consulta com um médico
0 – 1 ano 400-500 UI
A partir de 1 ano 500-600 UI
Mais de 2 anos 500-600 UI de setembro a maio

Melhor em conjunto com vitamina K2

Em ambos os casos, a vitamina K2 também deve ser administrada, pois ela trabalha em conjunto com a vitamina D. Sem a vitamina K2, o cálcio absorvido pela vitamina D não pode ser usado adequadamente, no entanto, isso é urgentemente necessário, especialmente na infância. 

Especialmente recomendados são produtos de combinação especial para bebês que contêm as duas vitaminas na proporção exata. Deve-se notar que o ingrediente ativo K2 é 100% vitamina trans K2 MK7, uma vez que outras formas são parcialmente ineficazes.

 

A importância da vitamina D para bebês e crianças - criança brincando no sol
Criança brincando no sol principal fonte de vitamina D

Encontre preparações adequadas na Internet

Com base nas doses e critérios mencionados (óleo, livre de aditivos, proporção correta de vitamina D para K2), as seguintes preparações podem ser sugeridas.

  Dosagem Para pesquisar na internet *
Para o bebê 200 UI + 15 µg Vitamina D3 + K2 MK7 + crianças + bebês + 100% all-trans + vegan
Para a mãe 2500 UI + 100 µg Vitamina D3 + K2 MK7 + 2500 UI + 100 µg + dose alta + 100% all-trans + vegan

Que consequências uma deficiência de vitamina D pode ter para o meu filho?

Se o nível de vitamina D do seu filho estiver permanentemente baixo demais, isso poderá ter efeitos negativos na saúde. Especialmente nos primeiros anos de vida, uma deficiência pode levar à redução da calcificação dos ossos e, portanto, ao raquitismo. 

As consequências e sintomas do raquitismo são:

  • Amolecimento ósseo
  • Curvatura da coluna vertebral
  • Formar pernas O ou X fortes
  • Fraqueza muscular
  • Apreensões dos músculos
  • Caixa torácica aberta
  • Erupção dentária atrasada
  • Cárie
  • Problemas de esmalte
  • Músculos abdominais enfraquecidos
  • Articulações inchadas
  • Atrasos gerais no desenvolvimento motor
  • Maior suscetibilidade a infecções
  • constipação

Vitamina D e cálcio para bebês e crianças. O corpo precisa de cálcio para que a vitamina D absorvida seja assim absorvida e armazenada nos ossos. Portanto, é importante obter cálcio suficiente através de uma dieta equilibrada, alimentos contendo cálcio, em particular, são os brócolis, milho, salsa, leite e ovos.

Aumento do risco de deficiência de vitamina D. Adolescentes e crianças na Europa, especialmente no norte, acham difícil absorver vitamina D suficiente pela pele. O sol brilha muito raramente e não no ângulo certo da nossa pele. 

Sua pele precisa de 10 a 50 vezes a dose dos raios UVB para produzir a mesma quantidade de vitamina D que seus pares de pele clara. Além disso, crianças e adolescentes não passam tempo suficiente ao ar livre hoje, o que favorece uma possível escassez. Após esclarecimentos com o médico, a suplementação de vitamina D faria sentido aqui.

 

Muita vitamina D é prejudicial ao meu filho?

Ajudar muito não é uma boa ideia para a suplementação de vitamina D. Se o seu filho ingere uma dose muito alta de vitamina D por um longo período, isso leva a um aumento da concentração de potássio no sangue, com possíveis consequências graves para a saúde. Uma overdose de vitamina D pode causar os seguintes sintomas de intoxicação:

  • Náusea
  • Vomitar
  • Sede forte
  • Uma dor de cabeça
  • Fadiga

O limite superior seguro para a ingestão suplementada de vitamina D é de no máximo 25 µg por dia para crianças (1.000 UI) e 50 µg por dia para adultos (2.000 UI). Se não tiver a certeza, consulte o seu pediatra para aconselhamento sobre a dose individual do seu bebê ou criança. 

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